segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como deve ser a participação da mulher no culto público e na liderança?

Alguns pontos característicos da vida cristã não são práticas rígidas, mas costumes que mudam com o tempo, dependendo da época, da cultura, e da região de um povo. Coisas como o comprimento de um vestido, ou de cabelo, o uso da barba, instrumentos musicais de adoração, posição da mulher na sociedade e na igreja, etc., têm mudado com o passar dos anos. Por isto é muito próprio o conselho de Ellen White: “Não deveríamos ser os primeiros a aderir a um costume, nem os últimos a abandona-lo”. O equilíbrio está em permanecer longe dos extremos.
Existem algumas pessoas que têm uma certa dificuldade em aceitar as mudanças trazidas pelo tempo. Há pessoas e movimentos religiosos que tem maior dificuldade em acompanhar tais mudanças. Contudo, sempre devemos buscar qual o melhor caminho a tomar, com muita oração, humildade e acima de tudo com a guia do Espírito Santo, sob a luz da Palavra de Deus.
Temos de entender em primeiro lugar, que todo princípio bíblico tem que ser estudado com base no contexto geral das Escrituras, respeitando a época, as circunstâncias e para quem foi escrito originalmente.
O mundo é constituído por diversas culturas, ideologias, religiões, valores e padrões de pensamento completamente diferentes. Isto significa que o relacionamento do cristão com o mundo não deve tomar as mesmas formas em toda a parte.
Um bom exemplo de tudo isso que estamos falando é a igreja de Corinto, nos tempos no Novo Testamento. A igreja em Corinto era imatura. Lutava com o problema de oferecer a Deus um culto adequado, correto. Eles estavam confusos sobre a posição da mulher no culto, sobre a ceia do Senhor, sobre os dons espirituais e o problema do dom de línguas (I Coríntios 11-14).
Paulo menciona certos costumes que nos parecem estranhos e esquisitos. Ele menciona o “uso do véu na cabeça”, “sinal de poderio sobre a cabeça”, “mulher orar com cabeça descoberta”, “rapar a cabeça”, “tosquiar a cabeça”, “proibir a mulher de falar”, “ósculo santo” e expressões conexas.
Vamos analisar mais detidamente dois conceitos daquela época: o uso do véu, e a proibição da mulher falar em público.
1º – O uso do véu era costume oriental, sinal de virgindade e prova de submissão da mulher ao marido. Era muito usado naquele tempo e ainda é usado hoje em várias partes do Oriente. Não há menção do costume entre os judeus.
Os Evangelhos não relatam incidente algum com mulheres, mesmo as mulheres que seguiam a Cristo, em que se mencionasse que alguma usasse o véu. Há referências em Gênesis 24:65; 38:14 e 19 das quais se deduz que naqueles tempos as mulheres de má fama o usavam (Gênesis 38:15). Note-se que até aí não existia a nação judaica.
Mais tarde o véu mudou de conceito e passou a significar poderio do esposo ou submissão da mulher. Mas esse costume não existia entre os judeus e jamais teve lugar no Oriente. Na igreja de Corinto havia o costume de se usar véu. Sem véu, as mulheres seriam olhadas com suspeita.
2º – Outro costume daqueles tempos: a mulher, tida como inferior ao homem, não tinha certos direitos, como o de falar em público. Hoje há oradoras, educadoras, juízas, etc…Em Corinto, naquele tempo e naqueles lugares isto seria um escândalo.
Note aqui, porém, que em Israel não havia esse problema. Afinal quem já não ouviu falar de Miriam (irmã de Moisés), de Débora (Juíza), de Hulda (profetiza) e outras mais que não só falaram em público como exerceram papel de liderança?
Portanto entendemos que o princípio por traz dessa prática é o respeito pela autoridade. Na cultura daquela época e lugar envolvia a sujeição das mulheres à liderança masculina.
Mas pensemos um pouco na igualdade entre o homem e a mulher diante de Deus. Pensemos também no chamado do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem dá os dons conforme lhe apraz para um fim útil. A Bíblia não fala que algum dom está restrito apenas aos homens e proibido às mulheres. Se Deus dá o dom de ensinar, de administrar, de pastorear (anciãs) e outros mais às mulheres quem somos nós para nos opormos à obra de Deus??
Por causa de cultura local, Paulo procurou evitar esse choque desnecessário com a cultura e costumes daquele lugar e proibiu as mulheres de falarem em público naquela ocasião particular.
Algo que deveria estar sempre vívido em nossa mente é o seguinte: Devemos estar o mais próximo possível da cultura daqueles a quem queremos alcançar para Cristo, desde que não estejamos ferindo os princípios da Palavra de Deus.
A verdadeira religião baseia-se em princípios, Os princípios são eternos, mas a aplicação destes princípios pode mudar com o passar dos anos e de lugar para lugar. Quando aceitamos que a aplicação dos princípios pode mudar podemos entender que Paulo estava certo em proibir as mulheres de falarem em público em Corinto, e a igreja dos nossos dias também está certa em permitir que as mulheres participem da liderança pública.
Concluímos pois que não há nada intrinsecamente mau em uma mulher participar do culto público. Não é uma questão de princípio mas de aplicação do princípio do respeito pela autoridade e pela cultura. Por que Paulo proibiu? Porque não seria aceito, nem benéfico, na cultura e nas condições da igreja de Corinto. Mudando as condições muda-se a aplicação do princípio.
Por exemplo, o princípio da reverência para com Deus é imutável, mas a maneira de expressá-lo pode variar. No Oriente se expressa tirando os sapatos para entrar na igreja. Já no Ocidente, não temos por costume tirar os sapatos para entrar na igreja, mas nem por isso estamos sendo irreverentes. São apenas formas diferentes de cumprir o Princípio.
Quando Jesus disse: “Não julgueis segundo a aparência e sim pela reta justiça” (João 7:22-24). Ele pretendia restaurar a glória e a grandeza original da Lei de Deus. O princípio revela a misericórdia de Deus no cumprimento do preceito.
Ao tentarmos professar uma religião calcada somente na letra da lei, ou seja, nos dogmas e preceitos, podemos cair no erro de julgar as pessoas, sermos intolerantes, observarmos o exterior, (cabelo, roupa, pintura, formas e mais formas), o que não é agradável a Deus. Os fariseus faziam isso o tempo todo e foram severamente advertidos por Cristo a mudarem.
A lei de Deus deve estar inscrita em nosso coração. Aí reside a diferença, porque seria o resultado da entrega do coração diariamente a Cristo, que produz os frutos do Espírito.
Professar uma religião de princípios, em nenhum momento significa a quebra ou a transgressão do preceito. É uma obediência que se desloca do formalismo religioso, para uma vida pura, reta e com uma liberdade e alegria que vem de dentro para fora.
A essência da religião cristã não está nas exterioridades, mas sim num eterno relacionamento com a pessoa de Jesus. A ênfase em aspectos exteriores, culturais e formais pode produzir dentro da igreja os chamados “sepulcros caiados” (Mateus 23). Por fora estão bem, mas por dentro está faltando a vital conexão com Cristo. Sem Ele nada poderemos realizar ou produzir (João 15).

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA