quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mamão uma fonte de nutrientes!

O mamão, Carica papaya L. (Caricaceae), provavelmente seja originário das planícies do leste da América Central, do México ao Panamá. Suas sementes foram distribuídas para o Caribe e o sul da Ásia durante a exploração espanhola no século 16, de onde se espalhou para a Índia, Pacífico e África. O mamão é hoje cultivado em todos os países tropicais e muitas regiões sub-tropicais do mundo. 


O mamão é rico em nutrientes, é rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e ácido fólico e os minerais, potássio e magnésio além de fibras. Juntos, estes nutrientes promovem a saúde do sistema cardiovascular e também oferecem proteção contra o câncer de cólon. Além disso, papaia, como é comumente chamado, contém a enzima digestiva papaína, que é usada para tratar lesões esportivas, outras causas de trauma e alergias. Vitamina C e vitamina A, ambos são necessários para o bom funcionamento de um sistema imunológico saudável. Mamão pode, portanto, ser uma escolha de fruto saudável para prevenir doenças como infecções de ouvido recorrentes, constipações e gripes.


Valor nutritivo por 100g.


VITAMINAS
Vitamina A: 1.750 UI 
Vitamina B: Tiamina 0,03 mg. 
Riboflavina: 0,04 mg. 
Niacina: 0,3 mg. 
Vitamina C: 56 mg. 
também contém vitamina E e K.


MINERAIS
Cálcio: 20 mg. 
Ferro: 0,3 mg. 
fósforo: 16 mg. 
Potássio: 470 mg.


Gorduras: 0,1 mg.
Carboidratos: 10 mg.
Proteína: 0.6 mg.
Calotias: 39


Mamão contém papaína, enzimas digestivas e, portanto, valiosa para ajudar a digestão. As enzimas digestivas; papaína e quimopapaína ajudam a diminuir a inflamação e melhorar a cicatrização de queimaduras, além de ajudar na digestão de proteínas. Os nutrientes antioxidantes encontrados no mamão, incluindo vitamina C, vitamina E e beta-caroteno, também são muito bons em reduzir a inflamação.


O fruto maduro é de fácil digestão e previne a constipação. Os estudos de caso indicam que este alimento, tomado isoladamente, por dois ou três dias, tem um efeito tônico altamente benéfico sobre o estômago e intestinos.


O suco do mamão alivia infecções do cólon e tem uma tendência a quebrar pus e muco. Pode ajudar a prevenir câncer de órgãos e glândulas no tecido epitelial (mamão maduro). A fibra é capaz de se ligar às toxinas que causam câncer no cólon e mantê-los longe das células saudáveis do cólon. Além disso, o folato, vitamina C, beta-caroteno e vitamina E foram associados com a redução do risco de câncer de cólon.


Evita náuseas e enjôo, as sementes são antielmínticas e expelem vermes. Mastigar e engolir duas colheres de chá de sementes após cada refeição principal (três vezes ao dia).


Mamão pode ser muito útil para a prevenção da aterosclerose e doença cardíaca em diabéticos. Mamões são uma excelente fonte de vitamina C, bem como uma boa fonte de vitamina E e vitamina A (através da sua concentração de pró-vitamina A fitonutrientes dos carotenóides), três antioxidantes muito poderosos.
São também uma boa fonte de fibra, o que foi ajuda a reduzir níveis elevados de colesterol.
Via Cura pelas Plantas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA