terça-feira, 18 de novembro de 2014

A Natureza Humana de Jesus: Sem Pecado



Um dos temas mais controvertidos no meio adventista  tem sido o tema da natureza de Jesus em sua dimensão humana. Alguns tendem a pensar que Jesus veio completamente idêntico a nós. Isso inclui a tendência para o pecado. Mas como disse o Pr. Amin Rodor, a Bíblia não é nem um pouco elogiosa para com o homem caído. Basta ler textos como o Sl 51:5, Rm 3:10, Jr 17:9, Ef 2:3b. Este último afirma que "por natureza, somos filhos da ira".Mas acerca de Jesus se diz que desde o ventre de sua mãe, ao contrário do homem natural que é concebido no pecado (Sl 51:5), era um "Ente santo" (Lc 1:35). Também Hb 7:26 afirma que Ele era "imaculado...separado dos pecadores".

Ellen White afirmou as duas dimensões da natureza humana de Jesus. Para ela, Ele não foi contaminado pela tendência pecaminosa:

“Cristo não tinha natureza pecaminosa.” Sign of the Times, 29 de maio de 1901.

“Nem por um momento existiu nEle uma propensão má.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129. Carta 8, 1895.

Ao mesmo tempo ela também afirma que Ele veio com a natureza física do homem caído:

“A natureza de Deus, cuja lei tinha sido transgredida, e a natureza de Adão, o transgressor, se reuniram em Jesus – o Filho de Deus e o Filho do homem.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129. Carta 8, 1895

O que ela busca dizer na verdade é que Ele era tanto igual a Adão antes da  Queda (puro em seus desejos, vontades e atitudes - sem tendência para o pecado) quanto que era igual a Adão depois da Queda (em sua dimensão física, afetado pelas fraquezas humanas - como fome, cansaço, sede, dor e medo). Isso se harmoniza com o texto de Hb 2:17 que afirma que Ele era em tudo semelhante a nós (em sua aparência carnal, cf Hb 2:14), mas ao mesmo tempo, "separado dos pecadores", em Hb 7:26.

Via Crendo e Compreendendo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA