quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PAPA VAI PERMITIR QUE PADRES PERDOEM ABORTO




Por Júlio Cesar Prado

Durante o próximo “Ano Santo da Igreja Católica”, o papa Francisco vai autorizar os padres a perdoarem formalmente mulheres que fizeram aborto, na mais recente iniciativa do pontífice argentino no sentido de uma igreja mais aberta e inclusiva.

No ensinamento da Igreja Católica, o aborto é um pecado tão grave que aquelas que o procuram ou realizam são “ex-comungadas”. Normalmente, somente sacerdotes e missionários designados podem perdoar abortos.

No entanto, de 8 de dezembro deste ano a 26 de novembro de 2016, durante um extraordinário “Ano Santo” ou “Jubileu” sobre o tema da misericórdia, anunciado pelo papa Francisco em março, todos os sacerdotes poderão perdoar o aborto, disse ele em uma carta publicada ontem pelo Vaticano.
“Uma das principais doutrinas do romanismo é que o papa é a cabeça visível da igreja universal de Cristo, investido de autoridade suprema sobre os bispos e pastores em todas as partes do mundo. Mais do que isto, tem-se dado ao papa os próprios títulos da Divindade. Tem sido intitulado: ‘Senhor Deus, o Papa’, e foi declarado infalível. Exige ele a homenagem de todos os homens. A mesma pretensão em que insistia Satanás no deserto da tentação, ele ainda a encarece mediante a igreja de Roma, e enorme número de pessoas estão prontas para render-lhe homenagem. Mas, os que temem e reverenciam a Deus, enfrentam esta audaciosa presunção do mesmo modo por que Cristo enfrentou as solicitações do insidioso adversário: 

‘Adorarás ao Senhor teu Deus, e a Ele somente servirás’” (Lucas 4:8 – O Grande Conflito, pág. 47).
O que Satanás não conseguiu pela cruenta perseguição logrou alcançar, como já vimos, pela introdução pacífica do paganismo na igreja. Estabeleceu, na própria sede do cristianismo, o seu súdito, “o homem do pecado, o filho da perdição; o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que”, como predisse o apóstolo Paulo, “se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Tessalonicenses 2:3, 4). Assim, Satanás se entronizou na própria capital do cristianismo, em cumprimento da profecia: “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: ... Eu sei as tuas obras e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás...” (Apocalipse 2:12, 13).

A Bíblia ensina, em primeiro lugar, que Deus é quem perdoa os pecados (conforme Isa. 43:25; Jer. 31:34; comparar com Mar. 2:7 e Luc. 5:21). Esse perdão deve ser buscado diretamente dEle por meio de Cristo (ver João 14:6, 13 e 14; 1 Tim. 2:5). Em Mateus 6:19-13, Cristo ensinou os discípulos a orarem diretamente ao “Pai” em busca de perdão para as suas “dívidas”. Em 1 João 2:1 e 2, é dito que podemos obter o perdão para os pecados se buscarmos o único “Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”, que “é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

Somos admoestados também de que as faltas contra outras pessoas devem ser confessadas e restituídas, se necessário, diretamente a elas. Na oração do Senhor aparecem as seguintes palavras: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mat. 6:12). As implicações desta afirmação são enfatizadas por Cristo: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mat. 6:14 e 15; Col. 3:13).

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA