segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Adão foi obrigado a pecar?

 Adão não precisaria ter pecado. Poderia ter recusado comer das mãos de Eva o fruto tentador e se entregar nas mãos do Criador, tendo confiança que o Pai celestial iria solucionar o problema.

Nós também hoje não precisamos pecar e nem somos obrigados a cometer o erro, apesar de sermos pecadores. Se confiarmos em Deus e, se tivermos fé como teve, por exemplo, José, no Egito, não pecaremos.

Será que faltou fé e confiança para Adão? Ou ele tomou a decisão sabendo o que estava fazendo? Por que não suportou com perseverança a prova tentadora se de fato amava profundamente a Deus?

A verdade é que Adão não preparou seu coração para enfrentar o problema que o tentador colocou ardilosamente diante dele. A serpente não foi aonde Adão estava; ela ficou longe, na árvore proibida. Satanás enganou a mulher e esta foi ao encontro do marido com a tentação nas mãos. E ali estava na sua frente Eva, a amorosa Eva, linda como sempre, graciosa, gentil e… agora com algo que ele não sabia o que era – o pecado. E aí acontece a primeira e fatal tentação!

Eva estava diferente e isto chamou a atenção do marido. Mas não pôde de imediato perceber que já fosse o resultado do pecado nela. Não sabia que Eva estivera com Lúcifer até que ela lhe contou da conversa junto à árvore proibida.

A realidade caiu diante de Adão com uma tristeza que ele jamais sentira. Logo percebeu que estava diante de um dilema: não comer e se separar de Eva pela morte dela, ou comer e os dois morrerem por causa do amor que ambos tinham um pelo outro…

Adão pensou. Reclamou de Eva. Que pena o que ela fez. Mas decidiu ficar com ela e também comeu do fruto. Quem sabe Deus, que também sabia o que é amar, levaria em conta seu grande amor por Eva e daria uma solução. Não estavam casados para sempre, pelo próprio Deus? Por que separação? Ele falaria com o Criador e apelaria aos Seus sentimentos de amor… Até poderia sugerir a Deus como solucionar o problema!

Mas a verdade é que a extensão dos efeitos do pecado neles os fez terem medo, vergonha e assim se esconderem de Deus. Que desastre, quando nós também desejamos insinuar a Deus o que gostaríamos e esperaríamos que Ele fizesse para compreender a nossa situação. A história se repete. Quando damos lugar ao diabo, escarnecemos de Deus e crucificamos a Jesus outra vez. Adão não foi obrigado a pecar. Ele escolheu voluntariamente o erro.

Nós também podemos escolher seguir ao Senhor e ser obedientes ainda que isto nos custe a perda do que tanto amamos. Pense sobre isso no dia de hoje.

(Da série “Tempo de Refletir“)

1 comentários:

irmão leitor disse...

Olhemos para o 1º Adão (o marido de Eva) e para o 2º Adão (Jesus Cristo).

Eles dois exerceram o verdadeiro livre arbítro. Ninguém mais. Só eles dois. E esse deveria ser o ABC de estudo para todos os que querem entender a Bíblia. Não avance em nenhum assunto sem primeiro conhecer e entender esse.

Só é livre quem está em Deus.

O 1º Adão, que nem com fome estava, entendeu o que estava acontecendo. Não foi obrigado a desobedecer. Exerceu sua plena e capaz liberdade: fez sua própria vontade; perdeu.

O 2º Adão, discernia cada um dos ataques do inimigo. Exerceu Sua plena e capaz liberdade: fez conforme a vontade do Pai; venceu.

Pela herança do 1º, temos natureza pecaminosa e praticaremos atos pecaminosos.

Pela herança do 2º, conheceremos a Verdade, e a Verdade nos libertará; e, embora a natureza pecaminosa, seremos capacitados a não andar em atos pecaminosos.

O Plano da Redenção é a coisa mais linda do Mundo!

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA