domingo, 2 de outubro de 2011

Quando é necessário o rebatismo?


A respeito do rebatismo, ele pode ser necessário ou não dependendo da circunstância. A cerimônia da santa ceia é uma forma de rebatismo, onde dedicamos novamente nossos votos de fidelidade a Cristo.
Quando um cristão comete um pecado do qual se envergonha muito, se arrepende e busca o perdão divino com sinceridade, esse pecador é perdoado e aceito diante de Deus como se nunca houvesse pecado. Jamais deveríamos tornar público o pecado de alguém em favor de um rebatismo. Não podemos esquecer que o mais importante é o destino eterno de uma alma e não a reputação de uma comunidade!
Contudo, o novo batismo pode ser necessário se a pessoa transgrediu de forma pública (e que trouxe vergonha para Deus e a igreja) algum princípio dos Dez Mandamentos (Êxodo 20; Deuteronômio 14).
Não é errado e nem pecado rebatizar-se. Muito pelo contrário: pode ser uma experiência inesquecível para a pessoa que se reaproxima do Mestre.
Em Atos 19:1-6, a Bíblia nos traz um exemplo em que o rebatismo foi necessário:

Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.

Nessa experiência bíblica, vemos o rebatismo sendo utilizado com pessoas que tinham tido um conhecimento parcial do plano da salvação – nesse caso, do Espírito Santo e agora passaram a conhecer a Deus em Sua plenitude.
Portanto, podemos concluir que há casos em que o rebatismo é recomendável.
O que é o batismo? Uma declaração de amor a Jesus. Será que há algum problema em fazer essa declaração pública de amor e compromisso com Cristo mais de uma vez? Acreditamos que não.  Se a pessoa, de modo público, desfez de seu voto batismal anterior, nada melhor que, do mesmo modo, refazer seu voto de fidelidade a Deus.
Outras informações serão úteis para estudarmos a questão:
1) Normalmente, o rebatismo é usado quando o crente comete um pecado que traz escândalo para a igreja, devido à forma pejorativa que esse pecado se tornou público;
2) A outra razão para o rebatismo é o abandono da igreja por muitos anos, quando a pessoa vive longe de Deus e afastada dos princípios ensinados pela Bíblia;
3) Não existe nenhuma obrigato¬riedade para o novo batismo se a pessoa já foi batizada por imersão (mergulhada nas águas). É um assunto muito pessoal de cada crente. Ela pode optar pela Profissão de Fé se quiser congregar em outra igreja.
Durante a trajetória cristã (precisando ser rebatizada ou não), a pessoa jamais deverá esquecer-se de que a presença do Espírito Santo na vida dela será constante até o momento em que Jesus voltará para dar-lhe a recompensa: “O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.” João 14:17. “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12.
Escola Biblíca

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA