quarta-feira, 20 de maio de 2015

ORIGENS EP03 - O Primeiro Livro da Humanidade

Neste episódio, a natureza como berço da ciência e fonte primordial de conhecimento. De que maneira a humanidade, desde sua mais remota origem - incluindo o despertar da curiosidade por verdadeiros gênios, como Leonardo da Vinci e Isaac Newton - tem aprendido na teoria e na prática em folhas tão vívidas? O que podemos ainda hoje descobrir se nos permitirmos permanecer atentos e abertos a este incrível universo de saber, que se descortina diante de nós?

Bíblia Fácil Apocalipse - Tema 6 - As sete trombetas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Fé é a Vitória - Faith is the Victory - Fountainview Academy

Everest - A Terra é Testemunha



Documentário: Lírios do mar no topo do Everest e outras evidências do dilúvio, com participação de Walter Veith.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

5 Desejos de Satanás para Você

Bíblia Fácil Apocalipse - Tema 5 - Os 144 mil selados

Os mitos da alimentação de 3 em 3 horas

domingo, 17 de maio de 2015

Tem você estado com Jesus?



Tem você estado com Jesus? As pessoas vão perceber que você está mais inteligente, mais habilidoso, mais sábio, mais bonito, mais elegante, mais gentil, mais íntegro, mais resplandecente, uma companhia mais agradável. Sua presença vai fazer a diferença onde quer que esteja. Seja pelos favores que estará disposto a fazer, seja pelo seu sorriso, seja pelo seu olhar, pelos conselhos que vai dizer, pela habilidade em semear a paz. As pessoas vão perceber que você tem estado com Jesus.

"Nas ocupações comuns da vida há muitas pessoas que seguem a rotina da labuta diária inconscientes de que possuem habilidades que, se estimuladas, as ergueriam à altura dos mais honrados homens do mundo. Requer-se o toque de uma hábil mão para despertar essas capacidades adormecidas. Foram tais pessoas que Jesus chamou para serem Seus colaboradores, e deu-lhes a vantagem da convivência com Ele. Nunca os grandes homens do mundo tiveram um mestre como esse. Quando os discípulos saíram do preparo ministrado pelo Salvador, já não eram mais ignorantes e incultos. Haviam se tornado como Ele em mente e caráter, e as pessoas percebiam que eles haviam estado com Jesus." ~ Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 250

Fonte: Fé de Salto Alto

Cid Moreira fala na Globo sobre centenário da Igreja Adventista no MS

Cid Moreira participa de evento em igreja da capital (Foto: Reprodução/TV Morena)
Cid Moreira participa de evento em igreja da capital


Em entrevista ao MSTV 1ª Edição desta quarta-feira (13), o jornalista Cid Moreira falou sobre o Jornal Nacional, principalmente sobre a participação especial no aniversário de 50 anos da Globo, leu o Salmo 23 da Bíblia e deu um “boa tarde” aos telespectadores. 

Cid Moreira está em Campo Grande para a comemoração do centenário da Igreja Adventista em Mato Grosso do Sul. Ele é convidado da igreja e, na quinta-feira (14), em um evento para convidados, vai contar um pouco de sua carreira como âncora dono do “boa noite” mais famoso do Brasil.

Dos 70 anos de jornalismo de Cid Moreira, 46 foram na Rede Globo, sendo 27 no Jornal Nacional.

Para ver o Vídeo clique AQUI

Via G1

Filme gospel "Metanoia" conta história de jovem usuário de crack



Com estreia em 48 salas de cinema espalhadas pelo país, distribuição da Europa Filmes e um elenco que conta com Caio Blat e Solange Couto, "Metanoia" é um longa-metragem gospel sobre o drama de um usuário de crack que chega a pedir à própria mãe para ser "enjaulado", até encontrar Deus (literalmente) e ser salvo da dependência química pela religião.

Quem encabeça o projeto é Caíque Oliveira, ator e diretor da companhia gospel de teatro Nissi, em parceria com a produtora evangélica 4U Films. Além de viver o protagonista do longa, ele assina o roteiro junto com o diretor, Miguel Nagle. "Como sou do teatro, não sabia escrever roteiro para cinema. Foi aí que surgiu a parceria com o Miguel", disse Caíque.

Inspirado, segundo Oliveira, na história real de uma mãe que teve de colocar barras de ferro no quarto do filho para impedir que ele se drogasse --que o ator diz ter ouvido em Santarém, no Pará, para onde viajou com sua companhia de teatro--, o filme é centrado no personagem Eduardo, um jovem do bairro Jardim Ângela, periferia de São Paulo, que tem emprego, amigos, comida na mesa e uma mãe zelosa.

Apesar da boa educação que recebeu de sua mãe, Solange (Einat Falbel), Eduardo se afunda no mundo das drogas e faz a mesma escolha que milhares de dependentes químicos: morar nas ruas da chamada Cracolândia. Localizada na região central da capital paulista, a Cracolândia atrai usuários vindos de diversas partes do Estado de São Paulo em busca da droga encontrada com facilidade nas mãos dos traficantes locais.

 “Metanoia” é um drama que relata a luta de milhares de famílias que foram afetadas pelas drogas. “A gente não queria maquiar o problema, essas pessoas são invisíveis”, diz Miguel Nagle durante a coletiva de imprensa. “A gente não queria levar somente o problema, mas também esperança”, explica o diretor. “Eu gosto muito de trabalhar com o que eu acredito, e eu acredito muito que a fé é uma solução para essas pessoas”.

 O filme tem alguns objetivos, o primeiro é mostrar que este problema existe e que afeta pobres e ricos de todas as idades. O segundo é falar para as famílias que existe solução e alertar a todos para os perigos que essas substâncias oferecem.

Legalização do sexo entre pais e filhos e entre irmãos?


Cena do filme "Pecados Inocentes"

Em 2010, a lei de incesto causou a maior polêmica na Alemanha quando Patrick Phil, um morador de Karlsruhe, no Sul do país, foi preso por manter relações e ter quatro filhos (dois deficientes) com sua irmã, Susan. De acordo com a Constituição alemã, condenação por incesto entre irmãos é crime e resulta em pena de prisão de até três anos. Mesmo assim, na época o advogado do réu afirmava que a prisão do seu cliente era “uma violação dos direitos fundamentais e uma relíquia histórica”. Patrick, além de ter cumprido quase três anos de prisão, foi obrigado a se separar de Susan e perdeu a guarda de três dos quatros filhos. Agora, esse quadro parece mudar: no que depender do Conselho de Ética do governo alemão, a lei de incesto vai deixar de existir. A gente explica: em assembleia feita recentemente, o Conselho afirmou que “o direito de irmãos adultos à autodeterminação sexual é mais importante do que a ideia abstrata de proteção à família”, antes de acrescentar que “o direito penal não é o meio adequado para preservar um tabu social, já que as chances de as crianças nascerem deficientes são uma grande punição”. Mesmo assim, o partido CDU, da chanceler Angela Merkel, já deixou claro que não tem intenção de permitir que o incesto seja legalizado, alegando que tal atitude “iria completamente contra a obrigação de fazer de tudo pra que as crianças nasçam saudáveis”. O assunto, como era de se esperar, é o novo tabu na Alemanha. E você, o que pensa a respeito?

(Revista Glamour)

Nota do Pr. Gilberto Theiss: A liberdade sexual plena era a marca de Sodoma que a levou a ser sentenciada por Deus. Jesus foi contundente ao afirmar que os dias finais da história humana seriam semelhantes aos dias de Ló (Lc 17:18-30). Portanto, acredito que coisas piores ainda virão, especialmente com tanta apologia ao sexo livre como obtenção de prazer ilimitado e sem regras, e, claro, além dos fatores financeiros que potencializam o sistema egoísta humano. Acredito, com base na narrativa histórica de Sodoma, que o caos se instalará na vida dos que ainda pretenderem se manter puros. Em breve será perdido o controle sobre a moralidade, e é nesse sentido que o caos se instalará sem que ninguém possa fazer absolutamente nada contra.

Nota do leitor Marco Dourado: Balizas civilizacionais que (ainda) pautam as relações erótico-afetivas:

1) Primeira barreira derrubada: sexo (http://goo.gl/RplESp)
2) Segunda barreira derrubada: cardinalidade (http://goo.gl/yLJSSv)
3) Terceira barreira começando a ser derrubada: parentesco (conforme a matéria acima)
4) Quarta barreira, também em processo de desmonte: idade (http://goo.gl/LbZHqk)
5) Quinta barreira, ainda a ser derrubada: consensualidade (http://goo.gl/AQwEMG)

Como disse um conhecido “astrólogo”: “Todos nós temos fantasias sexuais cujo apelo não é forte o suficiente para nos induzir a realizá-las na prática. A força dessas tentações é multiplicada pelo temor do castigo social, mediante o mecanismo que Victor Frankl chamava de ‘hiper-reflexão’, o que sugere uma ligação de cumplicidade secreta entre moralismo e sacanagem. Só em certos casos extremos o desejo imaginário vai além da sua efetivação em atos e se converte num impulso de mudar a ordem do mundo para tornar socialmente aceitável, ou até meritório, aquilo que antes só podia existir como segredo inconfessável. Aí o mero desejo sexual se transmuta em fantasia de onipotência, que, pela própria natureza do seu mecanismo intrínseco, não conhece limites e não se contenta senão com a total destruição revolucionária da ordem social. O sujeito começa querendo pisar na jaca e termina [ferrando] com o mundo” (Olavo de Carvalho).

sábado, 16 de maio de 2015

Os pecados que mais entristecem o Espírito, segundo a Bíblia e os escritos de Ellen G. White

 Grabfigur Jesus
Introdução
A lista a seguir foi lida durante um sermão que apresentei no sábado de 25/4/2015, na Igreja Adventista do 7º Dia (central) de Porto Alegre, RS. O título da mensagem pregada foi “O Pecado Imperdoável”. Ao longo da apresentação, prometi postar estas citações no meu site, para que aqueles que se interessassem pudessem ler e guardar.
Convém destacar algo do que apresentei no sermão: entristecer ao Espírito não significa lutar contra Ele. Você e eu precisamos diferenciar a luta com a Terceira Pessoa da Trindade, para vencermos nossas fraquezas, da batalha contra o Espírito, que consiste numa constante rejeição aos Seus apelos para que reconheçamos a Jesus como Messias (cf. Mt 12:1-32).
Desse modo, essa listagem não tem o objetivo de insinuar que você esteja “pecado contra o Espírito”, mas apenas lhe advertir sobre alguns dos pecados que mais O entristecem. Assim como um pai e uma mãe que, apesar de se entristecerem ou se decepcionarem com um filho, não o abandonam, Deus também não abandona Seus filhos por que estes Lhe causaram tristeza em certos momentos. O Senhor insiste em trazer-nos de volta para perto de Si, como lemos, por exemplo, em Oseias 11:1-12.
A seguir, transcreverei todo o capítulo de Oseias 11 (na Nova Tradução Na Linguagem de Hoje), para que não tenha dúvida alguma do amor de Deus por você e de Seu desejo de buscar inclusive os pecadores mais rebeldes:
“O povo de Israel vive praticando maldades e gasta o dia inteiro fazendo coisas que não têm valor. As mentiras e os crimes continuam a aumentar. Israel faz acordos com a Assíria e manda azeite de presente para o Egito. O SENHOR Deus tem uma acusação contra o povo de Judá e vai castigar o povo de Israel por causa dos seus pecados. Jacó, o antepassado deles, lutou com o seu irmão gêmeo Esaú enquanto os dois ainda estavam na barriga da mãe. Já homem feito, Jacó lutou com Deus; ele lutou com um anjo e venceu. Então chorou e pediu que o anjo o abençoasse. Deus o encontrou em Betel e ali falou com ele. Esse foi o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso. O seu nome é SENHOR! Portanto, povo de Israel, volte de novo ao seu Deus, faça o que é bom e certo e confie sempre nele. O SENHOR Deus diz: —Os israelitas são como os cananeus: são desonestos e usam balanças falsas para explorar os outros. Eles dizem: “É verdade que somos ricos, mas ninguém pode nos acusar de termos ajuntado a nossa riqueza por meios desonestos.” Porém eu, o SENHOR, sou o Deus de vocês desde que os tirei do Egito; eu farei com que vocês voltem a morar em barracas, como moravam quando me encontrei com vocês no deserto. —Eu falei com os profetas e lhes dei muitas visões; usei comparações quando falei ao povo por meio dos profetas. Mas o povo de Gileade adora ídolos e por isso vai ser morto. Em Gilgal touros são sacrificados no altar; por isso, os altares vão virar montes de pedras nos campos arados. O nosso antepassado Jacó teve de fugir para a Mesopotâmia e trabalhou como pastor de ovelhas a fim de conseguir uma esposa.” (Oséias 12:1-12)
Se quiser assistir ao sermão apresentado na igreja Central de Porto Alegre, acesse o link a seguir no facebook e solicite maiores informações: https://www.facebook.com/iasd.poa
Se desejar ter uma resposta escrita sobre “o que é o pecado imperdoável”, poderá encontrá-la no livro Na Mira da Verdade, vol.2, disponível em www.leandroquadros.com.br/loja
Listagem (resumida) de pecados que mais entristecem ao Espírito Santo segundo a Bíblia
De acordo com Isaías 63:7-10 e Efésios 4:30, 3, os pecados que mais deixam triste o Espírito divino são estes:
– Ingratidão para com Deus;
– Rebelião contra Ele;
– Amargura;
– Ira (a pecaminosa – ver Efésios 4:26, 27);
– Raiva;
– Gritaria;
– Blasfêmias;
– Malícia.
Poderá contribuir com esta lista se recordar de mais itens. Escreva para livrosnamiradaverdade@gmail.com
Listagem de pecados que mais entristecem ao Espírito segundo os escritos de Ellen White
Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 281).
Cristãos que não são sinceros de coração e não vivem as verdades: “O Espírito de Deus é ofendido porque muitos não têm a vida e o coração retos; sua professa fé não harmoniza com suas obras” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 247).
Cobiça: “Depois, Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça […] O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posterior da igreja, e é cometido por muitos em nosso tempo. Mas, embora, possa não manifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível a Sua vista agora do que o foi no tempo dos apóstolos” (Atos dos Apóstolos, p.p. 72 e 76).
Duvidar do amor de Deus e desconfiar de Suas promessas: “Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suas promessas, nós O desonramos e ofendemos ao Seu Santo Espírito” (Caminha a Cristo, p. 118 – último capítulo da obra).
Não controlar a imaginação: “Você [chamada na obra de “irmã F”, que por seus acessos de raiva mal tratava os membros da família] é capaz de controlar a imaginação e vencer esses acessos nervosos. Você tem força de vontade, e deve trazê-la em seu auxílio. Não tem feito isso, mas tem deixado a imaginação altamente agitada a controlar a razão. Nisso você tem ofendido o Espírito de Deus”. (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p. 310).
Temor injustificado e queixas: “Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o céu se acha empenhado em seu bem-estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo. Não é porque vejamos ou sintamos que Deus nos ouve, que devemos crer. Devemos confiar em Suas promessas. Quando chegamos a Ele com fé, devemos crer que toda petição penetra no coração de Cristo.” (Obreiros Evangélicos, p. 261).
Indolência: “Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja, o Espírito do Senhor se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A terra será iluminada com a glória do Senhor”. (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 219).
Condescendência com o egoísmo e consequente desunião entre irmãos na fé: “O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contenda entre os que creem na verdade. Mesmo que esses sentimentos não sejam expressos, eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deveriam caracterizar a igreja cristã. Eles são resultados do egoísmo no sentido mais pleno […] A condescendência com o egoísmo certamente expulsará o Espírito de Deus do local.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 221).
Falta de cooperação entre obreiros de instituições: “Essas coisas ofendem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamos uns dos outros. A não santificada independência nos coloca no lugar em que Ele não pode trabalhar conosco. Satanás é que muito se agrada com tal estado de coisas”. (Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, p. 197).
Relaxamento na observância do Sábado (por parte dos adventistas do sétimo dia que já conhecem a verdade. A repreensão a seguir não se destina aos irmãos evangélicos, católicos ou de outras denominações religiosas que ainda não têm luz sobre o assunto):
“Quando julga que suas circunstâncias temporais requerem atenção, você transgride sem preocupação o quarto mandamento. Você torna a guarda da lei de Deus uma questão de conveniência, obedecendo ou desobedecendo, segundo o indicam suas ocupações ou inclinações. Isto não é honrar o sábado como uma instituição sagrada. Você ofende o Espírito de Deus e desonra seu Redentor, seguindo esse procedimento descuidado.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 248).
Dureza de coração: “Enquanto estava ao lado do leito de morte de meu marido, eu sabia que se houvera outros com quem repartir as cargas dele, teria ele sobrevivido. Então supliquei com agonia que os que estavam ali presentes não mais ofendessem o Espírito do Senhor por sua dureza de coração.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p. 67).
Casar-se com uma pessoa descrente (jugo desigual): “Unir-se a um descrente é colocar-se no terreno de Satanás. Você entristece o Espírito de Deus e perde Sua proteção. Será capaz de suportar tão terríveis desvantagens ao travar a luta pela vida eterna?” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p.p. 364, 365).
Manifestar represália: “Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz nos seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamo-nos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo”. (Parábolas de Jesus, p.p. 171, 172).
Rivalidade entre instituições da Igreja: “Não deve haver concorrência entre nossas casas publicadoras [editoras de livros adventistas]. Se esse espírito existir, irá crescer e se fortalecer, impedindo o espírito missionário. Entristecerá o Espírito de Deus, e banirá da instituição o ministério dos anjos enviados para cooperar com aqueles que participam da graça de Deus”. (Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, p.p. 173, 174).
Observações severas e sarcásticas: “Quando o Salvador em nós habita, as palavras O revelam. Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que se impacienta quando os outros não concordam com suas ideias e planos. Dos lábios de tal homem saem palavras fulminantes, que afugentam o Espírito e desenvolvem atributos satânicos, em vez de divinos. O Senhor deseja que os que estão ligados a Sua obra falem, a todo tempo, com a mansidão de Cristo. Manifestai a brandura de que Cristo nos deu o exemplo em Sua vida.” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 115).
Considerações finais
Não se esqueça de que o seu olhar não deve estar voltado para dentro de si. Do contrário, nunca se sentirá salvo(a). Fixe seus olhos em Cristo e não verá possibilidade de perder a vida eterna!
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.” (Hebreus 12:2 Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)
Que a paz do Espírito seja com você,

Bruxismo


bruxismo
SINTOMAS

Inconsciente trituração dos dentes em conjunto, muitas vezes durante o sono.

CAUSAS
Bruxismo pode desgastar os dentes, soltá-los aos poucos e até mesmo contribuir para diminuir as gengivas. Por isso, é algo importante de se tratar.
Alguns peritos dizem que é causado por estresse, ansiedade, raiva, sensibilidade dos dentes ao calor e ao frio e a flutuações nos níveis de açúcar no sangue.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Talvez uma solução para você seja, simplesmente, parar de mascar durante o dia quando você não precisa. Não mastigue chiclete. Não mastigue pedaços de comida após o término da refeição. Quando você não está comendo para engolir alimentos, não mastigue. Esta regra simples tem eliminado totalmente o problema de bruxismo em muitas pessoas. Talvez possa eliminar o seu também.

Se você pensar cuidadosamente sobre isso, você vai perceber que mastigar, como sendo uma atividade de lazer, além de não ser relaxante, pode fazer com que você fique mais nervoso. Se você tem o hábito de mascar desnecessariamente durante o dia, isso pode facilmente ser repetido durante a noite.

• Ao longo do dia, mantenha sua boca relaxada. Não aperte os dentes em conjunto. Se você se controlar durante o dia, você irá em breve, automaticamente, se controlar também durante a noite.

• Hipoglicemia pode ser um fator. Quando uma pessoa tem baixo nível de açúcar no sangue, é mais provável que ranja os dentes.

• Algumas pessoas acham que é necessário usar uma tala própria para isso durante o sono.
• Não beba bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para esta moagem dos dentes.

INCENTIVO

Assim como uma criança pequena confia e tem fé em seus pais e em Deus, e costumam falar a verdade inocentemente, converse você com Deus sobre todas as suas necessidades, inclusive essa do Bruxismo. Ele certamente te ouvirá e te ajudará.


Autor: PortalNatural.com.br

quarta-feira, 13 de maio de 2015

A lista de Jesus


“Alegrem-se, […] porque seus nomes estão escritos nos Céus” (Lucas 10:20).

A Lista de Schindler foi considerado um dos melhores filmes da década de 1990. Oskar Schindler, dono de uma fábrica, pensava que seria suficiente fazer com que aqueles que trabalhavam com ele chegassem vivos até o fim da guerra. Mas mudou de ideia. Depois de presenciar a exterminação do gueto em que os judeus da Cracóvia eram forçados a viver, decidiu fazer uma lista de aproximadamente 1.100 judeus que deveriam ser enviados para a Checoslováquia.

Foi uma corrida contra o tempo. Ele passou a noite escrevendo o nome de todos os que queria salvar, preparando a famosa Lista de Schindler. Ter o nome na lista significava vida. Significava liberdade do sofrimento e do holocausto. Schindler teve que pagar uma soma para subornar o comandante de um campo de concentração, a fim de que ele permitisse que os judeus fossem para
a Checoslováquia.

Há outra lista também com nomes de pessoas que deverão ser salvas. O nome dessas pessoas está escrito no livro da vida do Cordeiro. Esse livro é a Lista de Jesus. Ela não está limitada a 1.100 nomes. É uma lista não controlada por homens. Se fosse, não estaríamos lá. Para ter seu nome nessa lista, você não pode subornar ninguém para empurrá-lo para dentro na última hora.

Não sei como funciona o sistema de informações do Céu. Hoje, com um pendrive no meu chaveiro, levo livros e livros de informação. Apocalipse 20:12 fala que livros com informações sobre nossa vida serão abertos.

Amigo, um preço infinito, incalculável, foi pago por você. “Vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, […] mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1Pe 1:18, 19).

Quando aceitamos Cristo como Salvador, nosso nome é escrito no livro da vida. Em Apocalipse 3:5, Deus promete: “O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do Meu Pai e dos Seus anjos.”

“Aos que O receberam, aos que creram no Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1:12).

“Nela jamais entrará algo impuro, […] mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21:27).

Nossa oração deve ser: “Senhor, por favor, conserva meu nome no livro da vida do Cordeiro.”

-> Texto: José Maria Barbosa Silva
Via Amilton Menezes

terça-feira, 12 de maio de 2015

Timelapse SPRING AWAKENING blooming flowers, growing plants.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

ORIGENS - EP02 Do Artificial ao Natural


Himalaias encolhem 1 metro após terremoto no Nepal


O terremoto que atingiu o Nepal reduziu os Himalaias em cerca de 1 metro, disseram cientistas. Eles alertam, no entanto, que a mudança ainda tem que ser confirmada por pesquisas na área, dados aéreos ou dados de GPS. “O trecho principal que teve sua altura reduzida é um trecho de 80-100 km do Langtang Himal (a noroeste da capital, Katmandu)”, disse Richard Briggs, geólogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Langtang é uma região onde muitos moradores e montanhistas estão desaparecidos, possivelmente mortos, após as avalanches e deslizamentos de terra desencadeados pelo terremoto de magnitude 7,8 em 25 de abril, que deixou mais de 6 mil mortos. Cientistas acreditam que a altura de outros picos no Himalaia também pode ter caído, incluindo o Ganesh Himal, a oeste de Langtang. Eles ainda não analisaram imagens de satélite da região em que o mais famoso pico do Himalaia - o Everest - está localizado. A análise dos dados tem se centrado na região central do Nepal, mais atingida pelo terremoto. O Everest localiza-se a leste desta área.

No entanto, antes do terremoto, já havia discussões sobre a altura do Everest.

“Mas o que vemos nos dados que avaliamos... é uma região claramente identificável com um abaixamento de até 1,5 m”, disse Christian Minet, geólogo do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), que processou os dados do terremoto no Nepal enviados pelo satélite Sentinel-1a.

Cientistas do Centro de Observação da Terra do DLR compararam duas imagens separadas de uma mesma região enviada pelo satélite, antes e depois do terremoto. Segundo Minet, as imagens de satélite mostram que a área da cordilheira caiu cerca de 0,7 m - 1,5 m, mas que “não é possível dizer que uma montanha específica está menor”.

O estudo também descobriu que algumas áreas, incluindo a capital, Katmandu, e o sul das montanhas do Himalaia, ficaram mais altas depois do terremoto. Cientistas dizem que movimentos de queda e elevação são um comportamento geológico normal após um terremoto dessa magnitude.

Normalmente, os Himalaias estão em ascensão por causa da colisão entre as placas tectônicas Indiana e Eurasiática. Mas durante grandes terremotos, o processo fica invertido, dizem especialistas.

Autoridades no Nepal dizem que ainda não avaliaram os impactos geológicos do terremoto no Himalaia, já que ainda estão empenhados nas operações de resgate após o terremoto.

(G1 Notícias)

Nota: Esse tipo de evento é um verdadeiro “golpe” no uniformismo evolucionista segundo o qual “o presente seria a chave do passado”, ou seja, a ideia de que os processos geológicos sempre foram os mesmos e levaram bilhões de anos para se processar, sem se levar em conta devidamente o catastrofismo. Se apenas um terremoto foi capaz de alterar a configuração de uma cordilheira, do que seria capaz uma catástrofe hídrica global, com grandes tsunamis, possível “bombardeamento” de meteoritos, superterremotos e derrames massivos de lava por todo o planeta? Aquilo que aos olhos evolucionistas parece ter levado eras para acontecer pode ter ocorrido em dias, semanas ou meses. [MB]

domingo, 10 de maio de 2015

Efeitos da cafeína no corpo | Vida & Saúde

Comentário de Luiz Carlos Prates sobre a candidatura a presidência dos Estados Unidos de Ben Carson



Via Criacionista Consciente

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Música Rock Cristã na Igreja



Provavelmente não exista assunto mais fortemente emocional na Igreja Adventista hoje do que a música. A capacidade que ela tem de acirrar os ânimos e elevar a pressão sanguínea é inquestionável, e estas tensões não estão necessariamente divididas ao longo das linhas de idade, gênero ou raça. O assunto é tão profundo que algumas igrejas têm se divido sobre este assunto e deixado de adorar em comunhão. Embora os protagonistas neste argumento afirmem que suas diferenças sejam sobre a expectativa de adoração, quando a cortina é descerrada, invariavelmente ela é sobre a música. Especificamente, a questão é: usar ou não usar a música rock!

Na última década e meia uma nova onda de música, conhecida de forma genérica como “rock cristão”, chegou à porta de entrada da Igreja Adventista. Esta música tem uma batida insolente, alta e arrojada, e não hesita em anunciar sua presença à igreja. O impacto desta música tem sido profundo e, talvez, duradouro. Enquanto alguns consideram que o rock cristão seja um flagelo para a igreja e mesmo mais um sinal do fim dos tempos, outros louvam a Deus porque pelo menos foi encontrado um recurso para comunicar a mensagem de Jesus a uma geração moderna.

Uma Definição de Música Rock

Talvez o problema comece quando tentamos definir o que é “rock cristão”. Isto é, provavelmente, tão difícil quanto tentarmos encontrar uma definição adequada para a própria música rock. “Ninguém tem uma definição satisfatória para a música rock”.1 A música rock é um termo genérico, que abrange uma gama diferente de estilos musicais. Isto inclui heavy metal, acid, techno, reggae, punk, rap, jungle, soft rock e hard rock, só para mencionar uns poucos exemplos daquilo que a sociedade considera como música rock.
No entanto, devemos tentar encontrar uma definição, a fim de dar ao leitor alguma indicação da música que está sendo discutida. Neste artigo, o que é chamado de música “Rock Cristã” terá algumas e normalmente todas das seguintes características:

Repetição – Música que se caracteriza pela repetição de acordes padronizados, palavras, batida, ritmo e é escrita usando uma quantidade restrita de notas.

Batida Condutora – A música é conduzida por uma batida pesada e repetitiva.

Decibéis – Uma música que é dominada pelo elemento de volume.

Impacto – O impacto desta música é principalmente seu som e ritmo, e não suas palavras.2

Cada uma dessas características está presente na maioria da música rock secular.
O que distingue o “rock cristão” do rock secular não é a música, mas sim as palavras. Os outros elementos devem estar presentes ou a música de ambos os gêneros simplesmente não poderia ser música rock.

Os defensores do “rock cristão” citam seu uso freqüente e aceitação pela igreja como evidência de sua qualidade. Porém, a música rock “não é boa porque está sendo apresentada num contexto ‘religioso’, da mesma forma que a música rock não é ruim porque está sendo executada dentro de um contexto ‘secular’. A música rock deve ser julgada não pelo seu contexto, mas sim pelo seu conteúdo. Lindas flores podem ser encontradas num deserto poeirento e plantas venenosas num adorável jardim”.3 Portanto, para solucionarmos corretamente a questão do “rock cristão” na Igreja Adventista, devemos que julgá-lo pelo que ele é, ao invés de onde ele está sendo tocado, ou seja, numa igreja ou numa boate.
Observando o Rock Secular

As Raízes do Rock Secular

Para chegarmos a uma conclusão equilibrada sobre este assunto é necessário entendermos as raízes do “rock cristão”. Geralmente se reconhece que a música rock traça o início de seu desenvolvimento até a cultura dos escravos da África Ocidental do século XV. Da África, ela foi transportada às Índias Ocidentais em navios negreiros. Os instrumentos primitivos dos escravos foram substituídos por trompetes, pianos e baterias. Juntos com a influência ocidental das baladas, quadrilhas, danças espanholas e música country, o rock desenvolveu-se como uma nova forma própria de música. Depois da Segunda Guerra Mundial, veio Bill Haley com “Rock Around the Clock” seguido por Elvis Presley com “Love Me Tender“.4 O rock saltou sobre o Atlântico e voltou à América na forma dos Beatles. A revolução começou.
Hoje a música rock está em todo lugar. Seu som pode ser ouvido nas rádios, televisão, em shopping centers e bares, nas partidas de futebol, cinemas, clubes e, claro, na igreja. Nenhum deles torna a música rock boa ou má. Lembrem-se, devemos julgar a música rock pelo seu impacto sobre a vida de seus compositores, intérpretes e ouvintes.

O Impacto da Música Rock

“Não pode haver nenhuma dúvida de que desde o megastar Jimi Hendrix (que proclamava ter dormido com umas 1000 mulheres) em diante, muitos de seus principais artistas cometeram adultério, fornicação, lesbianismo, homossexualismo ou alguma outra forma de perversão sexual em seu modo de vida.” 5 Elton John, que cantou no funeral da princesa Diana, disse uma vez: “Não há nada de errado em ir para cama com alguém de seu próprio sexo. Eu acho que as pessoas deveriam ser muito livres com relação ao sexo”. 6

Os artistas de rock não são os únicos músicos conhecidos por seu comportamento questionável. “Tchaikovsky não era nenhum modelo de virtuosa perfeição, Chopin tinha a reputação de mulherengo, Mahler dificilmente seria irrepreensível e Mozart não era exatamente um porto de santidade. Quanto a Wagner, é descrito como grosseiramente imoral, egoísta, adúltero, arrogante, freneticamente hedonista, violentamente racista e … um ladrão!” 7 Estes exemplos ilustram como necessitamos ser cuidadosos em condenar a música somente por causa do estilo de vida e comportamento de seus criadores e artistas.
As influências satânicas do ocultismo certamente estão presentes na música rock a partir do início de seu desenvolvimento. Do AC/DC a Michael Jackson e em bandas como Rolling Stones, Oasis, Prodigy, Nirvana, e Marilyn Manson, a tônica do ocultismo está evidente para quem quiser ver. Capas de álbuns, letras e música declaram, de forma ousada, a associação de muitos músicos de rock com as trevas do submundo.

Juntamente com o ocultismo, as drogas têm assumido um papel importante nas vidas dos músicos de rock e no desenvolvimento de sua música. Um empresário de um dos principais grupos de rock declara: “Não importa o que lhe digam, as drogas sempre serão uma parte do cenário do rock.”.8 A trágica lista daqueles que morreram como resultado ao uso de drogas na indústria do rock é impressionante – Jimi Hendrix, Jim Morrison, Keith Moon e Sid Viscous, Kurt Cobain do Nirvana, para citar apenas alguns. Isto é mais do que suficiente para correlacionar o enorme crescimento no uso de drogas por jovens com a emergência da música rock como fenômeno cultural.

A violência também é proeminente nas vidas e na música de muitos roqueiros. Os gangsta rappers, que vieram das ruas de algumas grandes cidades americanas, estão se tornando cada vez mais populares. Suas canções defendem a morte, o estupro e a violência. A pessoa só tem que pegar um álbum do cantor de rap Snoop Dog para ver que o que estes músicos proclamam é violência chocante de uma natureza gráfica que quase não se ouvia falar até o advento de sua forma de música. Coolio, Tupac e Will Smith são poucos exemplos da crescente emergência desta forma de música violenta.

Allan Lanier admite que a música rock carrega emoções violentas. “Existe uma porção de violência, uma porção de agressividade na música.” 9 Talvez este fator tenha algo a ver com um número extremamente elevado de roqueiros que foram recentemente assassinados de forma brutal – por tiros. Tupac, um cantor de rap, foi morto a tiros, em 1996, quando dirigia pelo subúrbio de sua residência. Ele morreu cravejado de balas – um cenário sobre o qual ele próprio havia cantado muitas vezes.

A violência freqüentemente acompanha os concertos de rock. Os comportamentos violentos inspirados pelos concertos de rock normalmente tornam seus participantes em máquinas, capazes de destruir milhões de dólares de recursos em poucos momentos, como se fossem tornados. Estes eventos destrutivos recebem ampla cobertura nacional na mídia. Se pelos seus frutos os conhecereis, então a destruição e desolação causada por muitos concertos de rock falam por si.

Há Lugar para o “Rock Cristão” na Igreja Adventista?

O assunto que estamos enfocando não são as personalidades do mundo do rock, mas sim se o tão chamado “rock cristão” tem ou não lugar na adoração adventista. A razão para colocarmos a expressão “rock cristão” entre aspas é a convicção de que o termo “cristão” não deveria ser usado em conjunção com algo acerca do qual existem provas científicas indicando que causa desordens mentais, físicas e morais.

Vivemos realmente nos últimos dias da história da terra, quando a pressão da conformidade cultural está se intensificando. O assunto que estamos enfocando tem conseqüências eternas para nossos jovens e para nós como líderes. O Departamento de Jovens de nossa igreja quer garantir que tudo, inclusive nossa música, glorifique a Cristo e atraia os jovens para a beleza e maravilha de servir a Jesus.

O que você está para ler reflete o compromisso que o nosso Departamento de Jovens assumiu em apoiar o padrão da música cristã. Não tentaremos impor nosso padrão a você, como se fôssemos o líder de jovens responsável pela igreja local. No final apenas você e os jovens da tua igreja local poderão decidir o que acontecerá nos programas de jovens da tua igreja. Porém, vamos nos esforçar para manter este padrão em todos os programas de jovens das igrejas da Conferencia Norte da Nova Zelândia.

“Conta-se a história de um homem que, durante uma campanha eleitoral, leu em um adesivo de pára-choque o seguinte: ‘Já tomei minha decisão. Por favor, não me confundam com os fatos'”.10 O assunto do rock cristão é extensamente amplo e complicado, contudo muitos não hesitam em dar sua opinião, baseando-se em como se sentem e pensam, em vez de olhar aberta, séria e honestamente os fatos, a fim de considerarem o assunto.

Antes que alguém possa ponderar sobre as vantagens ou desvantagens do assim chamado “rock cristão” na igreja adventista, é necessário ter uma vibrante comunhão diária pessoal com Jesus Cristo, (estudo bíblico diário e oração). É somente dentro do contexto de uma experiência cristã saudável que um juízo maduro pode ser expresso sobre o rock cristão na igreja.

Revisemos os fatos básicos sobre a Música Rock:
O rock cristão tem suas raízes no rock secular.
O rock secular tem as seguintes qualidades:
Arraigado na cultura de escravos da África Ocidental.
Influenciado e modernizado por vários fatores ocidentais.
Muitos de seus artistas e compositores vivem um estilo de vida pervertido que é evidenciado em muitas de suas músicas.
Está profundamente imerso no ocultismo.
Está arraigado nas drogas e estimula seu uso.
Promove e encoraja a violência.

É difícil para o “rock cristão” se separar de suas raízes. Você não pode simplesmente batizar a música rock e torná-la cristã. A diferença predominante entre música rock cristã e música rock secular são as letras. O uso de letras diferentes dificilmente dá ao “rock cristão” o direito de reivindicar validade na igreja de Deus.
Vamos observar mais de perto algumas das características da música conhecida como “rock cristão”.
1. O “Rock Cristão” Imita o Rock Secular:
As Escrituras nos ordenam a não “amarmos o mundo e as coisas que há no mundo”. (I João 2:15), mas o “rock cristão” imita sua contraparte secular. “Os artistas de rock cristão imitam as roupas, gestos, movimentos e vozes dos artistas de rock secular; todo seu estilo é determinado pelo mundo.” 11

Petra, um dos pioneiros no cenário do “rock cristão”, é um bom exemplo deste ponto. Exceto pelas letras de suas canções, o estilo de vida e aparência do Petra é o mesmo de qualquer banda de rock. As mesmas roupas. O mesmo cabelo. Os mesmos olhos selvagens. A mesma batida impulsionadora e pesada. A mesma síncope. O mesmo ritmo. Os mesmos níveis excessivos de ruído. As mesmas vozes irritantes. Os mesmos giros, requebros de quadris, as mesmas atitudes iradas no palco. Os mesmos fãs, dançando enlouquecidos. É tudo igual. A mesma música, da mesma fonte.

Em seu artigo “Where the Lyrics Fall Short”, Lee Roy Homes, bem conhecido pastor e evangelista, declara explicitamente: “A indústria de música popular religiosa compara-se em todos os aspectos mais importantes à da música pop secular, tendo, assim, seu próprio culto de personalidade, sua lista das 10 mais, e sua comercialização para as massas”. 12
Imitando tão de perto o rock secular, o “rock cristão” estimula os jovens a aceitarem a visão mundial do rock secular, com sua violência e perversão sexual. No final das contas, isto leva nossos jovens a perder seu senso cristão de identidade.

2. O Rock Cristão Distorce e Macula a Mensagem do Evangelho
“Deus nos deu o evangelho em palavras, e nada deveria distorcer, macular ou repelir a palavra clara que Deus está se empenhando em compartilhar conosco”. 13 “Logo, a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17). Muitas músicas “rock cristãs”, contudo, abafam as palavras, de forma que a mensagem se torna incompreensível.
Em um artigo sobre a cantora de rock cristão Sheila Walshe, David Hotton escreve: “Sheila relaciona-se facilmente com a platéia, fala de forma prestimosa sobre sua fé… Porém, a comunicação terminou quando ela começou a cantar… a banda era alta demais para que pudéssemos entender as palavras”. 14 Um outro escritor cristão coloca desta forma, “Se o volume ou dissonância da música é tal que as palavras não possam ser ouvidas claramente, então a performance completa é um exercício do absurdo”. 15

3. O “Rock Cristão” não é Neutro, Porque Pode Controlar a Mente
Defensores do rock cristão argumentam que a “música é essencialmente neutra e é colorida apenas pelas palavras.” 16 Porém, este argumento tem muitas falhas. Em seu livro “A Psicologia da Música“, o Dr. Max Schoen nota que, a “música é o mais poderoso estímulo conhecido entre os sensos perceptivos. As evidências médicas, psiquiátricas e outras para a não neutralidade da música é tão decisiva que francamente me espanta que alguém diga o contrário”. 17 A música em shopping centers, aeroportos, em concertos, e na igreja é escolhida para fazer alguma coisa. O fato de que ela faz alguma coisa é a prova de que a música não é neutra.

Jimi Hendrix, um dos grandes ícones do rock, reconhece o poder e não neutralidade da música rock. Ele declara que a “atmosfera vem através da música rock, porque a música é uma coisa espiritual em si mesma”. 18 Ele vai além, dizendo, “Você pode hipnotizar as pessoas com a música e quando elas chegarem ao seu ponto mais fraco você pode pregar para o seu subconsciente o que você quiser dizer”. 19

Jimi Hendrix não vê a música rock como sendo neutra. De fato, ele acreditava exatamente no oposto. A música é tão carregada de significados que ela lhe permite que ele pregue sua mensagem no subconsciente de seus ouvintes. É a música rock – não as palavras, que leva os ouvintes de Jimi Hendrix a tal estado no qual fariam qualquer coisa para o seu messias tocador de guitarra e cantor de rock. (De acordo com o próprio Jimi Hendrix, mais de 1000 mulheres [que dormiram com ele,] podem testificar a verdade do que ele afirma). Se a música rock de qualquer tipo fosse neutra, seria impossível para Hendrix fazer o que ele fez.
O rock cristão, tal como seu primo secular, não é neutro. Ele tem uma enorme capacidade de controlar a mente das pessoas. Alguns pregadores pentecostais estão bem cientes disso e fazem uso da música rock para manipular ao máximo a mente e a emoção de suas congregações.

4. A Diferença Entre o Rock Secular e “Cristão” é Nominal
Os que apóiam o rock cristão freqüentemente afirmam que as diferenças entre o rock secular e cristão são amplas e reconhecíveis. A verdade é que a diferença entre os dois tipos de música é quase indistinguível. As duas formas de música usam o mesmo ritmo, batida e síncope. Chuck Girard, um músico de rock cristão, reconhece que “se você toma as letras e as muda para uma mensagem secular, pode ser difícil de distinguir uma música da outra”. 20
Steve Turner relatou, na revista de música BUZZ, que “a diferença entre um concerto de rock e muitas reuniões com Jesus (reuniões de jovens) são desprezíveis”. 21 O professor Verna Wright afirma que, quando o rock cristão e o rock secular eram tocados num clube na Bélgica, os ouvintes não conseguiam distinguir a diferença. 22

As palavras de Richard Taylor resumem a imperfeição fatal no argumento de que o rock religioso é, de alguma maneira, diferente. “Não podemos mudar o efeito básico de certos tipos de ritmos e batidas, simplesmente anexando a eles umas poucas palavras religiosas ou semi-religiosas. A batida entra no sangue de seus ouvintes. As palavras são coisas tímidas. Os decibéis e as batidas são coisas ousadas, que podem facilmente enterrar as palavras sob uma avalanche de som.” 23

Isto confirma a conclusão do Dr. William Shafer que diz, “rock é comunicação sem palavras, sem levar em consideração qual ideologia está inserida nas palavras.” 24 O professor Frank Garlock concorda com estas descobertas; “As palavras só deixam você saber o que a música já diz…A música é sua própria mensagem e pode mudar completamente a mensagem das palavras.” 25 “O rock cristão”, tal como sua contraparte secular, influencia os ouvintes mais através de sua “música” do que através de suas “palavras”.

Estes fatos convincentes deveriam levar os líderes de jovens adventistas a se preocupar acerca do uso do “rock cristão” na igreja. Embora seja verdade que muitas das palavras desta música são de alguma maneira centradas em Deus, permanece o fato de que a música, que claramente tem o maior impacto sobre seus ouvintes, é e continua sendo música rock. É a mesma “música” que Marilyn Manson, Tupac e Snoop Dog usam. É a mesma música que Elton John, Coolio, e o Nirvana tocam e cantam. É a mesma música que causa violência. É a mesma música que tem suas raízes no ocultismo. É a mesma música que gera rebelião. O assim chamado “rock cristão”, como seu primo secular é, duro, frio, grosseiro, alto, e anti-cristão. Jesus é manso suave, falando a nós em tons bondosamente suaves. A maneira gentil de Jesus está muito distante do caminho para onde somos levados em muitas das músicas de nosso assim chamado “rock cristão” de hoje.

Pierre e Gisela Winandy, respectivamente professores de teologia e de música, que trabalharam em sete Colégios da IASD nos quatro continentes, declaram: “Notamos na África que os conversos do paganismo ficavam realmente apavorados pelo rock evangélico. Ele os fazia lembrar da música demoníaca que estavam acostumados anteriormente. Com profunda preocupação, eles descreviam como ingênuo o uso de tal música em congregações cristãs. O uso de tal música para apoiar o nome de Jesus, eles consideravam blasfemo.” 26

Tribos africanas tementes a Deus, estão chamando os cristãos ocidentais do século 21, bem-educados e tecnologicamente avançados, de ingênuos. E eles estão certos, porque entendem a fonte demoníaca e a raiz da música que freqüentemente usamos em nossa adoração. O assim chamado “rock cristão” é um híbrido de uma coisa real – o rock secular. É apenas outra ferramenta usada por Satanás para entrar na igreja e enfraquecer, e em muitos casos, destruir os jovens. É o momento para que nós, como líderes de jovens e como igreja, acordemos deste engano. Nunca devemos nos esquecer que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14 nos chamam para a verdadeira adoração a Deus e nos advertem contra o engano da falsa adoração. Poderia ser que Satanás está tendo sucesso hoje ao promover a falsa adoração, não apenas através do dia errado de adoração, mas através da música errada na adoração?

Nossa crença na certeza e iminência volta de Cristo e nosso compromisso em preparar nossos jovens para o breve retorno do Salvador, deveriam nos levar a questionar o uso do tão chamado “rock cristão” em nossa adoração. É nossa a enorme e séria responsabilidade de cuidar e guiar os jovens aos pés de Jesus. Não podemos eficazmente cumprir esta responsabilidade enquanto usarmos as ferramentas maléficas de Satanás.

Os Frutos da Música “Rock Cristã”

Talvez a melhor maneira de avaliar o assim chamado “rock cristão” é através de seus frutos (Mateus 7:16-20). Quais são os frutos do rock cristão?

1. O “Rock Cristão” Obscurece a Distinção entre Valores Cristãos e Mundanos
Quando usamos a música rock em programas de nossa igreja estamos oferecendo aos jovens a mesma música que eles encontram no mundo. É quase impossível para eles distinguir entre a música do mundo e a música da igreja, quando a única diferença são as palavras – palavras que, em muitos casos, não podem ser ouvidas. Isto pode explicar porque depois de freqüentar uma série de encontros em 1998, uma jovem me disse de forma emocionada: “Vocês me dizem para não ir a clubes e além disso eu não bebo, não fumo, não uso drogas. Vocês estão sempre dizendo que eu não deveria sair para dançar e, contudo, tocaram no programa desta noite a mesma música que eu escutei outro sábado à noite em um clube”! Deixe-me garantir a você que a música que ela tinha escutado na danceteria no centro da cidade, com certeza, não era a mesma e, mesmo assim, permanece o fato de que ela fora incapaz de distinguir a diferença.

Na última década e meia houve um êxodo maciço, nos países ocidentais, de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Seria muito simplista responsabilizar este abandono da fé, apenas por causa do advento da música rock cristã. Existem outros fatores que têm contribuído para este êxodo – entre eles, a comunhão espiritual dos próprios jovens. No entanto, não podemos ignorar o fato de que o “rock cristão” tem sido o gênero predominante de música usado durante este período por muitos líderes de jovens para atrair a juventude aos programas de igreja. Tais músicas podem ter contribuído para obscurecer a diferença entre a visão cristã e a visão mundana de vida nas mentes de nossa juventude, que já vive num ambiente confuso.

2. O “Rock Cristão” Causa a Perda da Identidade Cristã
Por causa do obscurecimento entre a visão cristã de vida e a visão mundana, o “rock cristão”, no final das contas, leva nossos jovens a perderem sua identidade cristã. A identidade brota da capacidade de diferenciar claramente as nossas crenças e práticas das crenças e práticas dos demais. Isto se torna difícil, se não impossível, quando os jovens são expostos ao mesmo gênero de música na igreja e no mundo. Quando a pessoa perde o senso de identidade religiosa, ela perde a razão de pertencer a uma igreja. Isto pode explicar por que tantos jovens não entendem a significância do Adventismo nos anos iniciais do século XXI.
A música assume uma parte importante em nossa cultura de adoração. A Bíblia claramente retrata isto como sendo bom e saudável (ver Salmos). Porém, quando uma grande parte de nossa adoração consiste em música rock, estamos pisando em terreno muito perigoso. Nossa adoração se torna um solo fértil para Satanás trabalhar porque estamos usando as ferramentas dele – não as de Deus.

Os jovens adventistas estão encontrando crescente dificuldade em ver a distinção entre o que a sua igreja e o que as outras igrejas cristãs e não cristãs têm a oferecer. O perigo é que passem a ir àquela igreja que ofereça a “melhor música rock” em vez de irem à igreja que ofereça a verdade. Eu, pessoalmente, tenho amigos que trocaram o adventismo por igrejas pentecostais, usando como base de sua decisão o argumento de um suposto melhor estilo de adoração da igreja carismática – um estilo de adoração que está amplamente arraigado na música “rock cristã”, uma música que cria uma excitação profana. A verdade se torna secundária na sua procura por uma melhor experiência – uma experiência gerada pela música “rock cristã”.

3. O “Rock Cristão” Distorce a Visão Bíblica de Deus.
Vivemos num mundo que distorce a visão de Deus e o rock cristão tem assumido um papel importante em distorcer o real caráter e natureza de Deus. Os artistas e compositores de “rock cristão” têm “redefinido o Senhor Jesus Cristo como ‘politicamente correto’, ‘tolerante’, ‘paz e amor’, não crítico, ‘festeiro’, ‘hip-hop’, ‘rapping-rocker’, que apela para o mundo”. 26
Álbuns como, “Jesus Freak”, do dc Talk, “Master of the Metal”, da banda Messiah Prophet, entre outros, todos eles estimulam esta distorção de Deus. Carmen, uma das artistas mais populares de rock cristão, descreve o Senhor, em uma de suas músicas, como “hippie de rua”, crucificado numa briga de gangue de rua e que foi depois lançado num monte de entulho”. 27
Existem muitos exemplos de “rock cristão” deturpando e freqüentemente modificando de forma grosseira a verdade sobre Deus e sobre a Bíblia. Estes “rock cristãos” descrevem um Deus que é estranho à revelação bíblica. Fazer isto de forma tão aberta no contexto do cristianismo é blasfêmia.

4. O “Rock Cristão” Representa Erroneamente a Obra do Espírito Santo.
A obra do Espírito Santo é um ministério importante e vital de Deus para a sua igreja. O “Rock cristão” reivindica ser do Espírito Santo. Porém, os fatos desmentem esta noção. O Espírito Santo somente vem e ministra num ambiente de adoração onde haja ordem e disciplina e não em confusão e excitação.

Ellen White, há mais ou menos um século, advertiu a Igreja Adventista com respeito ao uso de música imprópria na adoração no tempo do fim. Surpreendentemente, o contexto da advertência foi uma reunião campal em Muncie, Indiana, em setembro de 1900. Depois de receber o relatório de S. N. Haskell sobre o tipo de música tocada e cantada na reunião campal em Muncie, Ellen White escreveu:

“As coisas que descrevestes como ocorrendo em Indiana, o Senhor revelou-me que haviam de ocorrer imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho.Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operação do Espírito Santo”.28

“Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida. Deus convida Seu povo, que tem a luz diante de si na Palavra e nos Testemunhos, a ler e considerar, e dar ouvidos. Instruções claras e definidas têm sido dadas a fim de todos entenderem. Mas a comichão do desejo de dar origem a algo de novo dá em resultado doutrinas estranhas, e destrói largamente a influência dos que seriam uma força para o bem.” 29

A Experiência de Muncie Hoje

As manifestações físicas que a Sr.a White condenou como conseqüência da reunião campal de Muncie são mais uma vez uma parte importante da cena religiosa contemporânea. Os pastores das igrejas protestantes populares estão usando música barulhenta e excitante em seus cultos. A música é tão central para os seus cultos que é como se tudo o mais fosse excluído. A repetição, a batida e o som altamente amplificado da música controla as mentes e a emoção das pessoas de tal forma que com freqüência vemos até na TV os “adoradores” caindo ao chão, rolando, debatendo-se e gritando.

Por contraste, Ellen White nos diz, “O Senhor deseja manter em Seu serviço ordem e disciplina, não agitação e confusão. (…) Satanás está arregimentando suas forças. Necessitamos ser refletidos e guardar silêncio, e contemplar as verdades da revelação. A agitação não é favorável ao crescimento na graça, à genuína pureza e santificação do espírito. (…) Quando os crentes falam a verdade tal como é em Jesus, revelam uma calma santa e judiciosa, não uma tempestade de confusão.” 30

É significativo notar que Ellen White predisse que a excitação causada pela música não apropriada na reunião campal de Muncie seria repetida antes do final da graça. Não é ilógico ver o cumprimento desta previsão hoje em alguns cultos de adoração adventistas. Se Ellen White não está descrevendo o “rock cristão” na igreja no final dos tempos, então seria muito interessante sabermos o que ela está descrevendo. Não conheço qualquer outra apostasia na igreja que se encaixe, mesmo que remotamente, nesta descrição.

“Uma Balbúrdia de Ruído”.

Ellen White claramente afirma que “O Espírito Santo nunca Se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído. Isso é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo. É melhor nunca ter o culto do Senhor misturado com música do que usar instrumentos músicos para fazer a obra que, foi-me apresentado em janeiro último, seria introduzida em nossas reuniões campais. A verdade para este tempo não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças das instrumentalidades satânicas misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado de operação do Espírito Santo. (…) Nenhuma animação deve ser dada a tal espécie de culto.” 31

Note que Ellen White atribui a origem desta música ruidosa às “agências satânicas”. É solene pensar que Satanás, o decaído regente do coro celestial, seja o autor da balbúrdia de ruído que caracteriza a música rock de hoje. O reconhecimento deste fato deveria advertir nossa juventude e seus líderes contra os perigos do “rock cristão”.

Em uma visão Ellen White viu como a música errada pode afugentar os anjos das reuniões de jovens. Ela escreveu: “Jovens estão ali reunidos; ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para o salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos afastam-se da cena. Têm a tristeza no semblante. Vede como choram! Isso vi eu repetidamente pelas fileiras dos observadores do sábado”. 32

Esta declaração encarna um princípio importante. Música tocada em salões de baile não serve para a adoração a Deus. Há uma distinção clara entre música sacra e secular. Mas cremos que esta distinção é vastamente obscurecida quando o “rock cristão” é tocado na igreja, porque tal música compartilha a mesma batida repetitiva, ritmo e volume do rock secular.

Conclusão

Uma experiência australiana de Louis Torres, o ex-baixista do Bill Haley and His Comets, provê uma conclusão adequada a este estudo. Torres escreve: “Não faz muito tempo fui convidado a falar sobre música para grupos de jovens da IASD na Austrália. Depois de minhas reuniões, ouvi muitas vezes tristes confissões de jovens que tinham sido excluídos da igreja (em vez de terem sido mantidos dentro dela) por causa do uso de música contemporânea nos momentos de culto. Um jovem, que estava tentando voltar para a igreja, disse-me – evidentemente, falando também por outros jovens – ‘Minha queda na igreja se iniciou quando começaram a tocar rock evangélico na igreja. O rock evangélico forneceu uma ponte natural para o rock secular, e logo perdi todo o prazer de cantar hinos. Perdi todo o amor pela igreja e estava fora antes mesmo que percebesse. Posso traçar a fonte de todos os meus problemas à música.'” 33

Ao longo dos séculos o desafio do Cristianismo tem sido confrontar o mundo com as verdades dos Evangelhos, em vez de se conformar com as tendências e práticas do mundo. Infelizmente, muito da história da igreja é uma história de conformismo ideológico e existencial às tendências da sociedade. Assim, o que está acontecendo hoje com a adoção do “rock cristão”, em muitas igrejas, não é nada incomum. Apenas reflete o fracasso histórico de muitos cristãos em viver numa sociedade secular sem participar de seus valores e costumes.
Tal qual no passado, hoje Deus chama Seu povo a não se conformar com o mundo, mas sim transformar o mundo por Sua salvadora graça (Romanos 12:2). Deus conclama Seu povo, dizendo, “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:2-4). Que Deus possa nos ajudar a responder ao Seu tempo do fim chamando para nos separarmos das crenças e práticas pervertidas da babilônia espiritual que inclui o encantamento de ritmos degradantes da música rock de Babilônia.


Notas
1. D.Jewel, The Popular Voice.
2. W.Shafer, Rock Music.
3. John Blanchard, Pop Goes the Gospel, p.28.
4. Ibid., p.13.
5. Ibid., pág. 33
6. Rolling Stone, 7 de outubro de 1976,
7. S. Lawhead, Rock Considered,
8. Circus, 17 de abril de 1979,
9. Super Rock, junho de 1997,
10. Daily Express, 24 de março de 1988,
11. Youth Aflame, outubro de 1982
12. Adventist Affirm, Music, Where the Lyrics Fall Short.
13. Citada por Wine Magazine, 1985,
14. Buzz, maio de 1981,
15. B.Larsen, The Day Music Died
16. M.Schoen, The Psychology of Music.
17. Ibid
18. Life, 3 de outubro de 1969,
19. Ibid.
20. Buzz, 1984
21. Ibid
22. Ibid
23. KE Parker, “Music the Cultural Frontier of the Church”, em Windstorm Christian Music.
24. B. Larson, Rock,
25. Ibid
26. Adventist Affirm, “Music, Not All Youth Want to Rock”
27. Internet, www.rock, Por que eu não Posso?
28. Mensagens Escolhidas, vol. 2, veja as páginas de 31-39
29. Ibid., pp 37-38, ênfase minha.
30. Ibid., pp.35-36.
31. Ibid., pág. 36-37.
32. Mensagens aos Jovens, pág 295.
33. Louis Torres, “Rock cristão”, adventista Affirm (Spring 1998), pág. 19.
Lloyd Grolimund é Diretor de Jovens da Conferencia Norte da Nova Zelândia. Publicado com alterações editoriais por Samuele Bacchiocchi
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