terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livre do Pecado

 
Um fato surpreendente: Embora sob a influência de um leve transe hipnótico, um homem que se submeteu a um experimento científico da hipnose, foi ordenado a pegar um copo da mesa. Embora ele fosse um tipo forte, atlético, o homem não pôde mover o vidro de sua posição. Seus esforços mais vigorosos não conseguiam levantar o vidro que era leve o suficiente para qualquer criança removê-lo.
Por que ele não pôde fazer isso? Porque os cientistas, depois de colocá-lo em transe, haviam lhe dito que era impossível pegar o copo. Como sua mente estava convencida de que não poderia fazê-lo, seu corpo era incapaz de executar o comando para levantá-lo. Uma demonstração dramática do fato de que nenhuma pessoa pode realmente obedecer aos mandamentos fará com que ela acredite que é impossível fazê-lo!

Deus exige o impossível?

É provavelmente seguro dizer que a maioria dos cristãos de hoje são completamente convencidos de que Deus não espera que eles cumpram a lei completamente, seja na carne ou no espírito.
O efeito de tal ensino é exatamente o que seria de se esperar, uma multidão de membros da igreja emocionalmente felizes, mas desobedientes, que acham que qualquer preocupação em guardar os Dez Mandamentos é picuinha e legalismo.
Que estratégia enganosa de Satanás! Como o inventor da doutrina, o maligno está simplesmente apoiando a sua antiga acusação de que Deus estava pedindo demais. Ele acusou a Deus de ser injusto ao exigir algo que é impossível.
Pense nisso por um momento, e todo o esquema começa a ter um monte de sentido diabólico. Satanás sabe que o pecado é a única coisa que irá manter alguém fora do céu. Desde que o pecado é a “transgressão da lei” (1 João 3:4), ele teve que aperfeiçoar um plano de fazer as pessoas olharem levemente sobre a violação da lei, fazendo com que isso parecesse irrepreensível.
Infelizmente, é possível reunir textos bíblicos que parecem apoiar a doutrina da imperfeição espiritual. Estamos certos de que todos pecaram (Romanos 3:23), que a mente carnal é inimizade contra Deus (Romanos 8:7), e que todas as nossas justiças são como trapo imundo (Isaías 64:6). Mas todos os versos sobre a falha, pecado e derrota fazem referência a experiência de não regeneração de uma pessoa. Há literalmente dezenas de outros textos que descrevem uma experiência oposta de vitória total e viver sem pecado. Em todos os casos eles estão se referindo à vida cheia do Espírito de um convertido e comprometido filho de Deus.
Esta distinção deve ser sempre reconhecida na leitura das Escrituras. O evangelho de Jesus Cristo é o poder de Deus para a salvação. Sua graça é mais forte do que todas as forças concentradas do mal. Jesus veio para salvar o seu povo dos seus pecados. No sexto capítulo de Romanos, Paulo devasta totalmente a doutrina de que um crente deve continuar a cair em pecado. É verdade que uma provisão é feita para a limpeza em caso do pecado ser cometido, mas o perfeito plano de Deus tornou possível ao homem superar todos os pecados e viver uma vida de perfeita obediência por meio de Cristo. Nenhum significado secreto ou reserva oculta pode ser encontrado na miríade de textos que descrevem a experiência vitoriosa dos nascidos de novo filhos de Deus.

Vitória Total Prometida

O Espírito de Deus parecia antecipar a luta que muitos passariam por aceitarem as garantias bíblicas da vitória total. Por conseguinte, os escritores inspirados foram movidos a usar uma linguagem quase fanática em descrever as possibilidades de vencer o pecado. Em vez de dizer que podemos ser salvos, a Bíblia diz que podemos ser salvos “perfeitamente” (Hebreus 7:25). Em vez de dizer que podemos vencer, assegura que podemos ser “mais que vencedores” (Romanos 8:37). Em vez de ser dito que podemos triunfar, somos informados de que podemos “sempre … triunfar” (2 Coríntios 2:14). Em vez de prometer o que podemos pedir para nos ajudar em nossa batalha espiritual, a Bíblia diz que Ele nos dará “muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20). E o verso imediatamente anterior àquele claramente garante que podemos “ser cheios de toda a plenitude de Deus” (verso 19).
Na verdade, muitas dessas promessas são muito vastas para a nossa mente humana compreender totalmente, mas certamente se destinam a nos impressionar com a magnitude dos recursos de Deus em nosso favor. Se a linguagem parece exagerada, é apenas porque nós somos muito débeis na fé e muito fracos na carne para crer que tal pureza e santificação possam se cumprir em nós. Nós tendemos a confiar em nossos sentimentos mais rapidamente do que na Palavra de Deus.
É importante acreditar nas promessas exatamente como as lemos? Sim, porque é somente através dessas promessas que a libertação pode ser realizada. “pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo” (2 Pedro 1:4).
A seqüência de vitória é claramente delineada nesse fantástico texto. Pela fé na promessa, nós nos tornamos participantes da natureza divina, e através do poder dessa nova natureza em nós, somos capazes de escapar da corrupção do pecado. Em outras palavras, tudo depende da entrega e dedicação de si mesmo para o Espírito de Cristo. “Sem mim”, disse Jesus, “nada podeis fazer” (João 15:5).
Igualmente importante é o comentário inspirado de Paulo: “Posso fazer todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Essa pequena expressão “todas as coisas” é a chave da vitória para cada um de nós. Inclui o poder sobre as drogas, a imoralidade, o apetite, orgulho e todo ato de pecado que nos rouba a vida eterna.

Todas as coisas disponíveis

O grande ponto aqui é que quando você tem a força de Cristo em sua vida, você tem tudo o que você poderia desejar. “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Note esse termo novamente “todas as coisas.” Você vai encontrá-lo também em 2 Pedro 1:3: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade …”.
Quando você coloca esses textos em conjunto, emerge uma imagem incrível. Ao reivindicar a presença de Cristo em sua vida, você também receberá tudo o que Cristo possui. Paulo descreveu assim: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Coríntios 1:30).
Aqui, “todas as coisas” são discriminadas em experiências muito particulares e individualizadas, e começamos a ver que Pedro estava certo ao afirmar que Deus nos deu todas as coisas que dizem respeito à piedade.
Todo filho de Adão precisa desesperadamente de duas coisas: perdão para o passado, e poder para o futuro. A redenção inclui a ambas. A idéia de que isso inclui a libertação completa da culpa do pecado, mas apenas parcial libertação do poder do pecado, é uma perversão do evangelho. Jesus não veio para nos salvar das conseqüências do pecado somente, mas para nos salvar do pecado em si. Ele não veio apenas para tirar alguma coisa (nossa culpa), mas para nos dar alguma coisa (vitória sobre o pecado).
Depois de ler cuidadosamente o capítulo seis de Romanos, se precisar de mais garantias de que a vitória pode ser sua, leia o seguinte:
1 Coríntios 15:57 – “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
1 João 5:4 – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo: e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.
1 João 3:6 – “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu”.
Voltemos por um momento para a analogia do homem hipnotizado. Ele não podia fisicamente levantar um copo da mesa porque sua mente estava plenamente convencida de que não poderia fazê-lo. Satanás tem sido capaz de imobilizar a igreja através do poder de sua hipnótica e mentirosa afirmação de que a obediência é impossível? Certamente parece que sim.

Os vencedores

Negar a possibilidade de vitória total sobre o pecado é roubar Jesus da glória da Sua missão. Ele veio, diz a Bíblia, para destruir as obras do diabo. Essas obras são as obras do pecado. Se ninguém reivindicasse o Seu poder para vencer o pecado completamente, a acusação do diabo seria confirmada. As exigências de Deus seriam expostas como muito difíceis de obedecer.
O livro do Apocalipse identifica a característica dos redimidos na coroação como obediência. “qui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12). “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 12:17). “Bem-aventurados os que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar pelas portas na cidade” (Apocalipse 22:14).
Quem acredita que a obediência não é importante, deve ler novamente a dramática história de Adão e Eva. Um pequeno e físico ato de pecado levou a todos à séria tragédia dos últimos 6000 anos. Aqueles que forem restaurados ao paraíso perdido terão demonstrado que eles podem ser confiáveis com a vida eterna. Através da obediência fiel em face da morte, eles provaram que as acusações de Satanás eram totalmente falsas.
Bem aqui precisamos de uma pausa e considerar uma objeção que está sempre contra aqueles que acreditam na vitória total.
É algo como isto: Se você acredita que é possível viver sem pecar, você é capaz de dizer que sua vida está livre do pecado?
Embora a questão mereça uma resposta, deve ser salientado que a oposição não é relevante para o problema. Se a Bíblia estabelece uma verdade, ela deve ser recebida em razão de sua autoridade inspirada, e não com base na experiência do mensageiro. Se a vitória sobre todo o pecado é possível através de Cristo, isso é verdade tenha o pregador a reclamado ou não para si. Além disso, a obra da santificação é uma experiência progressiva, ao longo da vida e nunca pode ser considerada como terminada em qualquer ponto do tempo. Ainda que alguém possa estar inconsciente de qualquer pecado conhecido, ele nunca poderia se vangloriar de estar sem pecado.
Também pode ser feita a reivindicação de que a doutrina da vitória sobre o pecado é muito idealista e também teologicamente complicada para ser prática. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Até mesmo uma criança pode entender a simples transação de fé de se apropriar das promessas da Bíblia. Não há um hábito ou pecado que o homem conheça, que não pode ser vencido através da fé.
Nos próximos minutos você será capaz de apreciar a beleza do plano da vitória divina. Você vai aprender como parar de fumar, de brigar, de fofocar, ou de cometer qualquer outro pecado. Não deixe que nada te distraia enquanto avança para os próximos parágrafos. Pode ser o ponto de virada da sua vida e significa mais do que todo o dinheiro do mundo.

O segredo da vitória

No coração da vitória estão quatro passos simples das escrituras que qualquer crente pode tomar ao afirmar o poder de Deus. Aplique a fórmula para seu próprio problema, e depois siga os quatro passos para a gloriosa vitória.
Primeiro: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Corintios 15:57). Deixe sua mente saborear a fantástica mensagem dessas palavras. A vitória é um dom! Nós não a obtemos por nossos esforços ou a merecemos por causa de qualquer suposta bondade. A vitória será dada a nós livremente por Cristo. Ele é o único que já conquistou a vitória sobre Satanás, e se alguma vez possuirmos a vitória, ela deve vir como um dom de Deus.
Grande poder é armazenado dentro da promessa a ser cumprida para todos aquele que reivindicá-la na fé. Tão poucos estão dispostos a acreditar que a bênção prometida torna-se deles no momento em que crêem nisso!
Deus está esperando para honrar a sua fé e “suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:19). Por que temos sido tão relutantes em aplicar as disposições da graça? Por que é tão difícil de acreditar que Deus quer dizer exatamente o que ele diz? Ele vai manter todas as promessas.
Nosso segundo texto diz: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:11).
É uma boa coisa pedir a vitória sobre o tabaco, ou qualquer outro vício ou mal moral? Claro que é! Então você não precisa nem perguntar se é a vontade de Deus! Ele já nos disse na Bíblia que é Sua vontade destruir as obras do pecado e do diabo.
Aqui está a próxima pergunta. Como sabemos que temos a vitória depois que a pedimos a Ele? Simplesmente porque Ele nos disse que a teríamos. Sabemos que Deus não mente. Nós podemos acreditar em Suas promessas.

Pela fé

Isso nos leva ao terceiro texto, encontrado em Romanos 6:11: “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus”. No momento exato em que pedimos, devemos aceitar o fato do cumprimento, agradecer-Lhe pelo dom, e agir com a certeza de será feito. Nenhum tipo de “prova” de sentimento ou sinal deve ser exigido ou esperado. O poder de auto-realização na promessa é liberado em resposta à fé.
Você se lembra como Pedro andou sobre as águas?Ele perguntou a Jesus se ele poderia sair do barco para o mar revolto, e Jesus disse a Pedro para sair. Mas quanto tempo Pedro fez o impossível de caminhar sobre a água? A Bíblia diz: “Quando ele viu o vento, teve medo e, começando a submergir, clamou, dizendo: Senhor, salva-me” (Mateus 14:30).
Apesar da garantia de Cristo de que ele podia caminhar com segurança sobre as águas, Pedro começou a duvidar da palavra do Mestre. Foi quando ele começou a afundar. Enquanto acreditou na promessa de Jesus e atuou na fé, ele estava seguro.Quando ele duvidou, ele afundou.
Como Pedro, a nossa fé pode enfraquecer. Talvez nos seja necessário ser lembrados da nossa total dependência de sua força, mas isso não diminui o maravilhoso plano de Deus para dar poder e vitória por meio das “mui grandes e preciosas promessas” da Bíblia. Sem fé pelo receptor, nem mesmo as promessas de Deus podem ser apropriadas. Os limites são claramente definidos nas palavras de Jesus “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm!” (Mateus 9:29).
Agora, Qual é a coisa impossível na medida em que você está preocupado? Seja o que for, Cristo diz: “Vinde a mim. Vou dar-lhe a vitória.”Enquanto você acreditar que ela lhe foi entregue, você terá a vitória. É tão simples como isso.
Para algumas pessoas, a libertação é tão dramática que perdem mesmo o apetite para o pecado. Viciados em tabaco têm sido algumas vezes libertos do desejo, mas essa não é a maneira usual de Deus. Normalmente, o desejo continua, mas no momento da tentação, o poder de andar após a tentação brota de dentro. A fé aceita o fato de libertação e constantemente reivindica a vitória, que está na segura posse do crente.
O passo final para a vitória é descrito em nosso quarto texto, Romanos 13:14. “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne, para satisfazer suas concupiscências.” Tão forte é a confiança no poder de Deus apropriado que nenhuma consideração é dada a cair sob o poder do pecado novamente. Sob o velho plano da “tentativa”, era prevista a falha na maioria dos casos. Os cigarros foram colocados em uma prateleira, e o fumante disse para si mesmo: “Eu vou tentar não fumar novamente, mas se eu não fizer isso, eu sei onde eles estão.” No entanto, no âmbito do plano da “confiança”, não temos razão para temer o fracasso em razão da fraqueza humana. A vitória não depende da nossa força, mas do poder de Deus. Podemos falhar, mas Ele não pode falhar. Os cigarros são jogados fora. Todos os planos que envolvam algum grau de comprometimento com o vício são abandonados.
Aí está, amigo, em toda a sua simplicidade. Funciona! Se você estiver disposto a se entregar, funciona. Nada vai ajudar quem não está disposto a desistir do pecado. Mas se você quiser, Vitória, poder, libertação, estão ao seu alcance, basta apenas ter fé. Deus quer que você seja livre.
Este artigo foi condensado do livro É possível viver sem pecar? escrito por Joe Crews, e publicado no site Amazing Facts. Crédito da tradução: Blog Sétimo Dia http://setimodia.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA