sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ninguém vos julgue pelo Sábado

 “Portanto ninguém vos julgue pelo comer beber, festas, luas novas e sábados, tudo tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”.  Col. 2:16,17

Quero chamar a atenção de nossos leitores para o contexto bíblico destes versos.
O sábado tem sido desprezado pela maioria dos chamados cristãos pela interpretação superficial destes textos de Colossenses, onde eles atribuem a abolição do sábado com Sua Santidade levando muitos inconscientes a se rebelarem contra o Senhor do sábado, Jesus.
Na verdade podemos ver este sábado de colossenses como sendo também o sábado moral da Lei de Deus; sem perder de vista a santidade do mesmo, sendo que esta   não é percebida pelos oponentes à santificação do sábado.
Como então compreender a expressão acima? O que se passava na Igreja de Colossenses? Estava Paulo informando a abolição do sábado nesta passagem bíblica? Deixou Paulo de guardar o sábado após esta declaração?
Sabemos com certeza que Paulo não debateu contra a santidade do sábado e sim  estava advertindo certos dirigentes religiosos que cobravam dos cristãos de colossenses a prática da lei cerimonial ( rituais, sacrifícios e ordenanças) que eram realizados nos períodos acima das “Festas, Luas Novas e Sábados). Observe: estes rituais apenas é que  deveriam prevalecer até a morte de Jesus na Cruz, porém a santidade do dia de sábado jamais fora cravada na Cruz e sim nos corações dos sinceros filhos de Deus, juntamente com toda a Santa Lei Moral de Deus (Heb 8:10).
 Paulo estava refererindo-se aos rituais cerimoniais realizados no dia de sábado. Que eram o motivo da cobrança por parte de judeus semi-convertidos na Igreja de Colossenses; esses estavam dificultando o crescimento espiritual em Cristo dos gentios de Colossos. Anulando o objetivo do sacrifício que Jesus realizou na Cruz, o qual substituiu para sempre as sombras, ou seja, os sacrifícios de animais e todo o ritual cerimonial que apontava para Jesus.
Esses rituais cerimoniais cobrados pelos judeus semi-convertidos mesmo em dia de sábado é que eram as sombras do verdadeiro sacrifício que Deus esperava; “o corpo de Jesus dilacerado naquela rude cruz como propiciação pelos pecados daqueles que nEle crer”. E assim tanto Paulo, como Pedro, todos os apóstolos e discípulos compreenderam claramente que a morte de Jesus jamais aconteceu para desfazer a Lei que mostra o pecado, mas sim para desfazer os pecados que a Lei Moral de Deus mostra ao pecador e este em arrependimento busca o perdão de Deus, Incluindo o pecado pela transgressão do santo dia do Senhor, o sábado.  
É certo que nenhum homem tem autoridade para julgar ao outro por não guardar o sábado ou qualquer outro mandamento. Ninguém deverá esquecer que Deus julgará a todos um dia por meio de Jesus a quem Ele ressuscitou dos mortos (Atos 17:30,31). Todo pecado contra qualquer um dos Dez mandamentos da Lei de Deus incluindo a transgressão do quarto mandamento, “Lembra-te do dia do sábado para o santificar”  Exo 20:8-11),  se não confessado e não abandonado, o pecado levará o pecador a receber a sentença de morte eterna no juízo final (Ecl. 12:13,14).
 Amigo! Se você até aqui está seguindo os passos de homens que o leva a uma vã adoração por ensinarem apenas mandamentos de homens como (guardar o Domingo como dia santo), invalidando no seu coração os mandamentos de Deus (Mar 7:7-9); deixe o Espírito Santo tocar profundamente agora em seu coração.
 Cristo tem hoje um convite especial pra você: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis, todavia se alguém pecar temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o Justo; Ele é a propiciação pelos nossos pecados e também pelos pecados do mundo todo... Se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1º Jo 2:1,2 e 1:9).
 Desviando o homem de profanar o sábado e Fazendo a vontade de Deus guardando Sua Lei, santificando o Seu Santo Sábado, e tentdo  a Jesus como único  Senhor e Salvador, entrará na promessa santificadora de Deus e te deleitarás no Senhor e cavalgará sobre os altos da terra, porque “a boca do Senhor o disse” (Isa 58:13,14). Que Deus lhes de a paz e a fé para servi-lo de todo o coração. Amém.
Será um privilégio estudar com você sobre estes e outros assuntos.
Caso haja interesse, estaremos à disposição para apresentar-mos estes e outros temas em sua Igreja. Faça um contato conosco. Que Deus o abençoe.
 por Ronaldo Mendes

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA