sexta-feira, 18 de maio de 2012

Café na gravidez é prejudicial ao bebê



Você sabe que, durante a gravidez, deve diminuir o consumo de café ou alimentos que tenham cafeína. Mas estudos recentes mostram que, mesmo o consumo moderado permitido pelos médicos pode ser prejudicial para a saúde do bebê. De acordo com pesquisadores britânicos da Universidade de Leicester e de Leeds, a dose diária recomendada de 300mg pode causar problemas de saúde na criança como baixo peso ou até mesmo o risco de aborto. Essa quantidade equivale, por dia, a três xícaras de chá e uma de café instantâneo, mais uma barra de chocolate e uma lata de bebida tipo Cola. 


Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanhadas 2645 grávidas entre a 8a e 12a semana de gestação. Elas recebiam em média 159mg de cafeína diariamente, número muito abaixo do recomendado. E o resultado mostrou que, comparados às gestantes que consumiam menos que 100mg de cafeína por dia, as chances da criança nascer abaixo do peso aumentava 20%. Quando a análise foram as mulheres que ingeriam até 199mg/dia, o risco subia para 50% - o que significava até 100g a menos no peso do bebê na hora do parto.


Outro dado importante mostrou que 4% dos bebês nasceram prematuramente, 0,3% não sobreviveram e 0,7% nasceram depois do tempo normal - o que alarmou os pesquisadores, afinal, eram grávidas em perfeitas condições de saúde. Segundo eles, não há como definir uma dosagem segura da substância para que fosse consumida durante a gravidez. 


"O organismo leva cerca de quatro vezes mais tempo para metabolizar a cafeína do corpo de uma grávida. Além disso, acredita-se que ela atravesse facilmente a barreira placentária, podendo prejudicar o desenvolvimento do bebê", explica a nutricionista Rosangela Paulino. Segundo ela, o melhor seria evitar o consumo de cafeína durante a gestação ou pelo menos reduzí-la ao máximo. 


Para o obstetra Ricardo Gonçalves Alanda, a redução no consumo de cafeína durante a gestação é importante, mas a grávida não precisa se desesperar. "Ingerir uma quantidade alta de cafeína é prejudicial. Mas a gestante não precisa deixar de comer chocolate quando estiver com vontade. O que deve estar em mente é a dosagem. A palavra-chave é moderação", afirma.
Fonte: Revista Crescer

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA