domingo, 27 de março de 2016

O filho deve pagar pela iniquidade do pai? – Êxodo 20:5 e Ezequiel 18:20



Na primeira passagem lemos: “… Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos…”. Enquanto a segunda declara: “…o filho não levará a iniquidade do pai…”.
Estes dois textos interpretados cuidadosamente em seus contextos e na compreensão da Bíblia em suas doutrinas gerais  jamais se contradizem.
Através da declaração “visito a iniquidade dos pais nos filhos”, Deus nos quer ensinar que os filhos sofrem as consequências dos pecados dos pais. Pensemos no filho de um alcoólatra inveterado. Os filhos herdam dos pais fraquezas que os levam a pecar. Estudos têm sido feitos provando que os pais praticantes de vícios e pecados transmitem aos filhos e netos as consequências de sua vida desregrada. Embora os filhos sofram as consequências dos pecados dos pais, Deus em Sua justiça irá punir apenas os responsáveis pelo pecado. A pessoa sofre fisicamente, mas isto não afasta a sua salvação.
A primeira passagem está falando do aspecto físico, enquanto a segunda se refere ao aspecto espiritual.
O filho do maior marginal, não seguindo o exemplo paterno e aceitando a Cristo como seu Salvador, tem o privilégio da salvação. Na primeira passagem há referências às tendências hereditárias; na segunda, Ezequiel dá ênfase a esta verdade – o filho não é responsável pelos erros dos pais.
O primeiro texto trata dos resultados físicos nesta vida; o segundo, da salvação espiritual para a vida por vir.

Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, de Pedro Apolinário – Passagens Aparentemente Conflitantes

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA