sábado, 20 de agosto de 2011

Impureza é contra a Lei de Deus

Muitos praticam a impureza por desconhecerem o peso que tal ato tem no contexto da Lei de Deus, viver fora dos padrões definidos pelo Senhor é viver fora da verdadeira felicidade. Vamos entender um pouco da Lei de Deus e como ela recrimina aqueles que vivem na impureza:
Moisés e a Lei de Deus.
Imagem: Google
"Não adulterarás...
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."
Êxodo 20:14,17


A IMPORTÂNCIA DA LEI
Toda pessoa que se entregou  verdadeiramente ao Senhor deveria se debruçar no estudo da lei de Moisés. Não porque a lei mosaica tenha validade hoje, mas porque em toda lei temos princípios eternos que devem ser seguidos em todas as gerações.

Jesus com a lei na sinagoga.
Muitos erram ao achar que a graça advinda do sacrifício de Jesus revogou a lei. Quando Jesus e Paulo criticam no Novo Testamento os fariseus e judaizantes eles estavam criticando a interpretação errada que aqueles grupos estavam tendo em relação ao papel da lei, pois eles criam que a lei mosaica tinha poder para a salvação. Entretanto, sabemos que em todas as épocas alguém só pode chegar a salvação mediante a fé, apenas.

A LEI ETERNA DE DEUS
A lei eterna de Deus é transcendente e seus mandamentos ultrapassam gerações e culturas. Para descobrirmos essa Lei Eterna é necessário estudar os princípios contidos em toda Bíblia e assim aplicá-los em nosso contexto atual.

A Lei Eterna de Deus é
transcendente.
A lei representa o caráter santo de Deus e por meio dela é que alguém pode ser julgado e condenado a respeito de seus pecados. Então, a lei nunca teve poder nenhum para a salvação, mas tem uma força incrível para a santificação dos crentes.

É necessário, porém, entender que a lei de Moisés foi um exemplo de aplicação da Lei Eterna de Deus para a nação de Israel após o Êxodo, muitas das ordens lá contidas só funcionavam no contexto em que vivia aquele povo, porém cada uma daquelas ordens contém princípios que devem ser analisados e implantados em nossa vida.

A GRAÇA ANULOU A LEI?
Juízo e condenação contra o pecado.
Infelizmente em nosso tempo muitas pessoas renegaram a lei do Senhor, sob a desculpa de a mesma ser anulada pela graça. Isso faz com que tenhamos uma série de crentes que vivem "fora da lei", tendo atitudes carnais e achando que Deus não está julgando suas ações por agora serem "livres" em Jesus.

A lei do Senhor é que dá a consciência do que é pecado (Romanos 7:7-8), sem a lei vivemos de maneira libertina e não na verdadeira liberdade que Jesus ensinou, no qual somos livres para amar e obedecer a Deus de todo o coração.

COMBATE A IMPUREZA NOS 10 MANDAMENTOS
Os dez mandamentos são um resumo das 613 leis contidas no pentateuco. A lei toca em muitos momentos na questão da pureza sexual  e especificamente nesses mandamentos Deus as resumem em "Não adulterarás"e "Não cobiçarás...".

Ser satisfeito...
Quando Deus fala "não adulterarás" ele afirma incisivamente que Ele odeia a infidelidade e a falta de compromisso em um relacionamento. Em muitas partes da Bíblia vemos Deus se irando contra aqueles que praticaram tal ato.

No versículo 17 do texto lido acima, percebemos que o sentido do "não cobiçarás..." vai além da ideia da inveja somente, mas expressa que devemos ser satisfeitos com aquilo que o Senhor nos dá (podemos ter aspirações, mas a nossa alegria independe delas. A alegria verdadeira procede de estar satisfeito com o que o Deus lhe dá). No contexto da pureza Ele enfatiza dizendo "não cobiçarás a mulher do próximo" na perspectiva de evitarmos desejos carnais motivado por paixões mundanas, principalmente pela cobiça dos olhos.

Lembre-se:
Aquele que pratica a impureza vive fora da lei do Senhor, sendo assim jamais conhecerá a verdadeira felicidade que provém do conhecimento e de andar na Lei Eterna do nosso Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA