sábado, 29 de setembro de 2012

Como Preparar Crianças Para O Batismo


A preparação de crianças entre as idades e sete e quatorze anos para o batismo envolve três passos simples.
1 – Leve as Crianças a uma decisão por Cristo
Ensine-lhes uma breve lição acerca do amor de Deus que enviou Seu Filho para morrer por nós, e está agora convidando cada um de nós a nos tornarmos parte de Sua Família. Cada um que crê é adotado como um dos filhos e filhas de Deus. Então as pergunte se querem fazer parte da família de Deus.

2 – Ensine-lhes as doutrinas primárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia usando um jogo de lições adaptadas para a sua idade.
A – Lições adaptadas e ilustradas.
B –Certifique-se de fazer um apelo após o estudo e sele a decisão com uma oração repetida.

3 – Peça uma decisão pelo batismo
É importante que você envolva os pais das crianças no processo. Muitos pais que ainda não de decidiram ao batismo podem se unir à criança. E os pais que já são membros da Igreja darão maior apoio se são envolvidos.
Se os pais estão resistindo ao batismo de crianças, com tato e oração louve a sua preocupação para com os filhos, e ouça-os para identificar a causa da oposição ao batismo dos filhos. Uma vez conhecida a razão, explique para eles que Jesus quer que seus filhos O sigam e busque respostas às objeções.


4 – Coopere com o Espírito Santo
“Ao tocar o Espírito Santo o coração  das crianças, cooperai com Sua Obra. Ensinai-lhes que o Salvador as está chamando, que coisa alguma Lhe poderá causar maior alegria do que se entregarem a Ele na florescência e vigor de seus anos”.
                                                          A Ciência do Bom Viver, 44

Como saber se uma Criança está pronta para o Batismo

“Deus quer que toda criança de tenra idade seja Seu Filho, adotado em Sua família. Ainda que de pouca idade, podem os jovens ser membros da família da fé, e ter experiência preciosíssima.
A eminente  teólogo perguntou-se certa vez que idade deveria ter uma criança antes que houvesse razoável esperança de se tornar cristã. A idade nada tem com isso, foi a resposta”
                                                 Orientação da Criança,p.486
“Trabalhando em favor da conversão de nossos filhos, não devemos buscar violentas emoções como testemunho de convicção do pecado. Nem é necessário saber o tempo exato em que se convertem “
                                                 Desejado de todas as Nações p. 575

Há dois indicadores do preparo de uma criança para o batismo. Primeiro, eles devem possuir um relacionamento de respeito e obediência para com seus pais. Ellen White diz, “tão breve uma criança possa amar e confiar em sua mãe, pode ela amar e confiar em Jesus como o amigo de sua mãe. Jesus será seu Amigo, amado e honrado”
Segundo, a criança deve aceitar Cristo  como seu Salvador e ter um entendimento básico das doutrinas.

Advertência:
“...quanto mais os jovens permanecerem impenitentes, tanto mais confirmados se tornarão em resistir ao Espírito de Deus. Ao passarem os anos, é provável que diminuam a sensibilidade pelas coisas divinas e seja menor a susceptibilidade às influências religiosas. Diariamente Satanás trabalha para prendê-las aos hábitos de desobediência e no espirito de impenitência, havendo menos probabilidade de que se tornem cristãos”
                                                 Conselhos sobre Escola Sabatina,p. 80
                     Norman, Dossmam & Jones
                     Gaining Decisions. Personal Ministries Department
                     South Central Conference of S.D.A, 1977. p.p. 77- 80

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA