terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que comiam os dinossauros e como se comportavam?


Filmes como o “Parque Jurássico” e o “Mundo Perdido” mostram a maior parte dos dinossauros como carnívoros agressivos. Mas a simples presença de dentes afiados não mostra a forma como um dinossauro se comportava, ou o tipo de alimentos que comia – somente que tipo de dentes tinha (para rasgar comida, etc.) Contudo, ao estudar fósseis de fezes de dinossauro33, os cientistas foram capazes de determinar a dieta de alguns deles.

Originalmente, antes do pecado, todos os animais, incluindo os dinossauros, eram vegetarianos. Génesis 1:30 declara: “E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que sobre a terra existem e se movem, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir; e assim aconteceu.”

Isto significa que até o T. rex, antes do pecado entrar no mundo, comia somente plantas. Algumas pessoas opõem-se a isto insistindo em que os grandes dentes que um grande T. rex tinha devem ter sido usados para atacar animais. Contudo, só porque um animal tinha dentes grandes e afiados, não significa que comesse carne. Significa somente que tinha dentes grandes e afiados!34

Hoje, muitos animais têm dentes afiados e são basicamente vegetarianos. O panda gigante tem dentes afiados como um carnívoro, mas come somente bambu. Talvez os dentes do panda tenham sido designados para comer bambu. Para ‘explicar’ porque razão uma panda gigante tem dentes semelhantes aos de muitos carnívoros de hoje, enquanto come bambu, os evolucionistas precisariam de dizer que o panda gigante evoluiu como um carnívoro e depois passou a comer bambu.35

Espécies diferentes de morcegos comem fruta, néctar, insectos, pequenos animais e sangue, mas os seus dentes não indicam claramente o que comem.36 Os ursos têm dentes semelhantes aos de um grande felino (ex. um leão), mas alguns ursos são vegetarianos e muitos outros, se não a maior parte, são principalmente vegetarianos.

Antes do pecado, Deus descreveu o mundo como ‘muito bom’ (Génesis 1:31). Algumas pessoas não aceitam este conceito da perfeita harmonia, por causa da cadeia alimentar que observam no mundo actual. Contudo, não se pode olhar para o mundo amaldiçoado e pecaminoso e para a morte e luta resultantes desse pecado e usar isso para rejeitar o relato histórico de Génesis. Tudo mudou por causa do pecado. É por isso que Paulo descreve a presente criação como ‘gemendo’ (Rom. 8:22). É necessário olhar para o mundo através da visão bíblica para podermos entendê-lo.37

Alguns argumentam que as pessoas ou animais poderiam ficar feridos até mesmo num mundo ‘ideal’. Dizem que mesmo antes do pecado, Adão ou algum animal, poderia ter-se ferido nalgum ramo ou pedra. Bem, este tipo de situações são verdadeiras no actual mundo caído – o mundo presente não é perfeito; está a sofrer os efeitos da Maldição (Rom. 8:22). Não podemos olhar para a Bíblia através da nossa visão actual e insistir que o mundo antes do pecado era como o mundo que vemos hoje. Não sabemos como é que um mundo perfeito, continuamente restaurado e totalmente mantido pelo poder de Deus (Col. 1:17; Heb. 1:3), poderia ter sido – nunca vivemos a realidade da perfeição (apenas Adão e Eva a conheceram, antes do pecado).

No entanto, temos pequenos vislumbres através das Escrituras; em Deuteronómio 8:4, 29:5 e Neemias 9:21, é nos dito que, quando os Israelitas vaguearam pelo deserto durante 40 anos, as suas roupas e sapatos não se gastaram e os seus pés não ficaram magoados. Quando Deus mantém as coisas de forma perfeita, o desgastar-se ou magoar-se de alguma forma, nem é uma opção.

Pensa em Sadraque, Mesaque, e Abede-Nego (Dan. 3:26-27) – saíram do fogo sem sequer cheirarem a fumo. Mais uma vez, quando o Senhor mantém tudo perfeito, ficar magoado não é opção. Num mundo perfeito, antes de haver pecado e maldição, Deus teria protegido tudo, mas neste mundo amaldiçoado, as coisas decaem. Muitos comentadores acreditam que a descrição de Isaías 11:6-9 do lobo, do cordeiro e do leão que come palha como um boi, é uma imagem da nova Terra na restauração futura (Actos 3:21), quando não haverá mais maldição ou morte (Apocalipse 21:1, 22:3). Os animais descritos vivem pacificamente como vegetarianos (esta também é a descrição do mundo animal antes do pecado – Génesis 1:30). O mundo actual foi mudado dramaticamente por causa do pecado e da Maldição. A presente cadeia alimentar e o comportamento animal (que também mudou depois do Dilúvio – Gén. 9:2-3) não podem ser usados como base para interpretar a Bíblia – a Bíblia explica porque razão o mundo é da maneira que é!

No princípio, Deus deu a Adão e Eva o domínio sobre os animais: “Abençoando-os, Deus disse-lhes: Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.” (Gén. 1:28). Ao olharmos para o mundo atual, podemos lembrar Hebreus 2:8, “E puseste todas as coisas debaixo dos seus pés. Ora, ao submeter-lhe todas as coisas, nada deixou que não Lhe ficasse sujeito, contudo, ainda não vemos que tudo lhe esteja sujeito.” A relação do homem com todas as coisas mudou por causa do pecado – elas já não estão “sujeitas a ele” como estavam no princípio.

A maior parte das pessoas, incluindo muitos Cristãos, tendem a observar o mundo como ele é atualmente, com toda a morte e sofrimento; depois levam essa observação para a Bíblia e interpretam-na sobre essa luz. Mas nós somos seres humanos pecadores e falíveis, a observar um mundo amaldiçoado (Rom. 8:22). Portanto, precisamos de começar com a revelação divina, a Bíblia, para começarmos a entender.

E o que dizer sobre as unhas e dentes afiados? O Dr. Henry Morris afirma: “Se características como unhas e dentes afiados faziam parte do aspecto original, ou eram recessivas e só se tornaram dominantes mais tarde devido a processos de selecção, ou surgiram através de mutações depois da Maldição, ou o que for exatamente, precisa de mais investigação.”37

Depois do pecado entrar no mundo, tudo mudou. Talvez alguns animais se tenham começado a comer aos outros nesta fase. Na altura de Noé, Deus descreveu o que estava a acontecer desta maneira: “Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida, pois toda a carne seguia, na terra, a senda da corrupção.” (Gén. 6:12)

Depois do Dilúvio, Deus também mudou o comportamento dos animais. Lemos: “Sereis temidos e respeitados por todos os animais da terra, por todas as aves do céu e por tudo quanto rasteja sobre a terra e por todos os peixes do mar; entrego-os ao vosso poder.” Portanto, o homem veria que era muito mais difícil carregar o mandato de domínio dado em Génesis 1:28.

Porque é que encontramos fósseis de dinossauros?


Para que haja formação fóssil é necessário que o animal tenha sido soterrado repentinamente. Quando um animal morre, geralmente é comido ou decompõe-se até que nada reste. Para formar um fóssil, são necessárias condições únicas para preservar o animal e o substituir por minerais, etc.

Os evolucionistas alegavam que o registo fóssil foi formado lentamente à medida que os animais morreram e foram sendo, gradualmente, cobertos por sedimentos. Mas, recentemente, eles reconheceram que o registo fóssil tem que envolver processos catastróficos.38 Para formar biliões de fósseis por todo o mundo, em camadas que chegam a atingir quilómetros de espessura, os organismos precisavam de ter sido soterrados repentinamente. Hoje em dia, muitos evolucionistas dizem que o registo fóssil se formou repentinamente, em várias ocasiões separadas por milhões de anos!

De acordo com a Bíblia, à medida que o tempo passava, a Terra foi-se enchendo de maldade e Deus determinou que mandaria um dilúvio global que “eliminará debaixo do céu todo o ser animal, com sopro de vida” (Gén. 6:17).

Deus ordenou a Noé que construísse um grande barco onde poria a sua família e representantes de cada espécie (equivalente ao que hoje taxionomicamente falamos de género) de animal (que o próprio Deus escolheria e mandaria a Noé – Génesis 6:20). Isto deve ter incluído dois de cada espécie de dinossauros. 
Continua.... próximo artigo 

Como é que os dinossauros couberam na arca?

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA