terça-feira, 7 de abril de 2015

Intraterrestres: descobertos organismos nas profundezas da Terra


Intraterrestres: descobertos organismos nas profundezas da Terra
Gráfico do vírus intraterrestre tentando se ligar a uma massa microbiana.

Intraterrestres

Os cientistas continuam procurando pelos extraterrestres, mas os intraterrestres já foram localizados e os primeiros exemplares capturados para estudo.

Segundo uma equipe da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF), há muitas criaturas estranhas no fundo do mar, mas poucas são tão estranhas quanto os vírus que eles encontraram ainda mais para o fundo, nas entranhas das camadas de rocha do fundo dos oceanos.

Dos três domínios primários conhecidos da vida, o menos compreendido é o archaea, que vive nos ambientes mais extremos do planeta: nas proximidades das emissões vulcânicas submarinas, em rejeitos extremamente ácidos das minas, nas lagoas mais salgadas do mundo e nos depósitos de petróleo no subsolo.

Enquanto estudavam esses seres estranhos, os pesquisadores encontraram um vírus que se aproveita desses seres extremos, infectando organismos do reino archea.

"A vida muito abaixo do subsolo da Terra é um enigma," disse Matt Kane, diretor da Divisão de Biologia Ambiental da NSF. "Ao sondar profundamente em nosso planeta, nós descobrimos novas informações sobre os micróbios da Terra e como eles evoluem."

Biomassa intraterrestre


O vírus "intraterrestre" é tão estranho que ele atinge seletivamente um dos seus próprios genes para gerar mutações. Agora o vírus está no laboratório e seus segredos poderão começar a ser revelados.

Os resultados, segundo Kane, levantam novas questões sobre a interação dos "micróbios que chamam o interior do planeta de lar".

"Agora acreditamos que há mais biomassa no interior da Terra do que em qualquer outro lugar, apenas vivendo muito lentamente neste ambiente escuro e com energia escassa," disse Sarah Bagby, coautora da descoberta.

Via Diário da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA