terça-feira, 12 de abril de 2016

Corpo, Alma e Espírito – Nós Somos Tricotomistas, Dicotomistas ou Holísticos?



Para melhor compreensão do assunto definamos as palavras corpo, espírito e alma.

Corpo

É a parte física do homem que torna ao pó por ocasião da morte.

Espírito

“É o princípio de vida dado ao homem por Deus” (E. E. Vine).

Para Lutero, espírito é a parte mais elevada e nobre do homem, por capacitá-lo para captar as coisas incompreensíveis, invisíveis e eternas.

De acordo com o hebraico “ruach” e o grego “pneuma” aplicado ao homem significa:

1º) O fôlego de vida que Deus soprou nas narinas do homem, bem como em todos os animais (Gênesis 2:7; 7:22; Mateus 27:50; Lucas 8:55).

2º) Disposição, atitude, temperamento, sede das emoções e do conhecimento (Marcos 2:8; João 13:21; 1Pedro 3:4).

3º) O instrumento pelo qual o homem se comunica com Deus (Lucas 1:47; Atos18:25).

É também por meio do espírito que Deus se comunica conosco (Ezequiel 36:26-28).

Alma

Gesênio, o maior lexicógrafo hebraico, definiu alma da seguinte maneira: “Fôlego, o espírito vital, o mesmo que o grego “psiquê” e o latim “anima“, mediante a qual vive o corpo, a saber o princípio de vida manifestado no fôlego”.

O espírito vivificante de Deus no corpo fez com que o homem se tornasse alma vivente. Uma melhor tradução de acordo com o hebraico “nephesh hayyah” seria ser vivente, criatura vivente, como aparece em algumas traduções inglesas de Gênesis 2:7.

Para Vincent, notável estudioso de palavras gregas do Novo Testamento, “alma”: “É o princípio de individualidade, a sede das impressões pessoais… a sede dos sentimentos, desejos, afeições e aversões”.

“Nephesh”, de acordo com Bullinger, em A Critical Lexicon and Concordance, pág.721, pode ser traduzida de 44 maneiras diferentes.

Das 752 vezes usadas no Velho Testamento, ela é traduzida 473 por “alma”, 118 por “vida”, 29 por “pessoa”, 15 vezes por “corpo”, etc.

“Nephesh” designa o ser humano completo, e não parte de uma pessoa como os gregos ensinavam.

Eis apenas mais uma distinção: “O espírito é o sopro do fôlego de Deus na criatura, o princípio de vida proveniente de Deus”.

“A alma é a possessão individual do homem, o que distingue um homem de outro e da natureza inanimada” (O Pregador Adventista, setembro a dezembro de 1948, pág. 23).

A existência do ser humano, ou “alma vivente”, se tornou possível pela união do “corpo” e do “fôlego de vida” na criação (Gênesis 2:7).

Na morte, o corpo volve à terra, o fôlego saindo do corpo vai para Deus (Eclesiastes12:7), a alma ou criatura vivente desaparece (Salmos 6:5; 146:4; Eclesiastes 9:5 e 6). A Bíblia não ensina que a alma é uma essência abstrata e imortal que sobrevive à matéria. A ideia grega de que o homem tem uma alma não é defensável pela Bíblia, desde que os escritos inspirados asseguram que ele é uma alma.

A Revista Adventista de julho de 1964, pág. 32, em resposta a um de seus consulentes sobre a diferença destas palavras o fez com esta síntese: “Espírito é a parte pensante do homem; alma, a parte sensitiva, a sede dos sentimentos, que chamamos também coração; corpo é a parte física”.

Duas Teorias sobre a Natureza do Homem

1º) A teoria tricotomista defende uma natureza tríplice: corpo, alma e espírito. 1Tessalonicenses 5:23 parece apoiar esta opinião.

2º) A teoria chamada dicotomista defende uma natureza dupla: corpo e alma (ou espírito). Proposição que parece conformar-se com o ensinamento bíblico de Gênesis 2:7; 1Reis 17:21; Tiago 2:26. Seu ponto negativo seria a semelhança com o dualismo grego de Platão: a alma imortal e o corpo mortal.

Qual destas duas teorias aceitamos?

Parece não haver, em nossos escritos, uniformidade neste sentido.

Eis a prova: “Muitos cristãos consideram o homem e a mulher como seres que se compõem de três partes: corpo, alma e espírito. Este conceito até se tornou proverbial. Naturalmente, isto é assim enquanto estávamos vivos; mas, que acontece na morte?…” – O Ministério Adventista, julho e agosto de 1983, pág. 22.

“A teoria dicotomista parece ser mais razoáve1 à luz de Gênesis 2:7 e passagens várias, como 1Reis 17:21; Tiago 2:16″ – Auxiliar da Lição da Escola Sabatina, 20/04/1975.

Um estudo mais aprofundado de nossas doutrinas e das palavras originais para alma e espírito nos leva à conclusão de que não devemos aceitar nenhuma dessas duas teorias. Biblicamente o homem é um todo indivisível, ou, em outras palavras, é uma unidade que não pode ser dividida nas partes componentes.

O homem, segundo o Antigo Testamento, forma uma unidade psicofísica indissolúvel. O israelita não é tricotomista e nem dicotomista, mas monista.

O conceito, influenciado pelas ideias platônicas, que distinguem a alma do corpo (dicotomia) é totalmente alheio aos conceitos doutrinários do Velho Testamento sobre o homem, por considerá-lo um ser indivisível.

O que Paulo quis dizer em 1Tessalonicenses 5:23: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

“A passagem de 1Tessalonicenses 5:23 não indica uma tricotomia de espírito, alma e corpo, mas apenas apresenta o homem como um ser total, cuja personalidade necessita ser santificada por Deus”. [Confira Deuteronômio 6:5] – The Interpreter’s Dictionary of the Bible, Vol. 3, pág. 429.

W. E. Vine, em seu Comentário às Escrituras do Apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses, após chamar a atenção para a necessidade do espírito e corpo serem conservados incontaminados, na página 110, apresenta estas palavras muito significativas: “No texto grego, a palavra que se traduz por “conservados” está no singular, pois o homem, apesar de sua tríplice natureza – espírito, alma e corpo – é um ser indivisível”.

A conclusão a que Vine chegou precisa ser destacada: O homem é um ser indivisível. Logo, na morte, não pode subsistir uma parte imortal enquanto outra desce ao pó, visto que isso o tornaria um ser divisível.

Vincent, em Word Studies in the New Testament, vol. 4, pág. 52, com sua autoridade, sentencia: “É inútil tentar extrair destas palavras (espírito, alma e corpo) uma declaração técnica, psicológica de uma divisão tríplice da personalidade humana. Se Paulo reconhecesse qualquer divisão técnica desse tipo, seria mais provavelmente dupla: o corpo ou parte material, e a parte imaterial com seus aspectos superior (espírito) e inferior (alma)”.

Das ideias apresentadas no Comentário Bíblico Adventista, sobre 1Tessalonicenses 5:23, estas devem ser realçadas: “Espírito, alma e corpo. Paulo não está apresentando um estudo sobre a natureza do homem, mas certificando-se de que nenhuma parte da vida de seus conversos seja deixada sem o toque do poder santificador de Deus. Geralmente a Bíblia parece falar de uma divisão dupla no homem, seja corpo e alma ou corpo e espírito. Em Tessalonicenses essas ideias estão combinadas para enfatizar que nenhuma parte do homem deve ser excluída da influência da santificação”.

A seguir, assim define as três palavras:

“Por espírito pode-se entender o princípio mais elevado de inteligência e pensamento, dos quais o homem é dotado e com os quais Deus pode comunicar-Se através de Seu Espírito. Por alma, quando distinta de espírito, pode-se entender aquela parte da natureza do homem que encontra expressão através dos instintos, emoções e desejos. O significado de corpo (soma) parece evidente. É a estrutura corpórea – carne, sangue e ossos – que é controlada pela natureza inferior ou pela superior”.

Uma nota da Lição da Escola Sabatina, de 22/04/1975,  explicando 1Tessalonicenses, 5:23 dizia: “O apóstolo Paulo não ensina que o homem é composto de três partes: corpo, alma e espírito, mas fala de três diferentes modos em que uma pessoa pode relacionar-se com outras pessoas. Na Bíb1ia o homem é um todo indivisível. Termos como alma ou corpo ou espírito não são usados para indicar partes separadas do homem. Cada um desses vocábulos se refere ao homem numa função particular”.

Conclusão

Corpo, alma e espírito se referem a três aspectos deste todo indivisível que é o homem. Espírito é o aspecto que faz do homem uma pessoa, feita à imagem de Deus, e capaz de comunhão com Deus. Alma, que vem do latim anima, é o que o homem tem em comum com os animais, isto é, vida. Sem vida o homem é um corpo inanimado, morto. Corpo é o fundamento material do homem feito de ossos, músculos, nervos, etc.

O triângulo tem três lados. Se um destes vier a faltar, o triângulo deixa de existir. De igual modo, se um dos aspectos do homem – espírito, alma, corpo – vier a faltar, o homem deixa de existir.

Não somos tricotomistas, nem dicotomistas, mas holísticos, isto é, cremos que o homem é um todo indivisível.

Livro: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA