segunda-feira, 18 de junho de 2012

Saúde Emocional - Depressão


A depressão é, hoje, um fenômeno tão comum, que foi apelidada como “a gripe da doença mental”. Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que sofreu ou ainda sofre com a depressão. 


Do ponto de vista lingüístico, a palavra depressão refere-se a uma pressão que é feita de cima para baixo. Sendo assim, aquele que está deprimido, está sendo “pressionado” ou “oprimido” por uma força que vem de cima. 


Essa abordagem lingüística da depressão é muito interessante, visto que o deprimido se sente exatamente assim, como se algo o pressionasse para baixo, sem forças para reagir. A depressão é classificada por alguns estudiosos em quatro categorias - “estado afetivo de tristeza”, “sintoma”, “síndrome” e “doença”. Dentro dos campos da psiquiatria e psicologia, a depressão é classificada como um Transtorno do Humor e seu diagnóstico possui critérios bem definidos que devem ser considerados. 

Mesmo que uma pessoa não seja diagnosticada com depressão pelos critérios que orientam esse diagnóstico, é possível que ela já tenha experimentado alguma vez a depressão como um estado afetivo de tristeza.Um fato que deve ser seriamente considerado é que a depressão incomoda, gera sofrimento, limita nossa vida, prejudica nossa saúde física, mental e espiritual e gera problemas em nossos relacionamentos. 

Por isso a indústria farmacêutica fatura tanto em cima da venda de anti-depressivos. Ninguém, em sã consciência, deseja sofrer com a depressão.A principal característica do ambiente de um deprimido é a presença de muitas estimulações negativas e ausência de estimulações positivas. Um ambiente em que só há reclamações, críticas e problemas, é um ambiente propício para o desenvolvimento do sentimento de depressão. 

Na bíblia encontramos a história de alguém que, em determinado momento, viu-se cercado de tantas coisas ruins, que experimentou o humor deprimido. Não podemos dizer que ele sofreu de depressão enquanto doença, mas encontramos em sua experiência algumas características relacionadas ao sentimento de depressão. Estamos falando de Elias.

1. Em que contexto Elias agiu como um deprimido?

“Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.” I Reis 19:1-2.
Jezabel era uma rainha perversa, e Elias acabara de levar a morte os profetas de Baal (que serviam a Jezabel). Tendo suscitado a ira de Jezabel, conhecendo sua maldade, Elias agora via-se num “beco sem saída”. Nesse momento, ele não via nada de bom em que se apegar.

2. O que fez Elias diante dessa ameaça? 

“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.” I Reis 19:4.
Elias experimentou o sentimento de morte, tão comum dentre os deprimidos. É certo que ele não desejava morrer. Se o desejasse, não precisaria fugir daquela que desejava matá-lo. Mas o contexto em que estava era tão aversivo que, pela ausência de qualquer coisas que pudesse ser avaliada como positiva, Elias pensou em morte como solução para fundar o sofrimento.

3. O que fez Elias no deserto depois de pedir a morte?

I Reis 19:5-7
5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.

Elias parecia bem indisposto e tudo que fazia era dormir, até que o anjo do Senhor levasse alimento para ele. A alteração do sono também é uma característica da depressão. Pessoas deprimidas se queixam de só querer dormir o tempo todo ou de não conseguir dormir. É comum que o apetite seja alterado também, sendo que alguns perdem o apetite e outro sentem vontade de comer com mais freqüência. No caso de Elias, vemos Ele sendo sustentado por Deus, enquanto tudo que fazia era dormir.

4. Quando Deus perguntou “Que fazes aqui, Elias?”, o que Elias respondeu?

I Reis 19:9, 10, 13 e 14
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Aqui vemos mais uma característica típica da depressão – distorção da percepção da realidade. Elias olhava para sua realidade e via apenas parte dela. Via seu zelo em defender a honra do verdadeiro Deus, considerava que havia ficado sozinho no final da história e, para piorar, ameaçado de morte. Elias via todos os aspectos negativos presentes naquele contexto, mas não enxergava aquilo que havia de bom.
Quando alguém sofre de depressão, é comum que se concentre nos aspectos negativos de sua vida e não consiga enxergar aquilo que há de bom em sua realidade.Em I Reis 19:18 Deus mostra a Elias que ele estava olhando para uma realidade distorcida, e lhe revela que ele não estava sozinho. Havia outros 7 mil que, como ele, adoravam ao verdadeiro Deus. Elias se sentia sozinho em meio a outras 7 mil pessoas. 
Sim, é possível distorcer a realidade dessa forma quando somos tomados por um sentimento tão negativo como a depressão.As situações difíceis e problemáticas da vida podem facilmente nos convencer de que não existe saída, de que tudo está caminhando para o pior, e de que somos incapazes de reagir a toda essa tribulação. Mas, aquele que crê na palavra de Deus não precisa sofrer com essa dor.A bíblia nos apresenta a solução para a depressão, para os becos sem saída, para esse sentimento de impotência diante dos problemas – Deus. “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55:17. Podemos confiar que Deus sempre nos ouve e está disposto a nos animar, como fez com Elias. 


Para refletir: 
“Não devemos incentivar um espírito de entusiasmo que traz zelo por algum tempo, mas logo desaparece, deixando o desânimo e a depressão. Necessitamos do pão da vida, o pão que desce do Céu para dar vida à alma. Estudai a Palavra de Deus. Não vos deixeis controlar pelos sentimentos.” Evangelismo, p. 138. “Uma mente bem disposta, um espírito alegre, é saúde para o corpo e energia para a alma. Nenhuma causa de doença é tão fecunda como a depressão, a melancolia e tristeza.” Medicina e Salvação, p. 106.


Estudo 05 da Série Saúde Emocional

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA