quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quem era sacerdote no tempo em que Davi estava fugitivo, Abiatar ou Aimeleque? Marcos 2:26 diz que foi Abiatar e no primeiro livro de Samuel diz que foi Aimeleque.


Primeiramente, vamos aos textos bíblicos. Comecemos por Marcos 2:26 “Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele?”  Agora, I Samuel 21:1:  “Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém, contigo?” Também quero ler I Samuel 22:20:  “Porém dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, um só, cujo nome era Abiatar, salvou-se e fugiu para Davi”.
Quando Davi estava fugindo de Saul e buscou pães para dar de comer aos seus homens, ele procurou o sumo-sacerdote Aimeleque. Aimeleque, entretanto estava bastante idoso e seu filho Abiatar o ajudava. Nada impede de Aimeleque ter dado os pães para Davi, mas através das mãos de seu próprio filho. Um deu e o outro entregou os pães a Davi. Portanto as duas passagens bíblicas estão corretas.
Como vemos em 1 Samuel 22:20, logo depois desse episódio Saul mandou matar todos os filhos de Aimeleque. Só sobrou Abiatar que fugiu e ficou com Davi num país estrangeiro. Assim sendo, enquanto Saul nomeou um sumo sacerdote, Zadoque, Davi também nomeou outro sumo-sacerdote, a Abiatar. Quando Davi tornou-se rei ele não quis destituir nenhum dos dois e então os dois ficaram por um tempo como sumo-sacerdotes.
Como o pai de Abiatar estava morto, tudo indica que Abiatar colocou no seu filho o nome do pai falecido. (Uma prática muito comum até os nossos dias – o neto ter o nome do avô). Dessa forma o filho de Abiatar também se chamou Aimeleque, ou Abimeleque (os dois nomes são semelhantes no hebraico).
Tudo indica que durante um pequeno período de tempo (talvez durante o curto reinado de Absalão) o filho de Abiatar tenha ficado como sacerdote atuando no lugar do Pai. Mas Abiatar retornou a cena e aparece ainda mencionado em alguns versos bíblicos no início do reinado de Salomão. Vejamos os dois versos bíblicos que se referem a esse período. “Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías, escrivão”. (2 Samuel 8:17). “Zadoque, filho de Aitube, e Abimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; e Sausa, escrivão”. (1 Crônicas 18:16)
Salomão por sua vez preferiu os serviços do sumo-sacerdote Zadoque, mas por consideração a Davi seu pai, ele tinha consideração para com Abiatar.
Isto nos mostra que para lermos e entendermos a Bíblia temos que estudá-la com cuidado lembrando que os personagens viveram muitas vezes mais de 50 anos e neste meio tempo muita coisa pôde acontecer.

2 comentários:

Blog disse...

A Bíblia é um livro espiritual que também fala de história, mas o seu foco é a espiritualidade e não um livro de história que fala de espiritualidade. Então detalhes históricos não relevantes podem parecer conflitantes, mas nunca haverá conflito doutrinário ou espiritual. Certo Douglas??

Douglas Zanatta disse...

Disseste bem!Detalhes históricos parecem conflitantes, porém ao fazer uma análise e comparando vários textos vc descobre que os textos estão se complementando, os conflitos desaparecem e volta a reinar a harmonia entres os escritos.A Palavra de Deus é infalível! Grande abraço e que Deus te abençoe.

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA