sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Uma só carne



Após Deus criar o homem e mulher deixou uma recomendação - "Deixará o homem a seu pai e sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne" Gênesis 2.24.

Há três coisas nessa recomendação de Deus - privacidade, união física e unidade espiritual.

"Deixará... seu pai e sua mãe"

A privacidade para o casal é algo óbvio; o casal deve ter uma vida separada dos pais. Antes de Deus afirmar - "Honra teu pai e tua mãe" Êxodo 20.12, Deus estabeleceu que estes deveriam ser deixados ao se unir em casamento.

Os casais que vivem separados dos pais, tem mais chance de sucesso na sua vida conjugal. Esse é um conselho Divino. Deus está acima da opinião de mães que tentam manter seus filhos dentro de sua casa ou nos fundos do quintal.

O casal precisa de privacidade, liberdade e autonomia. Aqueles que dependem ou permitem aos pais interferência, não serão felizes. Deixar os pais e viver uma vida de submissão a dois, homem e mulher, é um mandamento Divino; obedeça a Deus e não aos seus pais, neste ponto.

Mesmo que sua mãe seja sozinha, idosa ou doente, há como o casal cuidar desta mãe com privacidade e sem interferências.

"Unir-se-á à sua mulher"

A união física determinada em "unir-se-á à sua mulher" é a união do convívio, companheirismo e também do sexo. Porque a vida conjugal é algo muito mais do que sexo.

O casal precisa cúmplice um do outro. No casamento há cumplicidade, quando um erra, os dois assumem o erro - os dois erraram, os dois sofrem as consequências, os dois devem rir dos seus erros e pagar a conta.

A cumplicidade e o companheirismo dão suavidade ao casamento; oferece segurança e garantia de ausência de críticas, acusações e brigas.

Há muitos casais que estão casados mas não são companheiros. O companheirismo permite o outro errar e não receber críticas; a cumplicidade diz: "vamos tentar de novo".

"Serão uma só carne"

Aqui está prevista a união sexual. Quando um homem e uma mulher se envolvem sexualmente eles se fazem uma unidade que deveria (na perspectiva Divina) ser indissolúvel.

Após a relação sexual não há mais duas pessoas, mas uma só. Isso não é só na mente Divina, mas uma realidade bio-psíquica que é estabelecida na mente humana.

Os hormônios como a Oxitocina que são liberados em uma relação sexual 'selam' homem e mulher de forma definitiva.

"Cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriram um hormônio que determina o grau de confiança que temos em amantes. Os cientistas concluíram que a exposição à oxitocina pode levar as pessoas a ter mais confiança umas nas outras, segundo o estudo publicado na revista especializada Nature.

"A oxitocina é uma molécula produzida naturalmente na área do hipotálamo, no cérebro, que regula uma série de processos fisiológicos, inclusive as emoções. Ela também aje sobre outras regiões do cérebro que controlam comportamentos sociais e emocionais, como a amígdala.

Estudos animais mostraram ainda que a oxitocina está relacionada à ligação entre machos e fêmeas e mães e filhotes. Os cientistas, afirmam que o resultado sugere que a oxitocina promove a interação social e não apenas encoraja as pessoas a assumirem riscos. Segundo os pesquisadores, o hormônio atua ajudando a superar obstáculos como o medo de ser traído" Fonte: BBC.

A oxitocina é liberada durante a intimidade física do casal e cria vínculos tornado-os "uma só carne". 


 Por Ivair  Augusto

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA