terça-feira, 3 de setembro de 2013

Louvor Congregacional

Louvor Congregacional

Somente Deus deve ser adorado e exaltado
É preciso primeiro aprender na Terra a louvar o Criador dos céus e da Terra para depois louvá-Lo no Céu. Quando o tema é o ministério da música, há sempre muitas ideias e sugestões humanas, de acordo com a cultura de cada cantor ou músico. Mas nós queremos algo mais, ou seja: o “Assim diz o Senhor”, baseado na Bíblia e no Espírito de Profecia. Portanto, quais são os princípios que devem pautar o louvor congregacional?
1.   Ore antes de começar o louvor. É imprescindível começar o louvor congregacional com uma prece, buscando a presença de Deus e dos Seus magníficos anjos. Devemos almejar não somente a companhia de Deus, mas também Sua aprovação para todo “sacrifício vivo” a ser oferecido ao Seu poderoso e excelso nome.
Orar foi o primeiro ato do rei Salomão, antes da consagração do templo (2Cr 7:1). A oração deve incluir músicos, cantores e congregação. Deus deve reinar soberanamente em cada coração. Na igreja, todos devem participar do que normalmente chamamos de “serviço de cânticos”. Qual é a razão?
“Raramente deve o canto ser feito por uns poucos. A aptidão de cantar é um talento que exerce influência, a qual Deus deseja que todos cultivem e empreguem para glória de Seu nome” (Ellen G. White, Evangelismo, p.504).

2.   Prepare os músicos e as músicas. “Organizem um grupo dos melhores cantores, cuja voz possa guiar a congregação, e depois todos quantos quiserem se unam a eles” (Ibid., p.506).
Ensaiar e se preparar é ter o temor do Senhor de forma prática. Temos nós oferecido o melhor para Deus? Na época de Salomão, o ministério da música era composto por cento e vinte sacerdotes que, “em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem e render-Lhe graças” (2Cr 5:13). Na ocasião, havia famílias inteiras no “ministério da casa de Deus” (2Cr 25:1, 2, 6, 7). Era um ministério organizado, respeitoso e espiritual, com uma escala de responsáveis pela música na casa de Deus. “Os que cantam devem se esforçar para cantar em harmonia; devem dedicar algum tempo a ensaiar, de modo a empregarem esse talento para glória de Deus” (Ibid., p.506).

3.   Os hinos devem confirmar a mensagem pregada. Pregadores e cantores precisam se entender nesse assunto. Isso pode ser resolvido com um bom diálogo, antes da pregação. Deve haver harmonia entre a mensagem do pregador e a mensagem musical.
4.   Não deve haver exibições teatrais. Alguns de nossos cantores se valem de um recurso chamado melisma. Trata-se de um fragmento melódico ou um grupo de notas baseadas numa sílaba. Trocando em miúdos, nada mais é do que um meio de atrair a atenção dos ouvintes para o cantor e não para o louvor. É um tipo de exibição de recursos vocais, dotes e extensão musical, ou coisas do gênero. Para alguns especialistas, são “firulas” musicais vindas do mundo do rap, black, soul e blues americano, em especial.
“Coisa alguma há mais ofensiva aos olhos de Deus do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, não estão fazendo em seu coração melodia para o Senhor” (Ibid., p.510). O centro da adoração ou do louvor não é o instrumento musical nem o músico, mas Deus.
5.   Cante com a roupa também. Os cantores podem apresentar a melhor performance musical possível, mas, se a indumentária chamar a atenção demasiadamente para eles, isso é um ruído na adoração, o qual ofusca o brilho do louvor congregacional.
O louvor perfeito apresenta uma mensagem integrada com todo o nosso ser: espírito, alma, e corpo (1Ts 5:23). “O nosso exterior deve caracterizar-se em todos os seus aspectos pelo asseio, modéstia e pureza” (Ibid., p.312). Ou seja, devemos nos apresentar diante de Deus com roupas limpas, asseadas, simples, sem extravagância ou luxo; e que cubram muito bem as chamadas partes sensuais do corpo. Agindo assim, nosso Deus será louvado e exaltado. O louvor será integral.
6.   Trabalhe em sintonia com a equipe de sonoplastia e de multimídia. Para que não haja desencontros na hora do louvor congregacional, é preciso que as equipes de louvor, sonoplastia e multimídia cheguem bem antes do início da reunião. Quem chega cedo à igreja, contribui para criar um ambiente positivo. Diz Jeremias 48:10: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!”. Façamos sempre o melhor para agradar a Deus, levando em conta a ótica bíblica. Não nos esqueçamos de que “nossos” dons são temporariamente emprestados.
Escrito por Otimar Gonçalvez, extraído da Revista Adventista de Julho de 2009


0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA