quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cientistas chegam a descoberta revolucionária através de ovos de dinossauros

“Esta nova técnica permite-nos definir a temperatura interna do dinossauro fêmea no momento da ovulação”

Segundo o biólogo, os dinossauros integram-se na categoria intermédia, dita mesotérmica, mais próxima da do atum, de alguns tubarões e de algumas tartarugas.


Cientistas mediram a temperatura corporal de dinossauros com quase 80 milhões de anos (segundo a cronologia evolucionista) analisando quimicamente as cascas dos seus ovos fossilizados, segundo um estudo hoje publicado na revista britânica Nature Communications, demonstrando que variava consoante a espécie. 

Uma equipa de investigadores dirigida por Robert Eagle, da Universidade da Califórnia, em LosAngeles (UCLA), utilizou uma técnica pioneira de análise química das cascas fossilizadas, partindo da descoberta que a sua composição depende da temperatura a que foram sujeitas quando se formaram no interior do corpo dos dinossauros fêmeas. 

Dois isótopos raros do carbonato de cálcio – ingrediente fundamental da casca de ovo – o oxigénio 18 e o carbono 13, tendem a juntar-se se as temperaturas forem baixas. E a separar-se se forem mais elevadas. 

“Esta nova técnica permite-nos definir a temperatura interna do dinossauro fêmea no momento da ovulação”, explica Aradhna Tripati, co-autor do estudo. 

O comunicado da UCLA sublinha que se trata das “primeiras medições directas da temperatura corporal de dois tipos de dinossauros”. 

Os investigadores debruçaram-se sobre duas espécies de dinossauros: grandes saurópodes de pescoço longo, cujos ovos fossilizados foram encontrados na Argentina, e pequenosovirraptorossauros da Mongólia, os mais próximos dos pássaros actuais. 

Resultado: a temperatura corporal dos maiores era de cerca de 38 graus Celsius e a dos mais pequenos era ligeiramente inferior a 32 graus Celsius. 

A temperatura corporal dos dinossauros variava, portanto, entre as diferentes espécies. 

O estudo salienta igualmente que “a temperatura corporal dos ovirraptorossauros era mais elevada que a temperatura ambiente, o que sugere que eles não eram realmente de sangue frio, mas intermédio. 

Nos animais de sangue frio (jacarés, crocodilos, lagartos), a temperatura do corpo é definida pelas trocas térmicas com o meio ambiente. Nos de sangue quente ou endotérmicos (homens, mamíferos, pássaros), a temperatura corporal é definida por um mecanismo interno, independentemente da temperatura do meio ambiente. 

“Os ovirraptorossauros podiam ser uma categoria intermédia, algures entre o crocodilo e o actual pássaro”, explica Robert Eagle. 

“Isto pode significar que eles gerem a sua temperatura corporal e podem aumentá-la até ultrapassar a do ambiente, mas não a mantêm tão elevada como os pássaros modernos (40 graus Celsius)”, acrescenta. 

Um estudo anterior conduzido por John Grady, um biólogo da Universidade do Novo México, e publicado em Junho na revista Science, tinha já chegado às mesmas conclusões, mas através de outra técnica: a partir dos anéis de crescimento dos ossos fossilizados. 

Segundo o biólogo, os dinossauros integram-se na categoria intermédia, dita mesotérmica, mais próxima da do atum, de alguns tubarões e de algumas tartarugas.

Lusa/ Jornal Online

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA