sábado, 12 de janeiro de 2013

Seja um Cristão Doce



A Bíblia diz que quando estudamos sobre a criação de Deus, podemos enxergar Suas verdades. E quanto mais eu aprendo sobre as abelhas, mais eu aprendo sobre as lições da criação. As abelhas não são apenas criaturas espantosas que desempenham um papel importante em nosso mundo, nós podemos aprender muito com elas sobre como nos tornar melhores membros em nossas famílias e igrejas.

Evidentemente, há muitos tipos de abelhas – cerca de 20.000 espécies diferentes! Mas, por enquanto, quero me concentrar principalmente nas abelhas comuns.

Acho que o Senhor fez as abelhas para uma finalidade muito especial, mais do que apenas polinização das flores, o que nos ajuda a semear as culturas, para que possamos ter algo para comer. Ele as criou para nos fazer refletir de maneira especial sobre Sua natureza e o que Ele quer de nós.

Portanto, vamos nos permitir um olhar mais atento para ver o que podemos descobrir a partir desses fascinantes insetos voadores.

Seja um Árduo Trabalhador

Já ouviu a expressão “ocupado como uma abelha”? Existe uma razão muito  boa para isto, as abelhas são um dos mais árduos trabalhadores da natureza.

Aqui está um fato extraordinário: Para fazer apenas uma colher de sopa de mel para a sua torrada no café da manhã, uma abelha tem que visitar 4.200 flores! Uma abelha trabalhadora irá fazer até 10 viagens por dia, visitando 400 flores. E para fazer apenas um quilo de mel, as abelhas trabalhadoras necessitam visitar mais de 3 milhões de flores, esta viagem seria o equivalente a três voltas ao redor do mundo!

Evidentemente, elas não se importam em fazê-lo, porque se importam com a sua colméia. E quanto mais duro elas trabalham, mais feliz e mais produtiva se torna sua colônia.

A Bíblia também chama os cristãos de “trabalhadores” (3 João 1:8).

Portanto, nós, os cristãos, precisamos colaborar uns com os outros, fazendo nossa parte no trabalho de anunciar a verdade (3 João 1:8)

E o corpo de Cristo, a igreja de Deus, é um pouco parecida com uma colméia. O Senhor quer que sejamos trabalhadores em nossas casas e nas igrejas, quer que sejamos “abelhas ocupadas” em fazer nossa parte para tornar a vida mais doce para aqueles que nos rodeiam. A Bíblia diz que Jesus também vai reconhecer-nos pelo nosso amor aos outros. Uma forma de mostrar esse amor é fazer nossa parte para construir o corpo de Cristo.

Em uma colônia de abelhas, cada abelha tem um trabalho. Lá estão abelhas trabalhadoras, abelhas rainhas e zangões. A rainha coloca os ovos, e os trabalhadores encontram néctar e fazem o mel. (Nectar é o que os ajuda a fazerem o mel.) O que você acharia se eu te falasse que uma abelha zangão não tem um ferrão? Isso significa que eles não podem defender a colméia, e não só isso, eles também não devem recolher néctar, fazer mel, ou pôr ovos. A princípio, os zangões parecem não servir para muita coisa! Mas em uma colméia, não é um inútil. Os zangões ajudam a alimentar as larvas, os bebês, entre outras responsabilidades. Portanto, eles não poderiam recolher pólen ou terem a mais alta posição em uma colméia, mas têm uma função vital a desempenhar. E eles dão tudo de si para fazê-lo.

E o mesmo se aplica a você. O Senhor tem colocado cada abelha na colméia por um motivo: para cumprir sua finalidade. Ele colocou você em sua família e na igreja pela mesma razão especial.

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum (1 Coríntios 12:7).

E não importa qual seja seu trabalho, não deixe ninguém lhe dizer que ele não é importante.

Seja Respeitoso

Aqui está um fato extraordinário: As abelhas são muito fiéis à sua rainha. Elas vão onde a rainha vai e fazem o que for necessário para garantir que sua líder esteja saudável e feliz, e elas vão trabalhar duro para ajudar a rainha a fazer a parte dela na colméia cuja principal tarefa é a de colocar ovos, assim a colônia irá crescer, todos realmente trabalham para alimentar as larvas e proteger a rainha. Este mecanismo não funcionaria muito bem se todas as outras abelhas ignorassem ou até mesmo machucassem a rainha, não é? Na verdade, isso poderia levar a uma rainha não saudável e poderia mesmo destruir a colônia inteira!

Da mesma forma, não é muito bom para os trabalhadores de Deus serem desrespeitosos ou críticos de seus líderes – os quais podem ser seus pais, pastor, e professores (Êxodo 20:12).

Se você tornar a vida deles difícil, torna-se-á mais difícil para eles fazerem seus trabalhos, que inclui protegê-lo, abrigá-lo e alimentá-lo.

Por isso, gostaria de fazer uma sugestão: tente ser doce como uma abelha. De fato, se você está descontente com alguém que tenha autoridade sobre você ao invés de sair dizendo muitas coisas sobre essa pessoa, faça como as abelhas e a sirva melhor ainda. Se você sentir que estão te tratando injustamente, ore por eles ao invés de se rebelar. Deus tem colocado líderes onde estão por uma razão – para servi-lo e ajudá-lo. Lembre-se que quando os amigos de Moisés o ajudaram a levantar os braços durante uma batalha, toda a nação ganhou uma vitória (Êxodo 17:10 – 13). Faríamos bem em fazer o mesmo para com aqueles que nos conduzem.

Seja otimista

É triste, mas é verdade. Muitas pessoas se focam em coisas negativas, bisbilhotando para que outros tenham uma injusta ou má impressão de uma pessoa. Eles fazem isso por várias razões: As vezes eles querem dizer algo a alguém que os tenha prejudicado, ou somente para sentirem-se melhor sobre si mesmos. Por alguma razão, as pessoas, mesmo cristãs, muitas vezes gravitam em direção ao negativo.

Por outro lado, as abelhas são muito otimistas. Você nunca encontrará uma abelha, dizendo: “Oh, eu gostaria de obter algum néctar, mas essa flor tem muitos espinhos!” Esqueça isto. As abelhas passam pelos espinhos indo direto para a flor. Em vez de se concentrarem sobre o que é negativo, elas estão sempre procurando por aquilo que é doce.

Serem positivas, também ajuda as abelhas a persistirem quando saem a procura de néctar. Às vezes, elas têm de se deslocar por quilômetros para encontrar uma flor cheia de néctar. Elas  também têm de lidar com as pessoas que as espantam para longe dos seus jardins. Mas você notou que elas sempre estão de volta? Elas estão centradas em sua missão de recolher o doce néctar, e não nos obstáculos que se encontram em seu caminho.

Pessoas que seguem a Cristo também deve ser otimistas. Sua atitude em torno de outras pessoas é como uma testemunha. Quando se fala negativamente sobre alguém ou alguma coisa, isto pode fazer com que as pessoas sintam-se amarguradas sobre os que seguem Jesus.

Tal como as abelhas, espero que você seja um doce e positivo exemplo para todos ao seu redor (Gálatas 5:22, 23).

Seja humilde

Um primo das abelhas do mel é chamado de “humble bee” abelha humilde. Eles são bastante grandes para uma abelha e, ainda assim, também são muito gentis e pacientes apesar do tamanho. De fato, se você tocá-los para longe eles vão te deixar em paz. (Se você persistir em incomodá-los, no entanto, eles podem ferroar!) Eles são grandes e imponentes, mas são muito gentis.

Essa é uma boa lição para os cristãos. Mesmo que sejamos maiores ou mais fortes do que alguém, devemos ser humildes como Jesus e oferecer a outra face, se eles são significantes para nós.

Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo (1 Pedro 5:6).

Seja Santo

Há muito tempo atrás, um cientista alegou que as “humble bees” devido ao seu tamanho não seriam capazes de voar baseado na aerodinâmica, que é o estudo do vôo. Bem, hoje eles sabem como é que este grande inseto pode voar com suas pequenas asas, entretanto, algumas pessoas pensaram que seria impossível. Evidentemente, não é impossível, porque a abelha continua voando.

Infelizmente, há um monte de gente pessimista que também dizem que é impossível que um seguidor de Cristo possa viver uma vida santa. E, por vezes, somos informados de que nós realmente não podemos acreditar nisso. Mas devemos tomar a lição da humble bee, que voou quando os cientistas disseram que seria impossível.

Da mesma forma que as abelhas humble bee foram criadas com asas para que pudessem voar, Deus nos criou à Sua imagem, de modo que possamos viver uma vida santa.

Porque as Escrituras Sagradas dizem:

“Sejam santos porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16)

E quando Deus diz algo como isso, você deve acreditar que para Ele tudo é possível. Deus está nos chamando para vivermos vidas santas. Não dê ouvidos a pessoas que te dizem: “Não leve isto demasiadamente a sério. Não se preocupe em ser puro e devoto, porque espiritualmente isso é impossível.” Em vez disso, mantenha a confiança em Jesus e saiba que tudo é possível para aqueles que nEle acreditam”

Sirva e compartilhe

Sabia que as abelhas podem voar mais de oito quilômetros de distância em busca de néctar? É verdade – e quando elas encontram o que estavam procurando, não importa onde tenham encontrado, elas farão o mesmo caminho que fizeram para voltarem a colméia, de forma que possam informar as outras abelhas que encontram pelo caminho onde elas podem conseguir néctar.

Viu só, as abelhas gostam de compartilhar boas notícias umas com as outras. E elas não gostam de perder tempo em fazer isso. Quando voltam para suas colméias elas dão início a uma surpreendente dança que comunica a todas as outras abelhas onde elas encontraram o néctar.

Você nunca encontrará uma abelha, dizendo: “Não direi para mais ninguém onde está o néctar ! Irei apreciá-lo sozinha” Os cristãos também não deveriam falar sobre boas notícias? O evangelho de Jesus é uma coisa muito doce. E naturalmente, a oferta de amor e graça que Jesus nos oferece não é para a mantermos somente para nós.

Quando nós saboreamos o néctar da bondade do Senhor, devemos querer compartilhá-lo com o resto de nossa “colméia”. Abelhas adoram compartilhar boas notícias, e devemos ser como elas (Leia Isaías 61:1)

Você sabia que a maioria das abelhas gastam quase todo o seu tempo alimentando outras abelhas, ao invés de a si mesmas? E você irá encontrar abelhas não só preparadas para alimentarem abelhas da própria colônia, mas de outras colônias também.

Esta é a razão pela qual os cientistas classificam as abelhas como insetos sociais. Elas gostam de interagir umas com as outras; a mútua alimentação parece ser uma parte desse relacionamento especial.

Este é um grande exemplo para nossa igreja e nossas famílias. Não temos somente que ajudar outras pessoas em nossa “colméia” a ouvir e entender as boas notícias, temos também que servi-las. Evidentemente, as abelhas trabalhadoras precisam se alimentar antes para terem energia para alimentar as outras. De igual modo, precisamos ler as nossas Bíblias e orarmos antes de querer servir-mos aos outros.

A Bíblia diz ainda que os discípulos deram cinco pães e dois peixes para Jesus, que abençoou e partiu o pão, dando-o de volta para seus homens que através da benção recebida foi-lhes possível alimentar a milhares de pessoas, sobrando ainda 12 cestos cheios de alimento. Que podemos aprender com esse milagre? Que primeiro temos de receber algo de Jesus antes de podermos dá-lo a outros.

Você sabia que as abelhas produzem muito mais mel do que a quantidade que elas necessitam para se alimentarem? Elas tem essa sobrecarga para servir a mim, a você, aos ursos. Com Jesus e a Sua Palavra também é assim: Quando nós partilhamos a bíblia no serviço aos outros, eles tomam o que nós lhe oferecemos e servem à outros com abundância, e a mensagem de paz de Jesus vai alcançando mais e mais almas.

Jesus faz com que nossos cálices transbordem para que outros também possam ser nutridos. Vamos fazer a nossa parte e vivermos para servir outras pessoas e compartilhar com elas as Boas Novas (Salmos 23:5).

Não seja uma cópia, uma falsificação.

Agora, existem algumas abelhas por aí que se parecem um pouco com abelhas, mas não são.

Uma abelha pica apenas uma vez e, em seguida, ela morre. Mas uma outra espécie de abelha chamada de Yellow jacket pode ferroar mais de uma vez. Elas também fazem mel como abelhas, mas, ao invés de utilizarem do néctar de lindas flores, as Yellow jacket buscam néctar de animais mortos! E, enquanto as abelhas vivem no alto das árvores, as Yellow jacket vivem no chão.

Às vezes, as pessoas em nossas igrejas e em nossas famílias dizem que crêem em Jesus, mas elas realmente não o seguem. E, em vez de quererem compartilhar as boas novas através de seu bom comportamento demonstrando amor, elas se alimentam de coisas pecaminosas falando dos que estão à sua volta. Elas não são boas testemunhas, e as pessoas que estão conhecendo a Jesus, ficam assustadas com este tipo de cristianismo.

A Bíblia diz para não tomar-mos o nome do Senhor em vão (Êxodo 20:7). Isso significa que não devemos usar seu nome indevidamente, como uma palavra qualquer. Mas isso também significa que, quando nos tornamos cristãos, não podemos agir como se não o fôssemos. É muito importante nos lembrarmos disto, porque quando dizemos ser cristãos e não agimos como tal, isso pode vir a ferir pessoas de uma forma que não podemos imaginar.

Faça Mais pelos Outros

Algumas pessoas têm medo das abelhas, porque elas podem efetuar uma dolorosa ferroada em sua pele. Mas esquecem que a maioria das abelhas não querem ferroar ninguém! É este seu último recurso, porque quando uma abelha pica alguém, a abelha vai morrer logo depois. As abelhas estão sempre com o pensamento em sua colônia. Se elas consideram que a sua colmeia está ameaçada, elas irão colocar sua vida em risco para proteger os outros membros da colméia.

Quando Jesus veio a este mundo, com a espada de Sua Palavra, Ele emitiu um paralisante aguilhão contra o inimigo. Jesus fez isso, mesmo sabendo que Ele teria que dar sua vida para salvar o Seu povo, inclusive você! E Ele deve realmente amar-te, porque Ele disse,

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (João 15:13)

Você deve nascer de Novo

Você sabia que, para que uma abelha possa voar, ela deve nascer duas vezes? É verdade! Três dias depois de ser fecundada a abelha rainha começa a desovar, botando um ovo em cada alvéolo, que depois se transformam em larvas. Os zangões ocupam-se em alimentar as larvas nestes alvéolos. Quando a larva fica grande o suficiente ela aloja-se em um casulo e começa a se transformar num processo chamado de metamorfose. Uma vez terminada a metamorfose, sai a abelha adulta, completamente transformada.

Quando Jesus vier, vamos voar com Ele para o céu. Mas não vamos poder fazer isso se não tivermos nascido de novo do Espírito Santo através da graça de Jesus. Ninguém vai chegar ao céu, porque os seus pais, irmãos ou irmãs são cristãos. Temos que tomar essa decisão por nós mesmos, ao nascermos de novo temos de lutar contra o poder do pecado em nossas vidas.

Naturalmente, você não precisa fazer isso sozinho. Deus lhe dará a força, contanto que você ore, leia a Bíblia, e comprometa sua vida a Ele todo dia. Jesus disse a Nicodemos que ele não podia entrar no reino dos céus “a menos que nasça de novo” (João 3:3).

As abelhas são incríveis assim como nós

O cérebro de uma abelha não é maior que a cabeça de uma agulha. Apesar do pequeno tamanho de seus cérebros, elas vivem numa complexa sociedade e se comunicam umas com as outras. Elas também projetam e constroem uma das casas mais fortes do planeta – a colméia.

Não só isso, trabalham duro e servem diligentemente umas as outras. Deus também fez você, como uma parte especial de sua criação. Seu cérebro é centenas de vezes maior do que a cabeça de uma abelha, e isso significa que você pode causar um impacto ainda maior em seu mundo. Seja na escola, na igreja, ou em casa. Imagine, ser como uma abelha, um diligente trabalhador, respeitador da autoridade, trabalhando duro para servir outros, ser sempre humilde, santo, solícito e otimista? Imagine as coisas maravilhosas que Deus poderia realizar através de você!

Gostaria de lhe perguntar: Será que o Espírito Santo falou ao seu coração, enquanto fazia esta leitura? Quer ser mais parecido com as abelhas e se tornar uma pessoa doce – um Cristão doce? Ao fazer isso, você vai tornar a vida das pessoas à sua volta tão agradável quanto o mel.

Se é esse o seu desejo, eu espero que você peça a Deus por isso. Você pode orar, “Prezado Senhor, ajuda-me a ser um árduo trabalhador, a servir mais aos outros, assim como Jesus fez e assim como as abelhas fazem. Em nome de Jesus, amém” Se você orar por isso, Deus certamente o atenderá.

Esta é uma tradução do Artigo: Bee a Sweet Christian do Pastor Doug Batchelor, escrito em 2 de julho de 2008.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA