terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como cuidar de uma pessoa em depressão?



Para cuidar de uma pessoa em depressão é necessário muito amor e, principalmente, muita paciência. Demonstre que você está, de fato, querendo ajudar, que a ama e quer vê-la feliz. Não é fácil. Às vezes, dá a impressão de que nossa ajuda não está favorecendo; mas persista. 

Há momentos em que não é necessário falar. O fato de você estar ao lado da pessoa já é de grande importância. Ore, leia a Bíblia e diga que as vidas emocional e espiritual andam juntas. É necessário cuidar do emocional e também do espiritual. 

Muitas vezes a pessoa está sem vontade de orar de ler a Bíblia, por isso é necessário ajudar na alimentação espiritual. Sabe, como um bebê, dar o alimento na boca, isso é, ler e orar com a pessoa. 

Abaixo seguem algumas sugestões deixadas pelo psicólogo clínico Adami Gabriel sobre os cuidados que uma pessoa em depressão deve ter com saúde: 

1) Exercício físico diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardiorrespiratória): ideal ao acordar. Tempo: 1 hora (caminhada, natação ou ciclismo). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de betaendorfina e encefalinas; opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição; combate a dor, melhoram o aprendizado e o vigor. 

2) Sono ideal: horário máximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23 horas e 3 horas da manhã. Máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário, aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia ou aos fins de semana, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa. À noite, quanto mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas logo pela manhã a claridade é essencial. 

3) Exposição à luz solar: do início da manhã ou final da tarde, que promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano. 

4) Evitar atividades excitantes (esportes, TV, internet, telefonemas, discussões) 1 hora antes de dormir, dando preferência a atividades relaxantes (música, relaxamento, etc). 

5) Repouso de 40 minutos após o almoço para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília. 

6) Banho de morno a frio pela manhã, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico, ou banho quente à noite, que provoca vaso dilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono. 

7) Evitar excesso de informações do tipo: TV, jornais, revistas, rádio, internet, etc. O excesso de estímulo fotoelétrico provocado por grande exposição às telas é excitante e causa stress cerebral. Além da ênfase negativista das informações, há risco de vício de informação. Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumentam a irritabilidade e a agressividade. 

8) Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais. 

9) Busca de atividades profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituam momentos de PRAZER, que é o combustível da vida. 

10) Buscar ambientes abertos (praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, mar, lagoa, etc.) para descanso. Ambientes fechados e atividades em apartamentos (TV, computador, vídeo-games, sons altos, etc.) são estressantes e viciam (tecnofilia). 

11) Investir em lazer nos finais de semana, férias, etc., saindo da rotina (casa/trabalho) como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades. Para as férias, o tempo mínimo é de 21 dias. 15 dias não são suficientes para descansar, pois não há quebra do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias. Com mais de 6 semanas perde-se o ritmo anterior de trabalho e há possibilidade de aversão ao retorno. 

12) Evitar muita exposição à ambientação artificial ( ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial, etc.), pois comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão. 

13) Investir em hobbies (costura, pintura, jardinagem, etc.), desviando o pensamento de preocupações rotineiras, melhorando o relaxamento. 

14) Após as l8 horas, evitar alimentos pesados, jantar, carnes vermelhas, frituras, etc., que prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório. Depois desse horário, dar preferência para lanches leves, sopas, massas, etc. 

15) Uso de vitamina C (2 g/dia - ex: Cebion, Redoxon ou suco de laranja e acerola) e vitamina E (400 mg/dia - ex: Ephynal ou vitaminas E 400 Mg importadas), diariamente após exercício físico. 

16) Evitar alimentos estimulantes: do tipo guaraná em pó, ginseng, catuaba, café, que são excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos. 

17) Não usar anfetaminas (remédios para emagrecer) que dão irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas. 

18) Não usar bebida alcoólica, principalmente no início do tratamento com antidepressivos! O ideal seria não beber! Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral. O intervalo de uma semana entre uso de bebidas permite o reajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro. 

19) Não fumar. Além dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a modificações no humor, tais como ansiedade e depressão. 

20) Eliminar cafeína: café, refrigerantes em geral (principalmente Coca e Pepsi), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto. A cafeína provoca hiperatividade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e stress. 

21) Uso freqüente de folhas verdes como: couve, alface e outras, pois elas contêm o Tryptofano, substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a serotonina, que regula humor, pensamento e ação. 

22) Beber no mínimo 2 litros de água por dia, evitando a desidratação celular que provoca stress em nível cerebral. 

Viu só? Existe saída, sim! 

Os Deprimidos: 

* São pessoas menos competentes para resolver problemas interpessoais. 

* Nas relações interpessoais são mais egocentrados e falam em tom negativo para transmitir sua falta de auto-estima, seu pesar e desvalor. 

* Apresentam mais conflitos, tensão e expressões negativas para com seus cônjuges. 

* A hostilidade é um fator freqüente no padrão de interação. 

* São mais tristes e irascíveis. 

* Tendem a perceber ao cônjuge como mais negativo, hostil e desapegado. 


Solange Vechi 
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIA ONLINE 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA