quarta-feira, 27 de julho de 2011

É certo sermos punidos pela desobediência de Adão e Eva? ‘E ainda mais por causa de uma maçã…’?

Resultado de imagem para  desobediência de Adão e Eva?
Essa pergunta é interessante e merece atenção. Os seguintes textos irão nos ajudar a entender este assunto: ‘Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram’. (Romanos 5:12). ‘Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor’. (Romanos 6:23).
Estudando estes versos podemos entender que não somos culpados pelo pecado de Adão e Eva, mas sofremos as
conseqüências: estatura física diminuída, capacidade mental prejudicada, a morte, etc. Pelo fato de herdarmos de Adão
a ‘tendência pecaminosa’, cometemos o pecado e em seguida passamos a tomar parte (assim como ele) nas conseqüências do pecado, pois ‘o salário do pecado é a morte’ (Romanos 6:23 , primeira parte).
Nós sofremos porque Adão pecou; porque herdamos a natureza pecaminosa e porque também somos pecadores.
Não sofremos porque estamos sendo punidos pelo pecado de Adão.
Portanto, nosso sofrimento não acontece por que estamos pagando a culpa de Adão, mas sim porque ao herdarmos dele
a ‘natureza pecaminosa’, pecamos como ele e assim passamos a ser também mortais e sujeitos ao sofrimento.
É justo que haja tanto sofrimento por causa de uma ‘maçã’ ?
A árvore do bem e do mal foi colocada jardim do Éden para que Deus pudesse ‘testar a obediência de Adão e Eva a Ele’. Se o homem não fosse fiel a essa mínima prova, com Deus poderia dar maiores obrigações a ele no universo?
Biblicamente não há como definir que espécie de árvore era esta; certo é que não era a ‘macieira’. A árvore em si mesma era inofensiva (não tinha um princípio ativo que tornasse o homem mau). Não foi fruto que fez Adão e Eva tornarem-se pecadores, mas sim o ato de desobediência a Deus.
O comer do fruto proibido foi um ato de aberta transgressão contra Deus; e, pelo fato de a ‘transgressão da lei ser pecado’ (I João 3:4) e a conseqüência do pecado ser a morte (Romanos 6:23), o ser humano passou a ser mortal e a ter o sofrimento como quinhão.
A boa nova é que um dia isto irá mudar: ‘mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor’ (Romanos 6:23 , segunda parte). Através de Jesus Deus nos possibilitou a oportunidade de sermos transformados e ter assim os efeitos do pecado tirados de nosso corpo e de nossa vida. Basta aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Se você fizer isto neste exato momento em oração, será salvo. Basta crer (João 3:16; Romanos 10:9). 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA