domingo, 4 de março de 2018

Os dinossauros se transformaram em aves?


Introdução
De acordo com muitos evolucionistas de hoje, os dinossauros realmente não estão extintos, mas sim estão se alimentando de nossos alimentadores de pássaros. Para muitos evolucionistas, parece que os pássaros simplesmente são dinossauros. Com este tipo de viés, é bastante fácil para os evolucionistas encontrar evidências supostas para apoiar a noção de que os pássaros evoluíram dos dinossauros.

Mas o que a Bíblia nos fala sobre a origem dos pássaros, e quão boa é a evidência científica de que alguns dinossauros evoluíram para os pássaros?

O que a Bíblia diz sobre a origem das aves?


As aves foram criadas no dia cinco e os dinossauros no dia seis.
No primeiro capítulo de Gênesis, versículo 21 , lemos isso no dia cinco da criação, Deus criou "todas as aves aladas segundo sua espécie". Isso inclui pássaros que voaram acima da Terra ( Gênesis 1:20 ). Homem e animais terrestres foram criados no Dia Seis da Semana da Criação ( Gênesis 1: 24-31 ). Havia pássaros terrestres que não voavam originalmente? Eu deixaria aberta a possibilidade, mas uma discussão sobre isso está além do escopo deste capítulo . A maioria dos ornitólogos dizem que essas aves são secundariamente sem vôo (ou seja, elas perderam a capacidade de voar). Isso seria devido à variação dentro do tipo ou a perdas mutacionais desde a criação. Então, a melhor possibilidade é que as aves foram criadas no Dia Cinco, e algumas perderam essa habilidade, mas eu não seria dogmático.

Os répteis aquáticos extintos, como os plesiossauros e os répteis voadores extintos, como os pterodáctilos, não são classificados como dinossauros e a maioria dos evolucionistas não acredita que evoluíram para os pássaros . Assim, para o cristão que acredita na Bíblia, tanto o fato da criação como a ordem da criação afirmam que as aves e os dinossauros se originaram separadamente.

As aves são de diferentes "tipos".
Gênesis 1:21 diz que Deus criou cada pássaro alado de acordo com o seu "tipo". O seguinte versículo diz que eles deveriam se multiplicar e reproduzir; então a conexão lógica é que os pássaros do mesmo tipo podem se reproduzir . A palavra hebraica para "amável" em Gênesis refere-se a qualquer grupo de animais capazes de cruzar e reproduzir de acordo com seu tipo . Por exemplo, todos os cães e animais parecidos com cães, como lobos e coiotes, são capazes de se cruzar e, portanto, representariam um "tipo", mesmo que alguns sejam classificados hoje como espécies diferentes.

Isso não significa, no entanto, que todas as aves representam um único tipo criado e, portanto, compartilham uma ascendência comum . A Bíblia nos diz que existem vários tipos diferentes de pássaros (plural) . As leis dietéticas levíticas ( Levítico 11: 13-19 ), por exemplo, listam muitos tipos diferentes de pássaros como sendo impuros . Isso proporciona mais suporte bíblico para tipos de aves criadas múltiplas.

O que os evolucionistas afirmam sobre a origem das aves?
Os evolucionistas há muito especulam que as aves evoluíram de répteis . Em um momento ou outro, praticamente todas as classes vivas e extintas de répteis foram propostas como o antepassado dos pássaros . O famoso apologista darwiniano Thomas Huxley foi o primeiro a especular (em meados dos anos 1800) que os pássaros evoluíram de dinossauros .

Embora essa noção tenha entrado e fora de favor ao longo dos anos, atualmente é uma visão popular entre os evolucionistas. Na verdade, a origem dos pássaros e dos dinossauros é promovida como dogma irrefutável em nossas escolas, manuais de biologia e mídia popular.

Enquanto os evolucionistas agora concordam que os pássaros estão relacionados de alguma forma com os dinossauros, eles estão divididos sobre se os pássaros evoluíram de algum antepassado compartilhado dos dinossauros na arcanosaúria (que inclui jacarés, pterossauros, plesiossauros, ictiossauros e cânceres) ou diretamente de avançados dinossauros de terópodes (dinossauros bipedais que comem carne, como o conhecido Tiranossauros rex ) . A última visão ganhou popularidade desde 1970, quando John Ostrom descobriu um dinossauro de temópodes do Cretáceo, chamado "pássaro", chamado Deinonychus .

Um adulto Deinonychus mediu cerca de 12 pés (3,5 m) de comprimento, pesava mais de 150 libras (68 kg) e tinha cerca de 5 pés (1,5 m) de altura em suas duas pernas traseiras . Como outros terópodes (que significa "pé de feras"), Deinonychus tinha sido mais pequeno que os membros traseiros, com as mãos com três dedos e pés com três dedos . A característica mais distintiva de Deinonychus (que significa "garra terrível") é um grande talão curvo em seu dedo médio.

Uma das principais razões pelas quais Deinonychus e outros dinossauros de terópodes similares (chamados de dromaeosaurios) pareciam ser ancestrais plausíveis aos pássaros é que, como os pássaros, essas criaturas caminharam unicamente nas patas traseiras e só tinham três dedos nas mãos . Mas, como veremos, há muitos problemas para transformar qualquer dinossauro, e particularmente um terópodo, em um pássaro.

Problemas com dinossauros evoluindo para as aves
De sangue quente versus sangue frio
Aparentemente esquecido em todas as alegações de que os pássaros são essencialmente dinossauros (ou pelo menos que evoluíram de dinossauros) é o fato de que os dinossauros são répteis . Existem muitas diferenças entre aves e répteis, incluindo o fato de que (com poucas exceções) répteis vivos são criaturas de sangue frio, enquanto as aves e os mamíferos são de sangue quente . Na verdade, mesmo em comparação com a maioria dos mamíferos, as aves têm temperaturas corporais excepcionalmente elevadas, resultantes de uma alta taxa metabólica.

EM UM ESFORÇO PARA TORNAR A EVOLUÇÃO DOS DINOSSAUROS EM PÁSSAROS MAIS PLAUSÍVEL, ALGUNS EVOLUCIONISTAS ARGUMENTARAM QUE OS DINOSSAUROS TAMBÉM ERAM ENDOTÉRMICOS.
A diferença entre animais frios e de sangue quente não é simplesmente na temperatura relativa do sangue, mas sim na sua capacidade de manter uma temperatura constante do núcleo do corpo . Assim, animais de sangue quente como aves e mamíferos têm mecanismos fisiológicos internos para manter uma temperatura corporal essencialmente constante; eles são mais adequadamente chamados de "endotérmicos". Em contraste, os répteis têm uma temperatura corporal variável influenciada pelo ambiente envolvente e são chamados de "ectotérmicos". Um animal ectotérmico pode ajustar sua temperatura corporal de forma comportamental (por exemplo, movendo-se entre sombra e sol), mesmo atingindo maior temperatura do corpo do que um chamado animal de sangue quente, mas isso é feito por fatores externos.

Em um esforço para tornar a evolução dos dinossauros em pássaros parecem mais plausível, alguns evolucionistas argumentaram que os dinossauros eram também endotérmicos, mas não há nenhuma evidência clara para isso. 

Uma das linhas de evidência de dinossauros endotérmicos é baseada na estrutura microscópica dos ossos de dinossauro . Os ossos de dinossauro fóssil foram encontrados contendo estruturas microscópicas especiais chamadas osteons (ou sistemas Haversian) . Osteons são camadas concêntricas complexas de osso que circundam vasos sanguíneos em áreas onde o osso é denso . Esse arranjo é assumido por alguns como exclusivos dos animais endotérmicos e, portanto, evidenciam que os dinossauros são endotérmicos, mas esse não é o caso. Os vertebrados maiores (sejam répteis, aves ou mamíferos) também podem ter esse tipo de osso . Mesmo os peixes como o atum possuem osso osteonal em seus arcos vertebrais.

Outro argumento para a endotérmia nos dinossauros é baseado nos ovos e no comportamento de ninhada assumido pelos dinossauros, mas essa especulação também foi desafiada. Na verdade, não há comportamento de meditação de terópodes que não se sabe ocorrer em crocodilos e outros répteis vivos de sangue frio.

Alan Feduccia, um especialista em aves e sua evolução, concluiu que "nunca houve, nem há agora, nenhuma evidência de que os dinossauros fossem endotérmicos". Feduccia diz que, apesar da falta de evidência, "muitos autores tentaram fazer espécimes em conformidade com o dogma dos terópodes de sangue quente ".

"Bird-hipped" versus dinossauros "lagarto-enrolados"
Todos os dinossauros são divididos em dois grandes grupos, com base na estrutura dos quadris (ossos da pelve): os dinossauros de lagarto e os dinossauros com pássaros (ornithiscians). A principal diferença entre as duas estruturas do quadril é que o osso púbico dos dinossauros com pássaros é dirigido para a parte traseira (como é nos pássaros) em vez de inteiramente para a frente (como é nos mamíferos e os répteis).

Mas, em outros aspectos, os dinossauros com pássaros, incluindo criaturas tão estranhas como os ankylosaurs blindados e os dinossauros ceratopsianos com chifres, são ainda menos parecidos com os pássaros do que os dinossauros bipéricos de lagarto, como os terópodes . Este ponto raramente é enfatizado nas contas populares da evolução dos dinossauros / pássaros.

A mão de três dedos
Uma das principais linhas de evidência citadas pelos evolucionistas para a evolução das aves de dinossauros de terópodes é a "mão" de três dedos encontrada em aves e terópodes. O problema é que estudos recentes mostraram que existe uma incompatibilidade digital entre pássaros e terópodes.

A maioria dos vertebrados terrestres tem um desenvolvimento embriológico baseado na mão de cinco dedos . No caso de aves e dinossauros de terópodes, dois dos cinco dedos são perdidos (ou muito reduzidos) e três são mantidos durante o desenvolvimento do embrião . Se os pássaros evoluíam a partir de terópodes, seria de esperar que os mesmos três dedos fossem mantidos em aves e dinossauros de terópodes, mas tal não é o caso . A evidência mostra que os dedos retidos em dinossauros de terópodes são os dedos 1, 2 e 3 (o "polegar" é o dedo 1) enquanto os dedos retidos em aves são 2, 3 e 4. 

Pulmão aviário versus réptil
Uma das características mais distintivas das aves é seus pulmões . Os pulmões das aves são de tamanho pequeno e quase rígidos, mas são, no entanto, altamente eficientes para atender às altas necessidades metabólicas do vôo . A respiração dos pássaros envolve uma única "ventilação contínua" em um conjunto de nove sacos de ar flexíveis de interconexão encaixados entre os músculos e sob a pele. Os sacos de ar contêm poucos vasos sanguíneos e não participam da troca de oxigênio, mas sim funcionam como fole para mover o ar através dos pulmões.

Um pulmão aviário
Os sacos de ar permitem um fluxo unidirecional de ar através dos pulmões, resultando em maior teor de oxigênio do que é possível com o fluxo de ar bidirecional através dos pulmões de répteis e mamíferos . O fluxo de ar se move através dos mesmos tubos em diferentes momentos, tanto dentro como fora dos pulmões de répteis e mamíferos, e isso resulta em uma mistura de ar rico em oxigênio com ar cheio de oxigênio (ar que está nos pulmões por algum tempo) . O fluxo unidirecional através dos pulmões de aves não só permite que mais oxigênio se difunda no sangue, mas também mantém o volume de ar nos pulmões quase constante, um requisito para manter um caminho de vôo de nível.

Um pulmão reptiliano
Se os dinossauros de terópodes são os antepassados ​​dos pássaros, pode-se esperar encontrar evidências de um pulmão de tipo aviário em tais dinossauros . Embora os fósseis geralmente não preservem os tecidos moles, como os pulmões, um fóssil de terpesídeos de terópodo muito fino ( Sinosauropteryx ) foi encontrado em que o contorno da cavidade visceral foi bem preservado . A evidência indica claramente que este terópodo tinha mecanismos pulmonares e respiratórios semelhantes aos de um crocodilo, e não um pássaro. Especificamente, houve evidência de um músculo tipo diafragma que separa o pulmão do fígado, tanto quanto você vê nos crocodilos modernos (os pássaros não têm um diafragma). Essas observações sugerem que este terópodo era semelhante a um réptil ectotérmico, e não um pássaro endotérmico.

Origem das penas
Existe dinossauros emplumados?
As penas têm sido consideradas únicas para os pássaros. Certamente, todos os pássaros vivos têm penas de algum tipo, enquanto nenhuma criatura viva além dos pássaros foi encontrada para ter um apêndice cutâneo mesmo remotamente semelhante a uma pena. Uma vez que a maioria dos evolucionistas tem certeza de que os pássaros evoluíram a partir de dinossauros (ou pelo menos estão intimamente relacionados com eles), tem havido um intenso esforço para encontrar fósseis de dinossauros que mostram alguma sugestão de penas ou "protofeathers". Com esse viés de observador, é preciso ser cético em relação aos recentes relatórios amplamente divulgados de dinossauros emplumados.

Os dinossauros são répteis e, portanto, não é surpreendente que a evidência fóssil tenha demonstrado que eles têm uma pele escamosa típica dos répteis . Por exemplo, um espécime bem conservado recentemente descoberto de Compsognathus (um pequeno dinossauro terópode do tipo que se acredita estar mais relacionado com os pássaros) mostrou evidências inconfundíveis de escamas, mas infelizmente, sem penas. 7

Ainda assim, houve muitas reivindicações de dinossauros emplumados, particularmente de fósseis encontrados na província de Liaoning, no nordeste da China. 8 O dinossauro emplumado mais antigo desta fonte é o dinossauro Sinosauropteryx , que não é muito estranho , que não possui nenhuma evidência de estruturas que possam ser mostradas como plumas. 9

As estruturas descritas como "protofeathers" nos fósseis de dinossauro Sinosauropteryx e Sinithosaurus são filamentosas e às vezes têm estruturas entrelaçadas sem semelhança óbvia com as penas . Agora parece provável que esses filamentos (muitas vezes referidos como "dino-fuzz") são realmente fibras de tecido conjuntivo (colágeno) encontradas na camada dérmica profunda da pele. Feduccia lamenta que "o principal e mais preocupante problema da hipótese de dinossauro emplumado é que as estruturas inteiras foram homologadas com penas aviárias com base em informações anatômicas e paleontologicamente errôneas e enganosas" 10.

Complicar as coisas ainda mais é o fato de que aves verdadeiras foram encontradas entre os fósseis da província de Liaoning nas mesmas camadas que os seus antepassados ​​de dinossauros presumidos. O evasivo fóssil fúnebre Confuciusornis sanctus , por exemplo, tem longas penas de cauda esbelta que se assemelham às de um mosquiteiro de cauda de tesoura moderno. Dois taxados ( Caudipteryx e Protarchaeopteryx ) que se pensava serem dinossauros com verdadeiras penas agora são geralmente concedidos para serem pássaros sem vôo. 11

Até agora, o único suposto fóssil de dinossauro com penas óbvias que foi "encontrada" é Archaeoraptor liaoningensis . Este chamado dinossauro de penas definitivo foi relatado com muita fanfarra na edição de novembro de 1999 da National Geographic, mas desde então mostrou ser uma fraude.

O que isso provaria se os recursos comuns a um tipo de animal fossem encontrados em outro? Nada . Simplificando, Deus usa vários projetos com várias criaturas . Pegue o ornitorrinco, por exemplo - um mosaico . Possui vários recursos de design que são compartilhados com outros animais, e ainda é completamente distinto. Então, se um dinossauro (ou um mamífero) for encontrado com penas, isso questionaria nosso critério humano de classificação, não a veracidade bíblica. O que é necessário para apoiar a evolução não é um mosaico incomum de traços completos, mas um traço em transição, como uma "pena de escama", o que os biólogos criacionistas chamariam de "sceather".

Penas e escamas são diferentes.
Uma imagem em close-up de uma pena
Uma imagem em close-up de uma pena

Uma imagem em close de escamas
Uma imagem em close de escalas

Se as aves evoluíram a partir de dinossauros ou qualquer outro réptil, então as penas devem ter evoluído a partir de escamas reptilianas. Os evolucionistas estão tão confiantes de que as penas evoluíram a partir de escamas que muitas vezes afirmam que as penas são muito semelhantes às escamas . A popular enciclopédia informativa Encarta (1997) descreve as penas como uma "excêntrica descoberta da pele peculiar ao pássaro, mas semelhante em estrutura e origem às escamas dos peixes e dos répteis" 12.

Na verdade, as penas são profundamente diferentes das escamas em sua estrutura e crescimento . As penas crescem individualmente a partir de folículos semelhantes a tubos semelhantes aos folículos pilosos . As escamas reptilianas, por outro lado, não são estruturas folicares individuais, mas sim compreendem uma folha contínua na superfície do corpo . Assim, enquanto as penas crescem e são lançadas individualmente (na verdade, em pares simetricamente combinados!), As escamas crescem e são derramadas como uma folha inteira de pele.

A vara de penas é composta por centenas de farpas, cada uma com centenas de barbulas entrelaçadas com pequenas coleiras com dobradiça. Esta estrutura incrivelmente complexa não tem a menor semelhança com a escama réptil relativamente simples. Ainda assim, os evolucionistas continuam a publicar cenários imaginativos de quantas escamas de répteis com franjas evoluíram por acaso em penas, mas a evidência de "sceathers" os escapa.

Arqueopteryx, um pássaro verdadeiro, é mais antigo do que os dinossauros "emplumados".
Um dos maiores dilemas para aqueles que querem acreditar que os dinossauros evoluíram para os pássaros é que os chamados dinossauros emplumados encontrados até agora são datados de cerca de 20 milhões de anos mais recentes que o Archaeopteryx . Este é um problema para a evolução porque Archaeopteryx agora é geralmente reconhecido como um verdadeiro pássaro. 13 Alguns espécimes deste pássaro são tão perfeitamente fosilizados que mesmo o detalhe microscópico de suas penas é claramente visível . Assim, alegando links faltantes de dinossauros que se mudam para pássaros quando os pássaros já existem, não ajuda o caso da evolução.

Durante muitos anos, o Archaeopteryx foi promovido em livros didáticos e museus de biologia como o fóssil de transição perfeito, presumivelmente sendo precisamente intermediário entre répteis e pássaros . Muito se fez com o fato de que Archeopteryx tinha dentes, dedos em suas asas e uma cauda longa - tudo supostamente provando sua ascendência reptiliana . Embora não haja pássaros vivos com dentes, outros pássaros fossilizados como Hesperornis também tiveram dentes . Alguns pássaros modernos, como o avestruz, têm os dedos nas asas e o hoatzin juvenil (um pássaro sul-americano) tem dedos e dedos bem desenvolvidos com os quais pode escalar árvores.

Origem do vôo
Um dos maiores problemas para os evolucionistas é explicar a origem do voo . Para piorar as coisas, os evolucionistas acreditam que os pássaros voadores evoluíram antes dos pássaros que não sobrevivem, como pinguins.

O tipo de dinossauro de terópodes que se acredita ter evoluído para aves voadoras é, pelo menos, mal projetado para o vôo . Esses dinossauros têm pequenas extremidades que normalmente nem conseguem atingir suas bocas . Não está claro o que terópodes, como o conhecido T . Rex , fez com seus minúsculos membros dianteiros. É óbvio que eles não caminharam, se alimentaram ou pegaram presas com eles, e eles certamente não voaram com eles!

Outro problema é que este tipo de dinossauro bípede teve uma cauda longa e pesada para equilibrar o peso de um pescoço comprido e cabeça grande . Decorar tal criatura com penas dificilmente seria suficiente para tirá-lo do chão ou ser de grande benefício de qualquer outra forma.

Conclusão
Ter um verdadeiro pássaro aparece antes de supostos dinossauros emplumados, nenhum mecanismo para mudar as escamas em penas, nenhum mecanismo para mudar um pulmão reptiliano em um pulmão aviário e nenhum dinossauro legítimo encontrado com penas são boas indicações de que os dinossauros não se transformaram em pássaros. A evidência é consistente com o que a Bíblia ensina sobre os pássaros serem únicos e criados após seus tipos.

Gênesis é claro que Deus não fez pássaros de dinossauros pré-existentes . De fato, os dinossauros (animais terrestres feitos no Dia Seis) vieram depois de criaturas aladas feitas no Dia Cinco, de acordo com a Bíblia . Tanto biblicamente quanto cientificamente, os comedores de frangos ao redor do mundo podem descansar com facilidade: não estão comendo dinossauros mutantes.

Notas de rodapé
RT Bakker, renascimento de dinossauros, Scientific American 232 : 58-78, 1975.
A. Feduccia, Dinossauros como répteis, Evolução 27 : 166-169,1973; A. Feduccia, Origem e Evolução das Aves , 2ª Ed., Yale University Press, New Haven, Connecticut, 1999.
NR Geist e TD Jones, estrutura esquelética juvenil e hábitos de reprodução de dinossauros, Science 272 : 712-714,1996.
A. Feduccia, T. Lingham-Soliar e JR Hinchliffe, Existem dinossauros emplumados? Testando a hipótese sobre evidências neonológicas e paleontológicas, Journal of Morphology 266 : 125-166, 2005.
Feduccia et al., 2005.
JA Ruben, TD Jones, NR Geist e WJ Hillenius, estrutura pulmonar e ventilação em dinossauros de terópodes e pássaros precoce, Science 278 : 1267-1270, 1997.
UB Gohlich e LM Chiappe, um novo dinossauro carnívoro do recente arquipélago Jurassic Solnhofen, Nature 440 : 329-332, 2006.
PJ Chen, ZM Dong e SN Zheng, um dinossauro terópodo excepcionalmente bem preservado da formação yixiana da China, Nature 391 : 147-152, 1998; X. Xu, X.Wang e X. Wu, dinossauro Dromaeosaurid com um tegumento filamentoso da formação Yixian da China, Nature 401 : 262-266, 1999; PJ Currie e PJ Chen, Anatomia de Sinosauropteryx prima de Liaoning, nordeste da China, Can. J. Earth Sci. 38: 1705-1727, 2001.
Feduccia et al., 2005.
Feduccia et al., 2005.
Feduccia et al., 2005.
Enciclopédia Encarta 98. 1993-1997.
PJ Currie et al., Eds., Dragons Emplumados: Estudos sobre a Transição de Dinossauros para Aves , Indiana University Press, Bloomington, Indiana, 2004.

Artigo Traduzido do Original "Did Dinosaurs Turn into Birds?" pelo site Bíblia e a Ciência

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA