domingo, 2 de setembro de 2012

Os benefícios das frutas e legumes para a saúde



O que colocar em seu prato

Com certeza já te disseram isso antes e agora você vai ouvir mais uma vez: coma frutas e legumes! Não há dúvidas que uma dieta rica em frutas e legumes beneficia muito a saúde, ajuda a prevenir doenças do coração, derrame cerebral, pressão alta, alguns tipos de câncer, doença dos olhos e complicações gastrointestinais. Uma alimentação saudável pode auxiliar no tratamento alternativo contra doenças. Além disso, frutas e legumes podem até retardar os efeitos do envelhecimento. 


Beterraba
Estudo diz que beber suco de beterraba ajuda a ter mais energia. Pessoas que tomam esse suco têm uma resistência física 16% maior enquanto fazem exercícios físicos.



Algumas frutas e legumes são ótimas fontes de vitamina A, enquanto outros são ricos em vitamina C, ácido fólico e potássio. A grande maioria possui pouca gordura e caloria, nenhum possui colesterol e normalmente são ricos em fibras. Frutas e legumes também acrescentam muito sabor, textura e cor à sua dieta.


Coma mais fibras
Você sabia que a quantidade de fibras em diferentes formas do mesmo alimento pode variar consideravelmente?
Maçã com casca: 3,5 g de fibra
1/2 xícara de molho de maçã: 1,5 g de fibra
3/4 de xícara de suco de maçã: pouca ou nenhuma fibra
No exemplo acima, a casca contém muita fibra. Veja mais um exemplo, por outro ponto de vista.
1 xícara de espinafre cru
1 xícara de espinafre cozido
Neste caso, como o volume de espinafre diminui, comemos uma maior quantidade dele cru e, desta forma, ingerimos mais fibras. 


Neste artigo, veremos as frutas e legumes em uma dieta balanceada, com ênfase em alimentos específicos e hábitos alimentares que trazem muitos benefícios à saúde. Iniciaremos pelas quantidade diárias recomendadas. 

Selecione mais alimentos

A mais recente pirâmide alimentar desenvolvida pelo governo norte-americano recomenda o consumo diário de 2 xícaras de frutas e 2 1/2 xícaras de legumes, para uma dieta de 2 mil calorias. Quantidades maiores ou menores dependem de suas necessidades calóricas. 

Para reduzir calorias e gordura, coma mais frutas e legumes. São substitutos maravilhosos e satisfatórios para carnes e doces, que são altamente calóricos. Veja abaixo o equivalente a uma xícara:

Frutas
1 pedaço médio de fruta
1 xícara de fruta picada ou cozida
1 banana grande
1/4 de um melão pequeno
1/2 xícara de frutas secas
1 xícara de frutas vermelhas (amora, framboesa, morango) ou uvas
1 xícara de suco natural de frutas, sem água

Legumes
1 xícara de legumes crus ou cozidos
2 xícaras de folhas verdes cruas
1 xícara de mini cenouras
1 batata média
1 xícara de suco de legumes

Via HowStuffWorks

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA