domingo, 24 de maio de 2015

É correto usar métodos anticoncepcionais?



Algumas denominações são contra o uso de métodos anticoncepcionais. Segundo elas, “devemos deixar tudo como Deus fez”, pois ao criar Adão e Eva Deus os abençoou e disse: “…Sede fecundos e enchei a terra…” (Gênesis 1:28). Baseados neste verso, certas denominações acham que usar tais métodos seria ir contra um curso natural orientado por Deus.

O que estas Igrejas esquecem, é que Deus deu a possibilidade de nós termos filhos para ser uma bênção e para encher a terra; e hoje, em muitos lugares do mundo, podemos dizer que já está cheia. Como exemplo temos a China, que está enfrentando um sério problema de “superpopulação”.
Nós acreditamos que, mais importante do que ter uma quantidade de filhos, é ter um número de filhos que se possa dar condições de alimentação, vestuário, educação e até de carinho e orientação para a vida.

O método anticoncepcional ajuda a termos famílias mais sólidas, pois permite o casal esperar um pouco mais para que um termine seus estudos, para ter melhores meios de sustentar um filho e dá a possibilidade de termos um número de filhos de acordo com nossas condições. É por isso que, pela Bíblia, não há problemas em usar métodos anticoncepcionais, pois você estará conferindo mais saúde á mulher, melhor educação para os filhos e melhor condição para a família sobreviver nessas condições tão difíceis de sobrevivência nos dias de hoje.

Há ainda um componente adicional que precisa ser mencionado. Alguns vêem o sexo como algo estritamente para fazer filhos, ou até mal; mas esta não é a visão bíblica. As Escrituras não são contra o prazer sexual e também não é contra uma pessoa que está usando um método anticoncepcional para manter relações sexuais sem ter como objetivo fazer filhos, pois o sexo é importante também para a comunhão, intimidade e satisfação do casal.
Portanto, nós vemos que a visão Bíblica sobre o sexo é uma visão saudável, bonita.

Se o método anticoncepcional não for abortivo, a Bíblia não é contra ele. Por exemplo: A pílula e a camisinha, elas impedem a fecundação; não é um aborto. Agora realmente, a Bíblia é contra o aborto. Certos métodos anticoncepcionais como pílula do dia seguinte que mata o óvulo “depois” que ele já está fecundado, ou seja, depois que há vida nele, Deus condena, pois tirar o primeiro minuto de vida de um óvulo fecundado por um espermatozóide já é tirar uma vida, e nós devemos zelar por ela.

* Esse texto foi elaborado por Leandro Quadros e Pr. Jobson Santos, faz parte do acervo da Escola Biblica.

‘Um berço e um caixão’. Por que Senhor?


“Foi de partir o coração ter de escolher um berço para uma e um caixão para outra”. Disse Kerry Carruthers, de 32 anos, que descobriu na 24ª semana de gravidez que uma de suas filhas gêmeas morreu após uma cirurgia a laser para corrigir a síndrome de transfusão feto-fetal. Como havia pouco sangue e líquido amniótico, o bebê não pode se desenvolver. Para salvar a vida do outro, a mãe que mora em Cornwall, na Inglaterra,  precisou carregá-lo morto em seu útero até entrar em trabalho de parto.

Milagre
"Foi de partir o coração", disse Kerry.

Por que no mundo há casos como esse, sendo que a Bíblia diz que Cristo “levou sobre si as nossas enfermidades, e que pelas suas pisaduras fomos sarados…”?

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53:4-5).

Como harmonizar isto com o fato de existirem doenças hoje? Este verso deve ser entendido à luz da própria Bíblia. Podemos usar vários textos sobre o mesmo assunto, mas vamos estudar o paralelo: Mateus 8:16-17.

“Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mt 8:16-17).

Podemos perceber que o verso de Isaías não é em si uma garantia de Deus de que no mundo não mais existiriam as doenças ou a morte (Rm 6:23) pelo fato de Jesus ter vindo e morrido por nós na cruz. A expressão “tomou sobre si as nossas enfermidades” refere-se ao ato de Jesus curar as pessoas após Sua primeira vinda. Este verso é uma profecia acera do que o Messias prometido iria fazer a Israel (curar suas doenças). Por Jesus ter curado muitas pessoas no passado (e continua curando), ele “tomou sobre si nossas enfermidades”.

Aplicando o texto à nossa vida, podemos dizer que Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades no sentido de que Ele nos cura de nossas doenças (toda vez que somos curados de uma doença é Jesus quem o faz). A doença e a morte são efeitos do pecado. Esses efeitos permanecerão até o dia que Jesus voltar, pois em Sua volta Ele irá cumprir outra etapa da salvação: a aniquilação de todo mal. Os anjos precisam ver os resultados do pecado para que todos tenham evidência de que o mal não presta e assim todo o universo estará seguro para sempre (Na 1:9, segunda parte).

A morte de Cristo na cruz não nos livra da morte neste mundo, mas sim da morte eterna, aquela em que não haverá mais ressurreição: “e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (Jo 11:26). Vale a pena confiar em Jesus Cristo; Ele prometeu que um dia nos levará com Ele para o céu, onde não haverá mais morte ou doença (Jo 14:1-3; Ap 21:4).

Seja feliz!

J.Washington
Leandro Quadros

Em votação histórica, Irlanda aprova “casamento” gay



A Irlanda aprovou, na tarde deste sábado, a legalização do “casamento” entre pessoas do mesmo sexo. Com o resultado confirmado, o país, que tem forte tradição católica, se tornou o primeiro a legalizar a união por voto popular. Uma multidão se reuniu no centro da capital Dublin para acompanhar a contagem dos votos - e casais começaram a celebrar e a se beijar à medida que os resultados mostravam a vitória do “sim”. Mais de 62% dos eleitores votaram a favor de uma mudança constitucional para permitir que casais gays possam se casar. Ativistas pró-“casamento” gay disseram que esse é um dia histórico para o país onde a homossexualidade era crime até 1993.

Políticos gays, incluindo ministros, que lideraram campanhas pela causa disseram que o resultado marca uma mudança de geração em um país que era conservador. “Somos um pequeno país com uma grande mensagem para o mundo”, disse o primeiro-ministro Enda Kenny.

Mais de 3,2 milhões de pessoas foram às urnas - muitos irlandeses que não moram no país voltaram só para participar da votação. [...]

O arcebispo católico de Dublin, Diarmuid Martin, disse que o referendo era uma afirmação dos jovens e que, agora, a igreja tem “uma imensa missão diante de si”. “Eu acho que a igreja precisa fazer uma revisão da realidade”, disse o líder religioso. “Eu fico feliz de ver como os gays e lésbicas estão se sentindo hoje, pelo fato de que isso seja algo que enriquece a maneira como vivem. Eu acho que é uma revolução social.” [...]

O ministro da Saúde, Leo Varadkar, que no início do ano foi o primeiro ministro na história da Irlanda a se assumir abertamente como gay, disse que a campanha foi “quase uma revolução social”. [...]

Em 2010, o governo aprovou uma lei de união civil que deu reconhecimento legal a casais gays. Mas há diferenças entre união civil e casamento. A principal delas é que o casamento é protegido pela Constituição, enquanto a união civil não é.

Mesmo com a medida aprovada, as igrejas católicas ainda vão poder decidir se celebram esse tipo de “casamento”. O líder da Igreja Católica na Irlanda, Eamon Martin, disse que a igreja poderá analisar se continuará a fazer a parte civil da cerimônia se a mudança for aceita.

Atualmente, o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo é legal em 20 países do mundo, inclusive no Brasil.

(BBC Brasil)

Nota: Atente especialmente para estes trechos: “Ativistas pró-casamento gay disseram que esse é um dia histórico para o país onde a homossexualidade era crime até 1993.” Vivemos num mundo de mudanças rápidas. Em 1950, no Brasil, até o espiritismo era crime!

“Somos um pequeno país com uma grande mensagem para o mundo.” A ideia vai pegando e o casamento heterossexual estabelecido no Gênesis vai sendo descaracterizado. Se a católica Irlanda deu esse passo, o que se pode esperar dos demais países cristãos? A população foi doutrinada pela mídia (filmes, novelas, seriados, etc.) a fim de aceitar aquilo a que antes se opunha.

“O arcebispo católico de Dublin, Diarmuid Martin, disse que o referendo era uma afirmação dos jovens e que, agora, a igreja tem ‘uma imensa missão diante de si’. ‘Eu acho que a igreja precisa fazer uma revisão da realidade’, disse o líder religioso. ‘Eu fico feliz de ver como os gays e lésbicas estão se sentindo hoje, pelo fato de que isso seja algo que enriquece a maneira como vivem. Eu acho que é uma revolução social.’” De fato é uma revolução, e a Igreja Católica, que abandonou sua visão criacionista e relativizou o relato da criação, tendo abraçado o evolucionismo teísta, terá cada vez mais dificuldade para defender o casamento monogâmico entre um homem e uma mulher. Se o casamento é apenas um dogma, uma tradição religiosa, e não uma instituição divina que remonta à criação, por que não revisá-lo e adaptá-lo aos tempos modernos?

As aspas na palavra “casamento”, na matéria acima, foram acrescentadas por mim, porque continuo não aceitando a apropriação indevida da palavra pelos homossexuais. Eles são livres para viver como quiserem e não tenho como me opor à união civil entre pessoas do mesmo sexo. Cada um faz o que bem entende de sua vida. Mas não posso concordar com a redefinição de uma palavra, de um conceito que tem que ver com uma instituição criada e abençoada por Deus. [MB]

Como é possível Elias escrever uma carta ao rei Jeorão muito tempo depois de ter partido desta vida?


Esta pergunta pressupõe algo que nunca aconteceu. Elias não foi trasladado antes do reinado de Jeorão, rei de Judá, mas sim no reinado dele.

É verdade que o relato da trasladação de Elias para o céu aparece em 2 Reis 2:1-11, enquanto que o relato do reinado de Jeorão de Judá só é mencionado em 2 Reis 8:16. Entretanto o fato de vir relatado na Bíblia alguns capítulos a frente não quer dizer que o rei, e a carta, tenham existido cronologicamente depois da ascensão de Elias.


Segundo o livro ‘Uma harmonia dos livros de Samuel, Reis e Crônicas’ de W. Crockett, a trasladação de Elias aconteceu no reinado de Jeorão, filho de Acabe. Portanto é perfeitamente possível Elias ter escrito uma carta de reprovação a este rei. O reinado de Jeorão de Judá (848-841 BC) estendeu-se por quase todo o período do reinado de Jeorão, rei de Israel (852-841 BC).


O escritor de Primeiro e Segundo Reis continuamente alterna a ênfase de seus escritos entre as carreiras dos reis e as atividades dos principais profetas, Elias e Eliseu. Especificamente em 2 Reis capítulo 2 em diante o escritor está descrevendo algumas atividades de Elias e não quer interromper a corrente de pensamento. A partida de Elias está intimamente associada com a capacitação de Eliseu com porção dobrada do Espírito que estivera sobre Elias. Elias chamou Eliseu para discípulo no reinado de Acabe (I Reis 19:19-21) não muito tempo depois da vitória espiritual memorável sobre o Monte Carmelo.


Pelo fato de que o ofício profético de Elias estava caminhando para seu final durante o reinado de Jeorão, filho de Acabe, rei de Israel, o tema mais importante aos olhos do escritor bíblico era o tema da sucessão profética. Portanto ele muito logicamente relatou vários pormenores da sucessão primeiro. Somente depois ele retomou a narrativa dos reis de Israel e Judá, retornando no tempo, isto em 2 Reis capítulo 3.


Tanto quanto sabemos em nenhum lugar de 2 Crônicas é mencionada a partida de Elias tendo ocorrido antes ou depois da ascensão ao trono por parte de Jeorão, filho de Jeosafá, (rei de Judá). Portanto não há nenhuma incoerência bíblica com que se preocupar. Com toda a probabilidade a carta de Elias a Jeorão foi composta no ano de 847 AC e entregue ao rei mais tarde naquele mesmo ano, pouco antes de Elias ser arrebatado ao céu pela carruagem de fogo (2 Reis 2:11). 

sábado, 23 de maio de 2015

A perda da capacidade de autoprodução da vitamina C




Os proponentes do neodarwinismo alegam que o poder da evolução vem de sua capacidade de explicar como as semelhanças e as diferenças entre espécies surgem por descendência de um ancestral comum universal. Nesse sentido, um ponto polêmico é o paradigma da perda da capacidade de autoprodução da vitamina C, sob o qual os evolucionistas fazem a seguinte alegação: “Os humanos não podem sintetizar a vitamina C, ácido ascórbico. Outros animais podem, e nós humanos somos um dos poucos mamíferos que não podem. A evolução prevê que deve haver um remanescente genético da enzima em humanos, e adivinha! Existe!”[1]

Para os evolucionistas, um dos exemplos de descendência comum é a evolução do gene responsável para a etapa final na produção de vitamina C. O ser humano tem esse gene, chamado GULO (L-gulonolactone oxidase), mas ele não funciona devido à presença de uma mutação que resulta na incapacidade para sintetizar a proteína. GULO normal é uma enzima que catalisa a reação de D-lucuronolactona com oxigênio para L-xilo-hex-3-gulonolactone. Este, em seguida, forma espontaneamente ácido ascórbico (vitamina C). Todavia, sem a enzima GULO, o ser humano não produz a vitamina C. É por isso que humanos têm que beber suco de laranja ou encontrar alguma outra fonte externa de vitamina C.

A perda da via de vitamina C devido a deleções no gene GULO foi detectada também em primatas (orangotango, gorila, gibão), cobaia, bastão, porquinhos da índia, camundongos, ratos, porcos e aves passeriformes.[2] Por outro lado, alguns primatas podem sintetizar a vitamina C, como os Lêmures e Galagos. No entanto, o fato de o ser humano não ser capaz de produzir sua própria vitamina C não é um problema, visto que ele é capaz de consumir mais do que o suficiente de vitamina C em sua dieta. Pesquisas sugerem que os organismos sem um gene GULO funcional (como o do ser humano) tem um método de “reciclagem” da vitamina C que obtêm de suas dietas, utilizando células vermelhas do sangue.[3]

Os evolucionistas afirmam que, através do sequenciamento do gene GULO e do rastreamento de mutações, é possível rastrear exatamente quando a capacidade de sintetizar a vitamina C foi perdida.[4] Para eles, a perda ocorreu em um suposto ancestral que deu origem a toda a linhagem de primatas antropoides. Devido ao fato de os seres humanos, chimpanzés, orangotangos e gorilas possuírem esse gene quebrado, isso seria evidência suficiente para a explicação da descendência com modificação de um ancestral comum. Além disso, os evolucionistas acreditam que muitos mamíferos não precisam de vitamina C em sua dieta porque eles possuem uma cópia funcional e são capazes de produzi-la por conta própria; por exemplo, o cão e o gato não precisam ingerir suco de laranja.

Um fato curioso é que não só evolucionistas acreditam na ancestralidade comum a partir do pseudogene, mas também o bioquímico Michael Behe, um proponente do design inteligente, é adepto dessa ideologia científica, como pode ser observado: “Essa forte evidência a partir dos pontos do pseudogene aponta para ancestrais anteriores aos humanos. Apesar de alguns enigmas restantes, não há nenhuma razão para duvidar de que Darwin tinha razão neste ponto, que todas as criaturas da Terra são parentes biológicos.”[5: p.72]

No entanto, um artigo publicado recentemente sugere que a ancestralidade comum é falsa.[2] Por meio de estudo de análise genética no pseudogene GULO [que produz a vitamina C] entre humanos e outros primatas, foi utilizada a técnica de fatias de sequencias de DNA otimizadas, a qual proporciona um melhor alinhamento entre as sequências. Em seguida, executou-se uma pesquisa BLAST padrão em cada um desses pedaços, e foram comparadas as sequências correspondentes (homologia) humanas com as sequências de outros primatas. Para o autor, as evidências de ancestralidade comum em todo o locus do gene GULO humano com chimpanzés e outros macacos são completamente negadas pelas seguintes descobertas: as múltiplas perdas de éxons no gene GULO em humanos, chimpanzés e gorilas ocorreram de forma independente em cada táxon, e estão associadas a regiões que contêm uma grande variedade de fragmentos de elementos transponíveis. Assim, eles representam outro tipo de deleções de sequências que ocorrem por meio de recombinação desigual associada com repetições de elementos transponíveis.

Também foi observado que as 28.800 bases na região do gene GULO humano são apenas 84% e 87% idênticos quando comparados ao chimpanzé e gorila, respectivamente.[2] As 13.000 bases a montante da região do gene GULO humano correspondente à área putativa de perda por pelo menos dois grandes éxons são apenas 68% e 73% idênticas à de gorilas e chimpanzés, respectivamente. Essas semelhanças no DNA são inconsistentes com as predições da ancestralidade comum. Além disso, o gorila é consideravelmente mais semelhante ao humano nessa região do que o chimpanzé, negando a ordem inferida pela filogenia.

Segundo o autor do estudo, um geneticista criacionista, Jeffrey Tomkins, taxonomicamente, eventos de degradação no gene restrito estão emergindo como um tema comum associado a entropia genética e descontinuidade sistemática.[2, 6] Estudos com morcegos, por exemplo, demonstram que as mutações estão levando à perda de fitness, a deterioração e eliminação, e não à criação de algo novo por processo evolutivo.[7] Para Tomkins, os parâmetros utilizados em seu estudo nunca antes foram concebidos para uma comparação regional genômica um por um em larga escala, abrangendo áreas intrônicas. Isso porque a metodologia utilizada apenas expõe o que já era conhecido, mas nunca anteriormente elaborado, pois colocaria em causa o paradigma da ancestralidade comum.[2]

(Everton F. Alves é enfermeiro e mestre em Ciências da Saúde pela UEM)

Referências:
1. Nishikimi M, Fukuyama R, Minoshima S, Shimizu N, Yagi K, “Cloning and chromosomal mapping of the human nonfunctional gene for L-gulono-gamma-lactone oxidase, the enzyme for L-ascorbic-acid biosynthesis missing in man.” J Biol Chem 1994; 269:13685-13688.
2. Tomkins J. “The Human GULO Pseudogene - Evidence for Evolutionary Discontinuity and Genetic Entropy.” Answers Research Journal 2014; 7:91-101.
3. Montel-Hagen A, Kinet S, Manel N, Mongellaz C, Prohaska R, Battini JL, Delaunay J, Sitbon M, Taylor N. “Erythrocyte Glut1 Triggers Dehydroascorbic Acid Uptake in Mammals Unable to Synthesize Vitamin C.” Cell. 2008; 132(6):1039-1048. 
4. Drouin G, Godin JR, Pagé B. “The Genetics of Vitamin C Loss in Vertebrates.” Curr Genomics 2011; 12(5):371-378.
5. Behe MJ. The edge of evolution: the search for the limits of Darwinism. New York: Free Press, 2007.
6. Sanford JC. Genetic Entropy. 4ª ed. NY: FMS Publications, 2014.
7. Cui J, Yuan X, Wang L, G Jones, Zhang S. “Recent Loss of Vitamin C Biosynthesis Ability in Bats.” PLoS ONE 2011; 6 (11): e27114.

Via Criacionismo

Onde está escrito na Bíblia que o dízimo tem que ser de 10% de tudo o que recebemos?



A palavra dizimo, em si mesma, quer dizer dez por cento. Se você olhar num dicionário verá que este é o significado. O dicionário Michaelis traz a seguinte definição para o verbete “dizimo”, A décima parte (substantivo masculino).

Em Malaquias 3:10 você vê que esta prática é uma solicitação de Deus. Aqueles que separam dez por cento dos lucros para a obra de Deus serão ricamente recompensados. Deus é quem promete.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3:10 RA)

O dízimo é fruto de um coração agradecido, por tudo que o Senhor tem proporcionado. Ajudar financeiramente para a construção do reino de Deus neste mundo. mediante os dízimos e ofertas, é um privilégio.

A finalidade do dízimo é abençoar aquele que o separa. O dizimista passa a ser mais íntimo de Deus e torna-se menos egoísta.

Via Escola Bíblica

Firme nas Promessas - Fountainview Academy

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O que a Bíblia diz sobre o cálculo do tempo?



O cálculo de tempo de Deus é perfeito. A Bíblia diz em Romanos 5:6 “Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.”

O cálculo de tempo de Deus é controlado pela Sua compaixão. A Bíblia diz em 2 Pedro 3:8-9 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”

Tudo tem o seu tempo debaixo do céu. A Bíblia diz em Eclesiastes 3:1-8 “Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

BibleInfo.com
P.O. Box 19039, Spokane, WA 99219
Bibleinfo.com Phone Line: 1-800-97-BIBLE

Ben Carson entra na disputa pela presidência | Redação NT

Ben Carson anunciou sua entrada na disputa pela indicação republicana para as eleições presidenciais americanas de 2016. Neurocirurgião reconhecido internacionalmente, Carson é considerado o mais anti-Obama de todos os pré-candidatos e, apesar de não ter experiência política, ficou conhecido por suas declarações polêmicas e consideradas bastante conservadoras.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Por que cerimônia de lava pés?Hoje não tem mais poeira como antigamente. outra coisa se foi Jesus que lavou; hoje não seria só os pastores que tinham que lavar os pés?



O ensinamento Bíblico do lava-pés está registrado em João 13. Vamos analisá-lo juntos? Vamos lá!

“Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. RESPONDEU-LHE JESUS: AQUELE QUE SE BANHOU NÃO NECESSITA DE LAVAR SENÃO OS PÉS, POIS NO MAIS ESTÁ TODO LIMPO; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos. Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. ORA, SE EU, O SENHOR E MESTRE, VOS LAVEI OS PÉS, TAMBÉM VÓS DEVEIS LAVAR OS PÉS UNS AOS OUTROS. PORQUE EU VOS DEI EXEMPLO, PARA QUE, COMO EU VOS FIZ, FAÇAIS VÓS TAMBÉM. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. SE SABEIS ESTAS COISAS, BEM-AVENTURADOS SOIS SE AS PRATICARDES.” – João 13:1-17

A cerimônia do lava-pés possui dois significados básicos na vida do cristão:
1) Renovar nossa fé no sacrifico e ressurreição de Cristo, purificando-nos assim de nossos. Assim, o lava-pés é uma pequena confirmação de que continuamos no caminho da salvação ao lado de Deus, e deve ser praticado por todos que assim desejarem caminhar com Deus até a volta de Jesus.
2) Desenvolver em nós a humildade de Cristo Assim como nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, nós também devemos ser e demonstrar humildade para com todos, principalmente para com nossos irmãos de fé!
Desta forma, temos um exemplo e mandamento de Jesus e devemos continuar praticando sempre que possível a cerimônia do lava-pés antes de participarmos da santa ceia.

Que Deus continue lhe abençoando!
EQUIPE BIBLIA ONLINE

Descobertas moléculas que matam células do cancro


Descobertas moléculas que matam células do cancro

Cientistas do Canadá identificaram uma nova família de moléculas capaz de matar células cancerígenas protegendo, simultaneamente, as células saudáveis. A descoberta poderá ajudar a tratar diferentes tipos de cancro, em particular os cancros da mama, útero, ovários e pulmão.



Os investigadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, estudaram os mecanismos que levam aos danos no ADN e que são, muitas vezes, os responsáveis pelo desenvolvimento de problemas oncológicos (sendo causados, entre outros fatores, pelo tabaco, os químicos ou a exposição à radiação).

A equipa, coordenada por Qing-Bin Lu, utilizou uma técnica que funciona como uma espécie de câmara de alta velocidade e que usa dois raios de luz: um que desencadeia uma reação e outro que monitoriza a forma como as moléculas reagem, permitindo observar as suas interações em tempo real e perceber como as células se tornam cancerígenas.

No âmbito do estudo, cujos resultados foram publicados, esta quarta-feira, na revista científica EBioMedicine, os cientistas constataram que um grupo específico de moléculas chamadas "compostos FMD" consegue identificar e matar células cancerígenas, protegendo, ao mesmo tempo, as células saudáveis contra os químicos tóxicos.

Trata-se de um tipo de moléculas inofensivas para as células saudáveis e que se assemelha à cisplatina, um fármaco utilizado para tratar vários cancros (como o do ovário, dos testículos, do pulmão ou do cérebro) mas que é altamente tóxico, tornando-se perigoso para a saúde.

Ao entrar nas células cancerígenas, os compostos FMD reagem de forma intensa, libertando radicais que fazem com que a célula se "suicide". Por outro lado, ao penetrar nas células saudáveis, estas moléculas aumentam a produção de uma substância protetora (a glutationa) que as protege dos químicos, evitando que sejam danificadas.

Ensaios clínicos com humanos começam "assim que possível"


"Sabemos que os danos no ADN são um fator inicial crucial no desenvolvimento do cancro", explica Lu, principal autor do estudo, em comunicado. "Com a abordagem FMD, podemos retroceder até ao início do processo e descobrir o que danifica o ADN, o que causa as mutações e, por fim, o que provoca o cancro", revela o investigador.

Segundo o especialista, a utilização destas moléculas "é promissora", já que se trata de "uma abordagem económica e racional para a descoberta de novos fármacos, poupando recursos e evitando que seja necessário analisar toda a vasta 'biblioteca' de compostos moleculares existentes".

Os compostos foram testados em células humanas e modelos animais de diversos tipos de cancro, tendo os investigadores observado que estas moléculas conseguem desacelerar e, muitas vezes, travar totalmente o crescimento dos tumores.

"Estamos muito entusiasmados com esta descoberta. Conseguimos provar que as moléculas FMD são tão eficazes como a cisplatina em ratinhos mas com a vantagem de não serem tóxicas", realça Lu.

"Acreditamos que têm potencial para ser usadas no tratamento de um amplo conjunto de cancros sem que os pacientes tenham de se sujeitar aos efeitos secundários tóxicos dos fármacos que existem atualmente", acrescenta o investigador, adiantando que a equipa planeia "dar início a ensaios clínicos com pacientes assim que possível". 
Via [Boas Notícias]

Mitos sobre o glúten | Vida & Saúde

O Milionário da Caverna - Doug Batchelor

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Plágio no Novo Testamento

É verdade que na Bíblia há citações de escritores seculares antigos? Isso não seria plágio? João Marcelo Alves Carvalho

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A pergunta diz respeito à Bíblia como um todo, mas vamos respondê-la a partir do Novo Testamento, pois é ali que encontramos evidências mais concretas. Existem no Novo Testamento citações de autores seculares? Sim. E há também diversas citações de autores religiosos extrabíblicos, para não falar nas centenas de citações do Antigo Testamento.
As citações bíblicas são mais fáceis de ser identificadas – a menos que sejam indiretas ou meras alusões – e não representam maiores problemas. Em Mateus 2:6, por exemplo, encontramos uma citação de Miqueias 5:2 para demonstrar que o nascimento de Jesus em Belém foi cumprimento de uma profecia. Além da comprovação profética, há outras formas de citação (Mt 22:44 [Sl 110:1]; Jo 3:14 [Nm 21:9]; Rm 3:10-18 [várias citações]; 1Co 10:1 [Êx 14:22-29]; Hb 8:5 [Êx 25:40]; Ap 3:19 [Pv 3:12]).

E quanto às citações de outros autores? Antes de responder, é importante compreender que o Novo Testamento (ou a Bíblia como um todo) não caiu pronto do céu. O texto bíblico também não foi ditado pelo Espírito Santo. O processo da inspiração não é mecânico, como se o profeta fosse apenas um instrumento nas mãos de Deus. A inspiração é dinâmica, o que significa dizer que ela atua mais na mente do profeta, que fica então livre para escrever a mensagem em suas palavras (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 20-22). Isso pode acontecer mesmo no caso de uma revelação em que Deus comunica ao profeta por meio de sonhos e visões o conteúdo a ser escrito. Ao inspirar o profeta ou outro escritor bíblico, Deus muitas vezes permite que ele se utilize de fontes escritas ou orais para que a mensagem alcance um propósito específico. Lucas (1:1-4), por exemplo, declara haver escrito seu evangelho a partir de intensa pesquisa.

A citação de autores não bíblicos não representa um problema para a doutrina da inspiração. Em Mateus 11:29 e 30, o próprio Jesus citou um pequeno trecho de uma obra religiosa judaica não bíblica muito conhecida em seus dias: Eclesiástico, de Ben Siraque (51:23-28). Já em Mateus 5 ele citou diversas interpretações rabínicas equivocadas do Antigo Testamento, com a intenção de refutá-las (v. 31, 43).

Os autores do Novo Testamento conheciam e utilizavam o Antigo Testamento, outras obras da cultura religiosa judaica e obras de autores seculares. Isso se aplica especialmente aos que viveram e estudaram fora da Palestina. É o caso de Paulo, natural de Tarso, capital da Cilícia (At 21:39), um importante centro cultural da época. Paulo recorreu à literatura secular de seus dias no Areópago, em Atenas. No começo de seu discurso, ele fez referência a uma inscrição que tinha visto num monumento local (At 17:23) e, em seguida (v. 28), fez citações de autores clássicos: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”, de Epimênides, de Creta (6º século a.C.); e “Porque dele também somos geração”, de Aratus, da Cilícia (3º século a.C.). O apóstolo fez essas citações não porque elas fossem inspiradas na sua origem, mas para estabelecer pontos de contato com sua audiência e, a partir dali, apresentar a verdade bíblica.

Seria isso plágio? De forma alguma. Plágio, por definição, é o uso desonesto de palavras ou ideias de outro autor com o objetivo de obter lucro ou reconhecimento. Esse não foi o caso dos escritores do Novo Testamento. Além disso, embora a prática do plágio seja antiga, sua regulamentação é recente. Portanto, mesmo que Paulo não tenha dado o devido crédito a Epimênides ou a Aratus, não devemos julgá-lo pelos critérios literários de hoje, mas pelas práticas vigentes em seus dias. Ele não fez nada que não fosse considerado normal ou aceitável. [Foto: LightStock]

WILSON PAROSCHI, doutor em Teologia, com especialização em Novo Testamento, é professor no Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP)

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