quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Olhos Diet


Êxodo 20.15: “Não furtarás”

“Olho gordo” além de feio e desengonçado, estranho e mau, e no mínimo causa de doenças crônicas na vida das pessoas. O desejo de possuir o que os outros já têm pode nos levar a perder tudo o que já conquistamos. 
- Este mandamento pede a proteção da propriedade e do trabalho.
- Todo ser humano tem 3 necessidades básicas, além de alimentação e do sexo: Ter prestígio, possuir bens para desfrutar deles e gozar seus direitos legais.
- Mas infelizmente, a questão da propriedade e do trabalho conduz indivíduos ao crime, à subversão e ao terrorismo, e leva nações a guerras ofensivas e civis.

O QUE SIGNIFICA NÃO FURTAR?
ü            Não possuir coisa alguma que não tenha sido obtida por meios lícitos e honestos.
ü            Evitar a subtração oculta ao alheio, contra a vontade de seu dono legítimo.
ü            Evitar acumular riquezas brutais e esprimidas do sangue de outros.
ü            Evitar arruinar o próximo em seus haveres, para que nos cresça o patrimônio.

ABRANGÊNCIA DO CRIME ROUBAR.
1.           Uso de violência para adquirir bens alheios.
2.           Fraude comercial.
3.           Medidas comerciais indevidas.
4.           Preguiça e falta de diligência no trabalho.
5.           Exploração de preços e impostos.
6.           Adulteração de produtos, preços, medidas e regras comerciais.
7.           Apropriação indevida de comissões e gorjetas.
8.           Suborno.
9.           Desvio de verbas públicas.
10.       Ágio e qualquer forma de desonestidade, comercial ou governamental.
11.       Furtar os planos, sonhos, projetos e atenção pertencente a outra pessoa.
- Absalão roubou o coração do povo de seu pai. II Sam. 15.6.
- No pensamento hebraico, e bíblico, roubar também abarca a exploração tanto do pobre como do rico.
- O atraso propositado do pagamento do trabalhador, bem como o uso de medidas viciadas era consideradas roubo. Lev. 19.13; Deut. 25.13-16.
- Roubar é privar o próximo daquilo que Deus pretendia conferir.
- Assim, os pastores que não pregam corretamente a Palavra de Deus e privam a congregação do bem a que tem direito estão roubando.

COMO OBSERVAR ESTE MANDAMENTO?
1-  Respeitar as propriedades alheias.
- Isto impede a cobiça descontrolada. Por isto a lei de Moisés diz que não se deve mudar os marcos fixados pelos antigos. Deut. 19.14.
2-  Confiar no Senhor. Prov. 28.25.
- O homem que confia no Senhor está convicto da suficiência de Deus não se deixando iludir facilmente pela confiança materialista.
3- A honestidade comercial. Deut. 25.15.
- Esta evita a apropriação ilegítima de coisas que não nos pertence.
- O peso integral e justo evita o roubo e tem ainda a promessa de prolongar os dias. Comerciantes desonestos podem perder a vida logo por reações incontroláveis de seus fregueses.
4-  A honestidade do trabalhador. Sal.128.2.
- Devemos trabalhar honestamente, sem matar o serviço ou mesmo inventar desculpas para não faze-lo corretamente, como- ganho pouco, meu patrão é desonesto, etc.
- Para tanto, devem haver incentivos econômicos do governo para fortalecer a produção, gerar empregos e evitar a especulação.
- Os patrões devem ser dóceis, razoáveis em suas exigências e equilibrados em todo o seu trato para com seus subordinados.
5-  A justiça trabalhista. Deut. 24.15.
- Salários humanos e justos reduzem a criminalidade e também incentivam a produção e prosperidade de uma nação.
- Um funcionário satisfeito produzirá muito mais do que um funcionário oprimido.
OBS- Efé. 4.28. Paulo mostra aqui a solução divina para a recuperação de um ladrão.
a) Trabalho honesto das próprias mãos para o auto-sustento.
b) Assistência aos necessitados.
As prisões que não possuem este sistema inspirado por Deus produz apenas receptores passivos e aproveitadores, causa prejuízos ainda maiores do que os furtos à sociedade (impostos mal utilizados) e ainda colabora para que o indivíduo preso desenvolva ainda mais sua criminalidade pelo tempo gasto em associação com pessoas deformadoras de caráter.

O CONCEITO DE PROPRIEDADE.
- Êxo. 19.5: Deus é o Criador, Senhor do Universo, e tudo é dEle.
- Sal. 39.12: somos apenas mordomos, administradores de Seus bens, peregrinos na Terra.
- Israel herdara a Terra prometida, a Palestina. Para todos os hebreus que entraram nesta terra com Josué foi-lhes dado um pedaço de terra para dela cuidarem e desenvolverem suas famílias.
- Em dificuldades financeiras, a pessoa podia vendeu seu direito a esta propriedade, mas nunca estava alienado dela para sempre. A cada 50 anos, as terras vendidas eram devolvidas aos seus legítimos donos, permitindo uma reforma agrária justa e adequada, lembrando sempre ao povo que a terra era do Senhor, e cada um deles mordomos Seus.
- A propriedade moderada é tida como ideal, pois tanto a riqueza como a miséria levam o homem à profanação. Prov. 330.7, 23.4.
- Os profetas falaram duramente contra o espírito materialista, a acumulação de bens fundiários, desapropriações forçadas, suborno, medidas comerciais injustas e roubos de dízimos.
- O AT não aceita a idéia absolutista de propriedade, porque isto negaria a soberania e a justiça de Deus. O israelita considerava-se peregrino e não proprietário eterno, mordomo temporário e não dono.
- O NT indica que o seguidor de Cristo contenta-se com um estilo de vida simples. Os bens materiais não devem dominar a mente do cristão. As riquezas podem possuir o homem, tornando-se um ídolo, por causa da: ansiedade material do coração humano, do desejo de enriquecer-se, ou pelo sentimento de falsa segurança proporcionado pelos bens.
- As riquezas põem em risco a vida humana (Mat.13.22). Por isto, somos convidados a colocar nosso coração, nossos tesouros no céu. (Mat. 6.19).
- O cristão trabalha para para se manter e Ter o suficiente para ajudar o necessitado. Efé. 4.28
- Os bens materiais nunca devem se tornar um fator de discriminação para os fiéis da igreja. Tia. 2.1-5.
- Aos ricos, Paulo diz: I Jo. 3.17.
- Para muitos pais da igreja cristã, aquele que não partilha sua riqueza com o pobre é considerado ladrão.

O Trabalho.
- Gên. 1.27-28: é uma ordem divina. Para isto, o homem deve explorar economicamente a terra como protegê-la dos abusos.
- Êxo. 34.21: todos devem trabalhar. Respeitar o oitavo mandamento significa tanto descansar 1 dia por semana como trabalhar nos outros 6. 
- I Tim. 5.8: Também inclui o cuidado dos familiares, tanto que em Israel, quem não o fazia era isolado da comunidade. O cuidado pelos familiares prova nossa religião. Porém o desejo de possuir cada vez mais leva à negligência da comunhão viva no lar, causando a desgraça da família.
- Ecle. 3.22: o trabalho traz satisfação, apesar de salários indignos e a opressão contra o trabalhador.
- Todo trabalho honesto é louvável. A Bíblia menciona tantos variados, como artístico, comercial, administrativo, agrícola, espiritual e musical.
- II Tess. 3.10: quem não trabalha, não come. Verso 14: devemos  evitar contatos com pessoas que não querem trabalhar.
- Col. 3.22: devemos trabalhar com sinceridade, pensando que tudo que fazemos o fazemos a deus e não ao patrão.
- Col. 4.1: ser um empregador justo. Deus julgará os atos de cada patrão no dia do juízo.
- O trabalho secular e as tarefas espirituais são conciliáveis. Jesus era carpinteiro, Paulo fabricante de tendas, e muitos discípulos pescadores.
- Para Calvino o trabalho é um instrumento da providência divina para trabalhar e aprimorar todos os dons e talentos humanos. Por isto o cristianismo lhe confere a mais iminente dignidade. (E pensar em tantos pais que permitem, estimulam ou até proíbem seus filhos de trabalharem desde cedo na vida!). A Bíblia condena severamente aquele que, tendo financeiramente o poder de dar trabalho a outrem, dele o priva, quando pode agir de outra maneira. Privar o homem de seu trabalho é uma ofensa a Deus. O trabalho pessoal deve trazer proveito à toda comunidade.
- Para Emil Bruner o homem trabalha para sobreviver. Assim confirma e experimenta sua humanidade. Deus quer que o homem trabalhe mesmo que este, como hoje se apresenta, seja uma conseqüência direta do pecado. Gên. 3. O trabalho é voltado ao relacionamento com o Criador, ao cumprimento de Seus propósitos para conosco, e ao relacionamento com e ao benefício do próximo. O repouso (Sábado) ensina que o trabalho não é um fim sem si mesmo, mas um meio às realizações. Precisamos de tempo para cultuar a Deus e para a comunhão. O descanso sabático não significa substituir o dia de trabalho por um dia cheio de atividades religiosas. As brincadeiras fazem parte da dignidade humana. Os jogos nos ensinam a relaxar, sorrir e alegrar. Mas o prazer precisa de moderação para não se transformar em vício. Jamais praticar a idolatria do trabalho. A partir do momento em que o homem se desliga da comunhão viva com Deus, ele se torna escravo de seu trabalho, afastando-se da comunidade; com isto temos a civilização demoníaca, ou seja, escrava. Nunca o homem foi tão escravo como hoje.

FONTE: A ética dos 10 mandamentos, H.U.Reifler, Vida Nova 181-219.

APELO: Por que não viver de forma saudável mantendo nossos olhos de maneira diet, sem cobiçarmos o que é dos outros? Seja feliz com seu próprio galho.


Pr. MARCELO CARVALHO DEZEMBRO 25/11/97 SP

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA