quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Qual o nome dos dois discípulos a caminho de Emaús?




A história dos discípulos de Emaús sempre nos atrai para leitura e a busca da compreensão do texto. Este episódio não quer determinar para nós com exatidão o nome dos dois discípulos que retornam para suas casas depois dos acontecimentos de Jerusalém. O texto quer nos mostrar que Jesus está vivo, ressuscitou e eles foram lentos na compreensão, caminharam com Jesus reconhecendo Jesus na maneira de abençoar o pão e reparti-lo.

 O nome do primeiro discípulo de Emaús!
O nome de um dos discípulos aparece no texto de Lucas 24, 18 (Bíblia de Jerusalém):

“Um deles, Cléopas, lhe perguntou. Tu és o único forasteiro em Jerusalém que ignora os fatos que nela aconteceram nestes dias?” (evangelho de Lucas 24,18).

Qual seria o nome do segundo discípulo: Seria Jairo, onde está escrito o nome dele?

O nome do segundo discípulo de Emaús!

Este nome não aparece no episódio dos discípulos de Emaús, o que se segue agora são comentários de estudiosos e conjunturas, não são verdades de fé.

Uma das conjunturas curiosas diz que se tratava de uma mulher, Maria, esposa de Cléopas, que caminhava junto de volta porque juntos tinham ido comemorar a Páscoa em Jerusalém. Qual era o nome da mulher de Cléopas? Simplesmente Maria de Cléopas. Este nome encontramos no evangelho de João e ali está escrito, em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléopas. Quem era Cléopas, e este discípulo de Emaús que Lucas fala?. Este é o único lugar da Bíblia que fala-se de Cléopas, isto é Maria de Cléopas, que vinha ser a tia de Jesus, possivelmente irmã de Maria, a mãe de Jesus.

Via abiblia.org

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA