domingo, 31 de janeiro de 2016

Falsificações confusas de Satanás

Falsificações confusas de Satanás


Por Joe Crews 

Falsificações confusas de Satanás 
Suponha que você tivesse que resumir a Bíblia inteira em apenas duas palavras. Que palavras você escolheria? Eu tenho pensado sobre isso, e eu acredito que pecado e a salvação pode ser a resposta mais precisa. Afinal, Satanás entrou em cena muito cedo para levar o homem ao pecado e para roubar sua salvação. Aliás, que também foi o ponto de viragem para a família humana. Você vê, Deus tinha tudo com base na obediência. Ele tinha fornecido todos os presentes maravilhosos de vida, de caráter justo, domínio sobre a terra, e uma bela casa no Jardim. Então, Ele prometeu que essas bênçãos iriam continuar sem interrupção com uma única condição: Obedeça e viva, desobedece e morre. 



Sabemos, é claro, o que se seguiu foi o ultimo. Adão e Eva cedeu ao tentador e o pecado entrou neste belo planeta pela primeira vez. E a partir desse momento, o grande conflito tornou-se uma realidade em fúria, entre Cristo e Satanás, a verdade e o erro, a obediência e a desobediência. Cada livro e capítulo da Bíblia está entrelaçada com o grande plano de Deus para levar o homem de volta à posição original de obediência da qual caiu. "Tu chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mateus 1:21). Pecado, é claro, é a desobediência à lei de Deus. 

Às vezes as pessoas têm perguntado: "Por que se preocupar sobre as ações externas e obras da lei? Deus não está mais interessado no coração do que na conduta exterior? "Na verdade, essas coisas não podem ser separadas. Desde o início, Deus fez a obediência a grande prova de amor e lealdade. Ninguém pode dizer que Deus não estava preocupado sobre o comportamento de nossos primeiros pais. Suas ações exteriores espelharam um coração dividido. Esta é também por isso que Jesus disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15). 

O foco do programa do céu é para salvar os homens de quebrar a lei de Deus por incutir um amor ágape nos corações dos verdadeiros crentes. O último livro da Bíblia destila o problema para baixo para a mesma pergunta básica de obediência. Toda alma receberá o selo de Deus ou a marca da besta. Mais uma vez o teste será sobre a obediência à lei. A principal característica dos redimidos, de acordo com o livro do Apocalipse, é que eles guardam os mandamentos de Deus. A condição que Deus estabeleceu para o homem a permanecer no Éden torna-se a condição para o homem voltar ao Paraíso. "Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apocalipse 14:12). "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao restante da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo" (Apocalipse 12:17). "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar pelas portas na cidade" (Apocalipse 22:14). 

A linha inferior é que Deus deve ter um povo que pode ser confiável com a vida eterna. Você já considerou que aqueles que são convertidos para a vinda de Jesus ainda vão reter o poder de escolha? A Bíblia nos assegura que a aflição não se levantará pela segunda vez. Não haverá repetição destes 6000 anos de carnificina, da tragédia e da morte. Não porque não haverá escolha, mas porque Deus não vai levar para o céu os que preferem morrer do que não pecar. Os anjos vão saber que o céu é seguro por causa da experiência dos santos neste mundo antes de eles receberem imortalidade. Não haverá nenhum risco de este pesadelo recorrente do pecado. Esta experiência em teste no planeta Terra vai cuidar disso. 

Toda Estratégia de Satanás é baseado em fazer as pessoas pecarem. Ele sabe que nada que contamina vai entrar no reino de Deus, porque o pecado é a única coisa que contamina aos olhos de Deus. Estou convencido de que Satanás compreendeu um certo princípio muito antes de o apóstolo Paulo escrever isso em Romanos 6:16. "Não sabeis vós que a quem vos ofereceis como servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis; ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? " Por favor note que você se torna um servo de quem você obedece. Se você obedecer a Deus, você é um servo de Deus; e se você deixar de obedecer a Deus, você deixa de ser um servo de Deus. O plano do inimigo é fazer com que você obedeça-o e torna-se seu servo. 

Eu posso enfatizar o suficiente que o diabo não se importa que você desobedece a Deus, enquanto você faz isso. Você pode até mesmo fazê-lo em nome da religião, e algumas das pessoas mais religiosas têm feito isso ao longo da história. Jesus falou repetidamente de quem seria culpado de tal conduta paradoxal. Ele declarou: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então direi-lhes: Nunca vos conheci: afastar-me, vós que praticais a iniqüidade "(Mateus 7:22, 23). 

Jesus cuidadosamente identifica esses reclamantes presunçosos como indivíduos muito religiosos. Tudo tinha sido feito em nome de Jesus, mas eles foram rejeitados no final, como indignos de entrar no céu. Por quê? Qual foi o problema? No verso anterior o Mestre soletrou claramente que mesmo que eles falaram muito sobre ele, eles não fizeram "a vontade de meu Pai que está nos céus." Profissão era firme, mas fazer a vontade de Deus estava ausente. 

Jesus foi ainda mais específico em Mateus 15: 9, quando Ele disse estas palavras aos fariseus: "Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens." Como ele deve ter chocado o público a entender pela primeira vez que muitos dos que adoraram estariam perdidos. Como ele poderia estar errado em adorar a Deus, e por que seria contado vã e inútil? Jesus explicou que Ele não podia aceitá-la porque tinham previsto os Seus mandamentos em favor dos mandamentos de homens. Que interessante! Aparentemente Cristo reconheceu a obediência como a mais alta forma de adoração, e o mais aceitável. 

Alguém já foi capaz de encontrar uma desculpa aceitável para desobedecer a Deus? Certamente homens do passado fabricaram algumas que soaram bem em seus próprios ouvidos. Eu acho que Saul a quem Deus havia aprovado como o primeiro rei de Israel. Ele era um grande e maravilhoso homem em muitos aspectos. Mas você se lembra o que aconteceu quando Deus o enviou para lutar contra os amalequitas? Essas pessoas se tornaram tão depravadas que Deus ordenou Saul para destruí-los totalmente. Nada era para ser trazido de volta como lembranças o espólio desta campanha. A ordem de Deus era clara e específica. 

Por que, então, Saul decide poupar alguns dos melhores gados? Ele deu a sua explicação para Samuel depois de ser confrontado pelo profeta a caminho de casa da batalha. Samuel perguntou: "O que significa, então, este balido das ovelhas aos meus ouvidos, e o mugido de bois que ouço? E Saul disse: Trouxeram-los dos amalequitas, porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente "(1 Samuel 15:14, 15). 

Não importa o quão lógico essas palavras podem soar, eles são preenchidos com planos desonestos e hipocrisia. Em primeiro lugar, Saul culpou "o povo" por poupar os animais, tentando transferir a responsabilidade para o ato de desobediência. Mas Saul estava no comando, e ele tinha recebido as ordens de Deus. Em seguida, ele tentou fazer parecer que era uma questão insignificante, porque "o resto" da palavra de Deus tinha sido cumprida. Apenas um pequeno desvio foi feito, então por que fazer um grande negócio fora dele, e além disso, estes animais não eram para eles; eles seriam utilizados para adorar a Deus! 

Não perca a importância dessa explicação. Saul estava desobedecendo a Deus, a fim de adorá-Lo! Será que Deus aceita tal argumento? Samuel respondeu: "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros" (versículo 22). Mais uma vez, vemos que Deus olhou para a obediência como a mais alta forma de adoração. Mesmo que Saul teve provavelmente a razão religiosa mais persuasivo por desobedecer, Deus o rejeitou drasticamente e, ao mesmo tempo, rejeitou Saul de ser o rei de Israel. 

É a mesma coisa que está sendo feita hoje? Olhe ao seu redor como as horas sagradas do sábado são introduzidas semana por semana a um mundo necessitado de repouso. No coração de Sua lei moral manuscrita Deus inscreve a mais longa e detalhada de todos os Dez Mandamentos. No entanto, simplesmente expressou que há possibilidade de confusão existir. "O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: nele não farás qualquer obra" (Êxodo 20:10). Até mesmo uma criança pode entender essas palavras. No entanto, quando o sétimo dia começa cada semana, milhões ainda estão lá fora no mercado no exercício das atividades como de costume e violam o comando claro e específico de Deus. 

Quem são esses milhões que ousam desafiar as ordens escritas inconfundíveis de seu Criador? Muitos deles são pessoas religiosas que estarão na igreja no dia seguinte cantando hinos, orando, dando ofertas, e ajoelhando-se para adorar a Deus, cuja lei transgridem a cada semana. Alguns talvez não percebem que eles estão honrando a tradição pagã acima do mandamento de Deus, mas um grande número estão bem conscientes de que estão desobedecendo a uma das leis eternas de Deus. De tal, Jesus falou com franqueza alarmante: "Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." 

Por anos como um evangelista, ouvi a racionalização das pessoas religiosas para quebrar o sábado. Muitos deles, na verdade, soam piedosos e sinceros e professam grande amor por Deus. Mas será que eles realmente amam? O problema hoje é que não há uma definição tão superficial, sentimental de amor. Todos nós vimos nos carros populares no vidro traseiro que corajosamente demanda "Sorria se você ama Jesus", ou "Buzina se você ama Jesus", ou "Acena se você ama Jesus." Mas isso não é o que Jesus disse! Ele disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Agora que é autêntico! Isso é real. A espuma superficial de muitas religiões modernas reflete nada, exceto amor. 

Duas estratégias de Satanás 

Como Satanás orquestra seu programa para fazer mesmo as pessoas mais religiosas pecarem? Antes de olharmos para as suas duas estratégias mais eficazes, nós precisamos entender que estamos lidando com o maior falsificador que já viveu. Como o arqui-enganador muitas vezes ele emprega uma mistura de bem e mal para realizar seus fins. Ele nem se importa em utilizar as Escrituras se pode servir para alcançar um fim último. 

Satanás não escreveu a Bíblia, mas ele estava olhando sobre os ombros dos homens que fizeram, memorizando cada pedacinho dela. E ele tem frequentemente citado textos, como fez a Jesus no deserto da tentação. Nesse caso ele realmente citou o salmista corretamente. Mas tome nota que ele violou o texto exortando Jesus para saltar presunçosamente do pináculo e confiar nos anjos para salvá-lo. 

Esta manobra inteligente de distorcer a Escritura constitui a base dos dois truques especiais que Satanás usa para fazer os cristãos desobedecerem a lei de Deus. O primeiro argumento é o seguinte: Como a Bíblia diz: "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida", a coisa mais importante, a fim de ser salvo é obedecer a lei (Apocalipse 22: 14). Se conseguirmos fazer isso bem o suficiente, em todos os detalhes, vamos qualificar-se para a vida eterna. 

Isso soa familiar? E há alguma verdade em tal argumento? Na verdade, é muito importante obedecer aos mandamentos. Mas há também um forte elemento de erro tecida através dessa crença? O fato é que ninguém pode fazer-se bom o suficiente para merecer a salvação. Tal doutrina é legalismo, a própria antítese da maneira de ser salvo de Deus. É o alicerce de todas as religiões não-cristãs e enganou milhões de professos seguidores de Cristo em uma ilusão fatal. 

Mas você pode perguntar como uma tal doutrina poderia levar a mais quebra da lei de Deus. Não seria realmente motivador mais pessoas guardarem cuidadosamente os mandamentos, a fim de serem salvos? Neste caso, a resposta é não. Veja, Satanás sabe muito bem que as coisas mudaram desde o Jardim do Éden. 

Foi mil vezes mais fácil para Adão a obedecer do que para nós. Ele tinha uma natureza pura, não-caída, que não tinha inclinação para o pecado, e todas as suas tentações originadas fora de si mesmo. Com a nossa natureza decaída herdada nossas maiores tentações surgem de dentro. Mas Satanás tem convencido milhões que eles podem evitar o pecado, assim como Adão e Eva, tornando mais difícil de obedecer a Deus. Então, eles corajosamente lutam para exercer mais controle sobre suas tendências pecaminosas e falham em seus esforços carnais. Por fim, eles decidem que é impossível obter a vitória sobre o pecado e que Deus não vai exigir algo que não pode ser feito. O resultado é mais e mais quebra da lei de Deus. 

Considere esse pensamento por um momento: Suponha que você poderia manter cada um dos mandamentos de Deus a partir deste momento à direita com o restante de sua vida. Em outras palavras, você não iria cometer um único erro ou cometer outro pecado para o resto de sua vida. Teria que te salvar? Claro que não, porque você já cometeu pecados antes de iniciar este programa futuro de perfeita obediência. Portanto, você veio sob a sentença de morte por essas transgressões passadas. Nenhuma quantidade de bom comportamento pode mudar o registro de sua má conduta passado. A verdade é que apenas um homem veio a este mundo e viveu uma vida absolutamente perfeita, sem cometer um único pecado. Jesus tinha um histórico impecável de obras direitas. Nosso registro é apagado e borrado por repetidos fracassos para medir até o padrão de total obediência de Deus. Nenhum de nós pode estar diante de Deus com base em nosso histórico passado. Sabemos que Deus não aceitará nada, mas uma justiça perfeita, ou a fazer o certo, e nenhum de nós tem tal registro. A menos que possamos de alguma forma obter o crédito para que a vida santa, imaculada de Jesus seja realmente imputada a nossa conta, não há a menor possibilidade de que sejamos salvos. Quão gratos devemos ser que tal acordo tenha sido disponibilizado pela graça de nosso Senhor Jesus. 

Um dos textos mais surpreendentes na Bíblia é encontrada em Romanos 5:10, "Porque, se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho ..." Vamos fazer uma pausa e analisar essa primeira metade do verso, porque contém a mensagem mais importante em toda a Bíblia. Ela nos diz que nós nos tornamos inimigos de Deus quando pecamos. A reconciliação foi necessário se estivéssemos a ter alguma esperança. A fim de eliminar o pecado que nos separou de Deus, uma expiação, era necessário ser realizada. Nosso texto diz que somente a morte de Jesus poderia efetuar tal reconciliação. 

Como a cruz removeu a inimizade e restaurou o relacionamento entre Deus e o homem? O que fez Jesus a carregar a cruz? Através de Seu próprio corpo Ele assumiu vicariamente a culpa de todo descendente de Adão e Eva. Na verdade, Jesus ofereceu-se para fazer uma troca com cada um de nós. Ele iria levar a nossa sentença de condenação e morte, suportá-lo à cruz, e esgotar a pena do pecado contra nós. Ao mesmo tempo em que Ele carrega nosso castigo, Ele cobre sobre si o registro feio de nossas transgressões passadas. Na verdade, Ele conseguiu isso imputando crédito a nós para viver sua própria vida perfeita de obediência. Então o que podemos dar, e o que é que vamos receber Dele? Nós damos a nossa morte em troca de sua vida; e, como resultado, Deus nos trata como se nunca pecamos, e Ele trata Jesus na cruz como se Ele fosse culpado de todos os nossos pecados. 

Agora olhe para o resto de Romanos 5:10. Depois de descrever a reconciliação efetuada pela morte de Jesus, Paulo continua ", muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." Por favor, observe que precisamos tanto da vida e da morte de Jesus para alcançar a salvação completa. Pecados passados ​​são cobertos pelos benefícios imputados de Sua morte expiatória e futuras vitórias são asseguradas pelos benefícios transmitidos de Sua vida sem pecado na carne. 

Nós não podemos mudar ou melhorar as ações que já foram registradas contra nós. Elas só podem ser canceladas com a pretensão de nossa conta o registro fictício de Sua perfeita obediência. Qualquer de nossas ações futuras podem ser alteradas por aceitar a comunicação de Sua experiência vitoriosa como Ele viveu em nossa própria natureza caída. E isso nos leva à segunda estratégia que Satanás usa em fazer as pessoas pecarem. 

A armadilha da Graça Barata

Neste assalto inteligente, o grande falsificador persegue um argumento diferente. É mais ou menos assim: "Ninguém pode ser salvo por guardar a lei. Nós não somos justificados pelas obras, mas pela graça mediante a fé. Nós não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça. Guardar os mandamentos não é necessário, desde que nós amamos Jesus ". Mais uma vez, vemos que há muita verdade no que ele diz, mas também uma terrível cepa de erro. Mesmo que não somos justificados pelas obras, não estamos isentos de obediência também. 

Multidões incontáveis ​​foram vítimas dessa abordagem desonesta. Eu vejo isso o tempo todo na evangelização. Os cristãos de todas as matizes e denominações dão fervoroso parecer favorável às primeiras noites da série cruzada, mas, depois, introduzem o assunto da lei e da graça. Imediatamente a reação começa. "O irmão Joe, não fala com a gente sobre isso, a lei é antiga. Nós não somos salvos pelas obras. Nós estamos sob a graça, e guardar os mandamentos não nos salvará. "Você vê o problema? Em uma reação extrema contra o legalismo, estas almas sinceras desviam muito para o lado da graça barata e quase se tornam nulos em seus pontos de vista. 

Como é difícil de ser equilibrado sobre esta questão de fé e de obras! Há dois extremos, e o diabo não se importa qual final escolhemos. É como remar um barco com dois remos chamados "fé" e "obras." Se qualquer um remo não funcionar, o barco simplesmente vai ao redor em um círculo. Um monte de pessoas estão andando em círculos, porque não é igual puxando sobre estes dois aspectos essenciais da salvação. O fato é que estamos a falar de duas extremidades da mesma peça. É por isso que não pode haver conflito na matéria. A verdadeira fé sempre produz as boas obras de obediência. Justificação Genuina invariavelmente produz santificação. A Bíblia declara que verdadeiramente "A fé sem obras é morta" (Tiago 2:26). 

Nosso grande inimigo, o diabo, astuciosamente falsifica ambas as extremidades da bela doutrina da justificação pela fé. Ele tem distorcido "justiça" no legalismo e "fé" em um substituto barato que nem sequer produz obediência. Alguém se referiu a ele como "ágape desleixado," porque também denigre amor a um sentimentalismo mal definido. 

Nas Escrituras encontramos três tipos de fé. Uma delas é uma fé que até os demônios possuem, mas João deixa muito claro que este tipo não funciona em todos. É apenas um assentimento intelectual ou acordo mental. Ele não pode salvar uma única pessoa. O segundo faz o trabalho, mas pelo motivo errado. Ele é bem ilustrado pelo condutor que vê um sinal de parada em um cruzamento. Ele tem fé no sinal e sua fé funciona; ele traz o carro para uma parada. Mas por que ele parou? Por medo que ele seria atingido por outro veículo? Ou temem que a polícia pode estar assistindo ao redor do canto para dar-lhe um bilhete? Esse tipo de fé também é inaceitável para Deus, porque se baseia no medo. 

Infelizmente, muitos cristãos professos têm esse tipo de fogo-escape na religião. Eles sabem que há um incêndio no final da estrada, e eles não querem entrar nesse fogo. Então, eles se obrigam a fazer todas as coisas boas que eles acreditam que pessoas boas devem fazer. Esta é apenas outra forma de legalismo que falamos anteriormente. 

O terceiro tipo de fé, e a única espécie que Deus aceitará, é descrito em Gálatas 5: 6: "Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão valerá alguma coisa, nem a incircuncisão; mas sim a fé que opera pelo amor. "Aí está. Não é o motivo real para cada ato de cumprimento obediente com a lei de Deus. 

Pecado e o cristão 

Mas, antes de mostrar como essa motivação de amor é o coração de toda a verdadeira aceitação diante de Deus, vamos nos voltar para algumas das declarações mais dogmáticas registradas pelos escritores inspirados. Alguns poderiam até mesmo classificar a linguagem de João como positivamente destemperada, mas você é o juiz como lemos as palavras daquele grande discípulo do amor. Por favor, tenha em mente que João era o discípulo que se debruçou sobre o peito de Jesus. Ele foi, sem dúvida, o concurso de coração mais caloroso e dos doze discípulos. Ele escreveu mais sobre o amor do que qualquer outro escritor do Novo Testamento, mas ele provavelmente tinha mais a dizer sobre os mandamentos de Deus do que qualquer outro escritor também. 

Em primeiro lugar, vamos ler a definição mais simples e sucinta do pecado para ser encontrado nas Sagradas Escrituras. João declarou: "Todo aquele que comete pecado, também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3: 4). Corrija este versículo claramente em seu pensamento, porque o resto do capítulo centra-se na natureza do pecado e utiliza esta definição exclusiva para ele. O texto é muito claro, mas precisamos quantificar a palavra "lei" neste versículo. O que a lei está a ser referido? Paulo responde em uma discussão paralela sobre o pecado em Romanos 7: 7. Ele pergunta: "Que diremos, pois? É a lei pecado? Deus me livre. Não, eu não teria conhecido o pecado, senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissera: Não cobiçarás "Aqui o significado é fora de questão.. Paulo cita diretamente dos Dez Mandamentos e declara inequivocamente que o pecado é a quebra dessa lei. 

Então, como podemos ler ainda mais em 1 João 3, manter claramente em mente que a palavra pecado foi definido no versículo 4, como a quebra da lei moral do Decálogo. O versículo 5 continua a discussão com as seguintes palavras: "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados." O que Jesus veio tirar de nós? Nossos pecados. O que é pecado? Quebra dos Dez Mandamentos. Por isso, Ele veio para nos salvar de transgredir essas leis. Ele veio para nos impedir de pecar. 

Em seguida, João começa uma série de afirmações radicais da verdade, que confundiram muitos cristãos modernos. Ele disse: "Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu" (verso 6). Poderoso. Alguns homens são conhecidos por pregação ousada, mas nunca ouvi essas palavras fortes de qualquer profeta vivo ou pregador. Declara o amado João, "Qualquer um que continua andando em desobediência aos Dez Mandamentos nunca conheceu Jesus e não sabe nada sobre a Sua salvação." Chocante? De fato, é. 

Mas espera. Há mais, e torna-se ainda mais forte. Versículo seguinte: "Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo "(versos 7, 8). João marca corajosamente a diferença entre falsos profetas e os da verdade genuína. 

Aliás, há grande significado nas palavras "Que ninguém vos engane." Isso nos alerta que tudo o que se segue imediatamente será objeto de grande ilusão e engano. Em Mateus 24: 3 os discípulos perguntaram a Jesus sobre os sinais de Sua vinda e no versículo 4 Ele respondeu: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane." Então Ele começou a soletrar a terrível confusão que marcaria o ensino em tempo final sobre o "arrebatamento". Assim, podemos esperar que mal entendido semelhante vai participar da doutrina da justificação pela fé nos últimos dias. A questão do pecado será confundida. A doutrina da obediência e da lei será confundida e torcida. 

João exorta-nos a prestar atenção à advertência de que nenhuma pessoa justa estará andando em desobediência intencional aos Dez Mandamentos. Ele vai tão longe a ponto de dizer que tal indivíduo seria realmente do diabo e não um cristão em tudo! Em seguida, ele acrescenta as palavras que foram debatidas pelos teólogos para as gerações, bem como leigos, "Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado; para a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus "(versículo 9). Quem é a semente da mulher na Bíblia? Jesus é que a verdadeira semente, e a criança verdadeiramente convertida de Deus tem Cristo habitando em seu coração. E enquanto Jesus está lá, ele não pode pecar. A fim de pecar, ele vai ter de colocar Jesus fora do seu coração. Cristo não é o ministro do pecado e não pode compartilhar o coração de quem opta por desobedecer deliberadamente os mandamentos de Deus. João não está dizendo que um cristão perde seu poder de escolha, mas ele é enfático declarando que Cristo não permanece no coração do transgressor intencional. 

Vamos esclarecer esta questão de pecar. A doutrina estranha traçou seu caminho para a igreja cristã através do ensinamento de Agostinho e João Calvino. Este falso sistema de crença detém diante da ideia de que podemos estar andando em desobediência deliberada e ainda ter a certeza da salvação. Isso simplesmente não é verdade. No entanto, milhões de pessoas têm engolido o conceito distorcido que a justificação muda nossa posição diante de Deus, mas não altera nosso estado. 

A visão calvinista é que a cobertura da justificação nos faz aceitável aos olhos de Deus mesmo que continuamos pecando voluntariamente. Na análise final, é nos dito que a expiação nos salva nesta vida a partir dos resultados do pecado, mas não a partir do próprio pecado. Com efeito, a mensagem está declarando que a expiação não tanto muda a natureza do cristão em relação ao pecado, como ele muda a natureza do pecado em relação ao cristianismo. 

Por alguma razão, depois de aceitar Jesus, o pecado não é o mesmo fator mortal que era antes. Ao cometer o pecado como uma pessoa não convertida estamos condenados à perdição, mas cometer os mesmos pecados depois de ser "salvo" não é possível enviar o cristão para o inferno. 

Você vê como esta doutrina procura mudar a natureza do pecado em vez de alterar a natureza do pecador? É isto não brincar com a religião? Justificação não é nunca cobrir pecados que nós continuamos a praticar. Justificação fornece um totalmente novo coração e vida chamado de conversão pelo qual começamos a manifestar um novo estilo de vida espiritual. Justificação não pode ser mantida enquanto pecados deliberados estão sendo cometidos. Não é uma capa para cobrir contínua transgressão; é uma transformação espiritual que remove tanto a culpa e o poder do pecado. 

Marque a bem: A verdadeira fé sempre produz as boas obras de obediência. A fé sem obras é morta. Jesus veio a este mundo para salvar o seu povo dos seus pecados, e não em seus pecados. A Bíblia diz muito sobre o pecado, mas nunca nada de bom. Por exemplo, você nunca vai ler nas Escrituras que devemos diminuir a quantidade de pecado que cometemos. Em nenhum lugar somos exortados a cortar ou reduzir a nossa desobediência. 

O pecado é absolutamente inegociável aos olhos de Deus. Estamos a rejeitar totalmente, e abandonar toda a prática do pecado conhecido. Jesus disse: "Vá e não peques mais." Ele não disse, "Vá e corte este pecado"! João não escreveu, "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que pequeis cada vez menos." Ele disse: "Eu vos escrevo para que não pequeis." 

João, o Amado não poupou em escrever sua epístola sobre o pecado. Nenhum pregador moderno jamais disse mais forte do que ele fez. Ele declarou: "Aquele que comete pecado é do diabo" (1 João 3: 8). Esta loucura de Deus contando-nos justos, enquanto nós deliberadamente continuar a escolher a desobedecê-Lo não é suportado na Bíblia. O evangelho é o poder de Deus para a salvação, e que o poder é capaz de nos salvar de todos os pecados, bem como de algum pecado. Por que deveríamos acreditar que um Deus todo poderoso nos perdoaria e, em seguida, deixe-nos sob o poder do pecado continuo? Isso faria com que Deus fosse cúmplice de nosso pecado. 


Julgado por nossas obras 

Finalmente, vamos considerar o fato de que o julgamento terá lugar na base de nossas obras. Eu sei que isto pode soar legalista para alguns, mas a Bíblia é muito clara sobre este ponto. João escreveu: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus; e os livros foram abertos, e outro livro foi aberto, que é o livro da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras .... e foram julgados cada um segundo as suas obras "(Apocalipse 20:12, 13). 

Como podemos harmonizar estas palavras com o que descobrimos sobre o amor e a misericórdia de Deus? Não é contrária à Bíblia justificação para as obras a ser a base do julgamento? Nem por isso, se levarmos em consideração a forma como os trabalhos serão julgados. É imperativo que nós entendemos exatamente como Deus vai medir e testar as ações de cada indivíduo. O que determina se estas são aceitas ou rejeitadas? É a quantidade realizada? Se temos o suficiente, fazendo certo para a nossa conta, vai nos ser concedida entrada? E vamos ser deixado de fora, se as obras não são suficientes? 

No Sermão da Montanha, Jesus descreveu um grupo considerável que buscam a entrada no reino de Deus. Nós nos referimos a este versículo anterior. Jesus disse: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então direi-lhes: Nunca vos conheci: afastar-me, vós que praticais a iniqüidade "(Mateus 7:22, 23). 

Pesar cuidadosamente as palavras de os candidatos de última hora. Jesus não contestou ou negou a veracidade do que eles disseram. Eles se gabavam de ter feito muitas obras. Não houve falta em quantidade. O montante foi aceitável, mas, obviamente, as obras não foram julgadas com base na quantidade de entrada, eles foram negados. Mas nós ficamos mais confusos quando lemos sobre o tipo de obras que essas pessoas tinham feito. Eles tinham feitos "maravilhas", bem como "muitas". A qualidade parece ser bom também. Talvez um deles tinha doado um milhão de dólares para construir uma nova sinagoga; mas eles não foram autorizados a entrar. O mistério se aprofunda. O outro fator poderia explicar a sentença severa, "afastar-me, vós que praticais a iniqüidade"? 

A resposta é encontrada no último livro da Bíblia, e quando lemos, todo o quebra-cabeça de repente cai no lugar e puxa em foco. Em Apocalipse 3:15, Deus diz: "Conheço as tuas obras." Claro que ele faz, porque Ele manteve o registro e será o juiz final. Mas vamos ler, "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente. Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca "(Apocalipse 3:15, 16). 

Não é o segredo de toda a questão! Nossas obras serão julgadas no último dia, mas não pelo peso ou a altura. Elas serão julgadas pelo calor! Em outras palavras, toda a nossa obediência deve brotar de um coração de amor e devoção ardente a Deus. O motivo será descoberto e analisado pelo olho que tudo vê de Deus. Nenhuma quantidade ou tipo de obras humanas levará algum grau de peso em que dia a menos que tenham sido produzidos por uma relação de amor ardente com Jesus. 

Aqui chegamos ao paradoxo da questão fé e obras. Obras são ou valem tudo, ou elas não valem nada. Elas são um cheiro doce do incenso diante de Deus ou elas são uma abominação. Tudo depende do motivo e quem está fornecendo a força para executar as obras.Obras da carne são os esforços do homem para salvar a si mesmo, mas obras de amor levantam-se fora da presença permanente do Espírito Santo são exatamente o oposto. Eles se sobressaem como as credenciais autênticas da fé genuína e amor. Deus não mudou esse teste desde o Jardim do Éden. Ele ainda requer exatamente o mesmo tipo de obediência. A única diferença é que no Éden nossos pais não caídos santos tinha, por natureza, o poder de obedecer. Infelizmente, como os filhos de pós-queda de Adão e Eva, herdamos naturezas carnais que não estão sujeitos à lei de Deus, exceto pelo milagre da conversão e "Cristo em vós." É por isso que Jesus declarou: "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus "(João 3: 3). E para o jovem rico que perguntou: "O que devo fazer para ser salvo?" Jesus respondeu: "Guardem os mandamentos" (Mateus 19:17). Não há contradição nessas duas declarações do Mestre. Ninguém pode ser salvo sem experimentar o novo nascimento, e ninguém pode ser salvo se anda em desobediência intencional dos mandamentos. As duas coisas operam como duas partes da mesma experiência de salvação. A verdade central em todas essas afirmações é que ninguém pode obedecer, que não foi convertido, e ninguém vai deliberadamente se recusar a obedecer, que foi convertido. Que ninguém persuadi-lo de que as obras não são importantes ou desnecessárias, ou que guardar os mandamentos é legalismo. Mas examine seu coração com grande cuidado para determinar a raiz escondida do fruto que adorna seu estilo de vida cristã. Se a conformidade com a lei de Deus é a saída espontânea de sua conexão alegre, contínua com Cristo, então quem iria cobrar-lhe como um legalista seria exposta como crítico e auto-condenados. Por outro lado, as suas obras de amor iria ficar para trás como a própria antítese do legalismo: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes ordenado que andássemos nelas" (Efésios 2: 10).

Artigo traduzido do inglês do original "Satan's Confusing Counterfeist". Créditos da tradução site Bíblia e a Ciência

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA