terça-feira, 7 de agosto de 2012

Deus apresenta recomendações sobre o sábado


1. Neemias deu razão ao povo por não estar guardando o sábado?

Neemias 13:15

“Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles por venderem mantimentos neste dia.”

Comentário – o povo de Deus havia passado pela dura experiência do cativeiro e tinham abandonado a guarda do sábado. Quando Neemias viu a condição do povo e como ele desrespeitava a Lei de Deus, protestou contra suas práticas e trabalhou para que o povo voltasse para o caminho correto. Não há desculpas para a desobediência.

2.Que preocupação Deus colocou no coração de Daniel?

Daniel 7:25

“Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”

Daniel 8:12

“O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.”

Comentário – quando Daniel começou a ver o que aconteceria com a Lei de Deus, ele ficou angustiado. Os mandamentos seriam pisados, desrespeitados e mudados. Podemos admitir que o mandamento que se refere a “tempo” é o da observância do sábado (o quarto mandamento) e que Deus mesmo começa dizendo “lembra-te” (Êxodo 20:8), porque futuramente seria alterado.

3.O que Isaías disse para quem acha que Deus não está preocupado com o cumprimento de Suas Leis?

Isaías 59:1-2

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.   Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

Comentário – o profeta Isaías apela às pessoas que o desrespeito às Leis de Deus provoca a separação de Deus. Ninguém pode verdadeiramente ouvir a voz de Deus estando em rebelião contra ele.

4. Qual a exortação que o apóstolo João faz aos cristãos?

1João 1:6

“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”

Apocalipse 12:17; 14:12,7

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

Apocalipse 14:12

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Comentário – o apóstolo João escreveu de forma franca e objetiva em sua primeira carta, referindo-se aos cristãos desobedientes como mentirosos. Em seu livro Apocalipse ele apresenta o grande motivo para o ódio de Satanás contra o povo obediente de Deus: a guarda de Seus mandamentos e a fé em Jesus.

5. O que Tiago falou sobre quem conhece uma verdade, mas não a pratica?

Tiago 1:22-25

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.   Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;   pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.   Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

Comentário – Tiago convida a todos os cristãos a serem praticantes da Lei de Deus e revela o seu grande objetivo: a Lei existe para mostrar os erros que existem em nós para que Jesus Cristo possa nos limpar por Sua graça e perdão.

6. Que pedido Deus faz sobre o trabalho no Sábado?

Jeremias 17:19-22

“Assim me disse o SENHOR: Vai, põe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram e saem os reis de Judá, como também a todas as portas de Jerusalém,  e dize-lhes: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, reis de Judá, e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém que entrais por estas portas.   Assim diz o SENHOR: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;  não tireis cargas de vossa casa no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais.”

Comentário – Jeremias foi enviado por Deus para falar ao povo. O profeta alertava a todos contra o trabalho aos sábados dizendo: “obedeçam por amor a vossas almas”. O Senhor Deus continua ainda hoje convidando o Seu povo para a obediência, que é na verdade, uma grande prova de amor.

7. Que recomendação Jesus deixou aos futuros discípulos guardadores do sábado com respeito a destruição de Jerusalém?

Mateus 24: 20

“Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado.”

Comentário –  Jesus sabia que seus discípulos estariam guardando e santificando o Sábado, por ocasião da destruição de Jerusalém, e ora para que fossem protegidos. No ano 70dC, Jerusalém foi destruída e nenhum cristão pereceu.

8.Em que momento o sábado começa?

Gênesis 1:31

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”

Comentário –  para o Criador um novo dia começa ao pôr-do-sol (tarde), atravessa o nascer do sol (manhã) e termina com o próximo pôr-do-sol, quando se completam suas 24 horas. É por isso que todos os cristão nos tempos bíblicos guardavam o sábado de um pôr-do-sol ao outro.

9. Paulo também guardou o sábado?

Paulo na sinagoga – Atos 13: 14, 42 e 44 

(v.14) “Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.”

(v.42) “Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.”

(v.44) “No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.”

Paulo junto à natureza – Atos 16: 13

“No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.”

Paulo e seu costume – Atos 17: 2

“Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras.”

Trabalhando durante a semana, descansando no Sábado - Atos 18:3 e 4  

“E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.   E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.”

9. Que exemplo foi deixado por Jesus?

João 15:10

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.”

Comentário – assim como Jesus obedeceu e agradou o Pai, ele espera que nós façamos o mesmo.

Resumo:

Ao olhar Deus para o futuro, vê que Seu povo se esqueceria da instituição eterna do sábado e toma providências de misericórdia. As tábuas dos Dez Mandamentos entregues a Moisés no monte Sinai foi uma ação divina para não permitir que os homens se esquecessem definitivamente do Seu Decálogo. Posteriormente Deus enviou profetas para reconduzir o povo à obediência da Lei. Neemias e Jeremias protestaram em favor do sábado. Daniel recebeu profecias sobre mudanças que ocorreriam nos tempos e nas Leis. Mais tarde João, Tiago, Paulo e muitos outros, alertaram sobre a necessidade da obediência aos Mandamentos do Senhor. Mas, a maior revelação encontra-se no próprio Filho de Deus que teve o trabalho de testemunhar e resgatar o verdadeiro espírito da Lei.

Extraído do Site Sabado.org

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA