terça-feira, 22 de maio de 2012

Melanina em fóssil de “160 milhões de anos”



Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que pigmentos de melanina encontrados em restos de fósseis de cefalópodes de 160 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista] são praticamente idênticos à melanina encontrada na versão moderna de uma espécie de lula gigante. O estudo foi publicado na versão online da revista científica PNAS, da Academia Americana de Ciências. Os cefalópodes são a classe de animais marinhos que envolvem lulas e polvos. A versão milenar foi encontrada há dois anos na Inglaterra e desde então está sendo estudada. Com as impressões do fóssil e de animais vivos de espécie semelhante, o estudo concluiu que o mecanismo de escape do pigmento, semelhante a uma tinta, entre esses animais marinhos não evoluiu desde o período jurássico e que a melanina pode ser preservada nos fósseis de uma série de organismos. [Mas é óbvio que os pesquisadores teriam que chegar a essa conclusão, do contrário, teriam que ignorar a evidência material. - MB]


Os pesquisadores compararam a composição química da melanina fóssil com a melanina de um animal da espécie Sepia officinalis, comum nos mares Mediterrâneo, do Norte e Báltico. “[...] descobrimos através de uma variedade de métodos de pesquisa que a melanina tem se mantido em uma condição que pode ser estudada em detalhes requintados”, disse John Simon, um dos autores do estudo e professor de química da Universidade da Vírginia, nos Estados Unidos.


Geralmente o tecido animal, composto principalmente de proteínas, se degrada rapidamente. Durante o curso de milhões de anos tudo o que é suscetível de ser encontrado a partir de um animal são restos do esqueleto ou uma impressão da forma do animal em torno de uma rocha. Os cientistas até podem aprender muito sobre um animal por seus ossos e impressões, mas sem matéria orgânica geralmente são deixados com muitas perguntas não respondidas, explica o estudo.


No entanto, a melanina se tornou uma exceção justamente por ser orgânica, pois se mostrou altamente resistente à degradação por longos períodos de tempo. “Com exceção de todos os pigmentos orgânicos em sistemas vivos, a melanina tem a maior chance de ser encontrada em um registro fóssil”, disse Simon.


(G1 Notícias)


Nota: Quando a evidência contradiz a teoria, em lugar de reformular a teoria, os evolucionistas ajustam a evidência à teoria. É praticamente impossível encontrar melanina num fóssil de supostos milhões de anos, mas, como foi encontrada, logo, é possível encontrar melanina num fóssil de supostos milhões de anos. É quase inconcebível imaginar que um organismo não tivesse sofrido grandes modificações evolutivas em supostos 160 milhões de anos, mas, como não sofreu e está igual aos seus “parentes” atuais, a evolução continua verdadeira e alguns seres vivos não se modificam, mesmo em supostos milhões de anos. Um paradigma assim “liso como muçum ensaboado” é fácil de ser mantido. Salva-se a teoria dos fatos, mesmo que seja necessário reinterpretar os fatos. Pelo visto, o fóssil não deve ser assim tão antigo, e pelo visto não deve mesmo ter havido macroevolução. É exatamente o que prevê o modelo criacionista, sem a necessidade de reinterpretar os fatos.[MB]

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA