quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Qual o significado da palavra sábado?

1 – Definição e Significado Etimológico da Palavra Sábado
1.1. Em Hebraico, as palavras para sábado são: ‘ SHABBATH, que significa (dia) de descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8). (b) SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15). Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos:
SHABBATH SHABBATHON ? O SÁBADO DE DESCANSO.
1.2. Em Grego as palavras são: ‘ SÁBBATON ‘ uma transliteração da palavra hebraica Shabbath.’ SÁBBATA ‘ pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)’.
A Bíblia recomenda em Êxodo 20:8 ‘Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar’.
O Sábado é o dia instituído por Deus para que o homem possa descansar, no Senhor. Este descanso não inclui apenas a parte física, mas também a mental, emocional e espiritual.
O Sábado foi feito para que o homem pudesse desfrutar de uma comunhão viva com seu Criador e também com a família. O sábado é um sinal, um lembrete no tempo, que nos fala que em seis dias Deus criou os céus e a terra, e está disposto a nos recriar, a nos fazer novas criaturas, para que possamos nascer de novo para uma vida feliz, em comunhão com Ele.
Descansar no dia de sábado é deixarmos de lado nossas atividades rotineiras, cessar nossas obras, louvar e adorar a Deus e passar maior tempo em companhia do Criador e com nossos queridos; é também um tempo muito especial a fim de dedicarmos mais de nossa vida em serviço do nosso próximo (Mateus 12:12).
Obedecendo a Deus, seremos pessoas felizes, sadias e prósperas. Isaías 56:2 afirma que é feliz, é ?bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal?.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA