domingo, 19 de junho de 2011

(Série Espiritismo) – O Segundo Pilar do Espiritismo: O Estado do Homem Após a Morte – Refutado!

No livro O Céu e o Inferno, capítulo 2, Allan Kardec disse que os espíritas “sabem que a vida futura é a continuação da vida terrena em melhores condições e aguardam-na com a mesma confiança com que aguardariam o despontar do Sol após uma noite de tempestade”. (Grifo acrescentado).

Será que esse posicionamento dele é o mesmo da Bíblia? É sobre isso que estudaremos hoje. Esse assunto fará toda a diferença em sua vida espiritual amigo leitor, pois, poderá livrá-lo de um dos maiores enganos nesses últimos dias: o de que o ser humano é imortal naturalmente sem estar ao lado de Deus e comendo da árvore da vida.

1) Qual a foi a maior tragédia que o pecado trouxe para a humanidade? Romanos 6:23 (primeira parte).
Resposta: a morte do pecador.

2) Depois que Adão e Eva desobedeceram a Deus, qual foi a primeira atitude do Criador. Por que o Senhor tomou essa decisão? Gênesis 3:22, 23.
Resposta: Tirou-lhes o acesso à árvore da vida. Fez isso porque, se continuassem comendo do fruto, seriam pecadores imortais e, consequentemente, o sofrimento seria eterno.
Nota: Se HOJE o ser humano NÃO TEM ACESSSO à árvore da vida, isso significa que não somos imortais até o dia em que Jesus voltar e nos levar para o Céu (João 14:1-3) para comeremos novamente do fruto da árvore que se encontra no paraíso de Deus (Apocalipse 2:7).

3) Somente quem é imortal? 1 Timóteo 6:15, 16.
Resposta: Deus. As demais criaturas só podem ter vida se estiverem ligadas a Ele.

4) Se o ser humano não tem acesso à árvore da vida e só Deus é imortal, para onde vai a “alma” após a morte? O que é alma? Ezequiel 18:4; compare com Deuteronômio 10:22.
Resposta: A alma morre porque alma é a pessoa viva e não é uma “entidade imaterial” que sobrevive fora do corpo. A “alma” – o pessoa – vai para o pós da terra de acordo com Gênesis 3:19 e Eclesiastes 3:20. (Não vai para o Céu, inferno, purgatório ou para outro corpo a fim de reencarnar).

5) Então, o que Gênesis 35:18 quer dizer quando afirma que “sai a alma” de Raquel depois da morte dela?
Resposta: O termo “alma” pode ser traduzido de várias maneiras nas Escrituras. Precisamos analisar o contexto do verso para obtermos o melhor significado e jamais os conceitos gregos para a palavra!
Quando lemos a Bíblia na Nova Versão Internacional percebemos que o termo “alma” já foi corretamente traduzido por vida (inclusive no texto de 1 Reis 17:21, 22, malcompreendido por muitos). Veja com o texto foi traduzido: “Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo…”
Portanto, a palavra “alma” em Gênesis 35:18 se refere à vida.

6) O que é o “espírito”? Gênesis 2:7; Eclesiastes 12:7.
Resposta: Alguns significados para as palavras hebraicas e grega utilizadas para se referir ao “espírito” (ruach, neshamah [hebraico] e pneuma [grego] são: “vento”, “ar”. Em Gênesis 2:7 aparece a expressão “fôlego de vida”, que é o mesmo que espírito. Portanto, espírito é o fôlego de vida que Deus colocou em cada ser humano. O princípio vital do Criador que mantém-nos vivos.

7) Algumas evidências de que o ser humano deixa de existir depois da morte:
a) Perda do acesso à árvore da vida – Gênesis 3:22 e 23;
b) Necessidade de comer desta árvore novamente, NO FUTURO, para preservar a imortalidade – Apocalipse 22:2;
c) Perda da consciência na morte – Eclesiastes 9:5, 6 e 10 – compare com o Salmo 88:10-12; Salmo 115:17 e 146:4.
d) Impossibilidade de adquirir conhecimento e sabedoria enquanto estiver morto – Jó 4:21 (se a pessoa estivesse no Céu ou noutra dimensão espiritual, aprenderia muito mais que qualquer pessoa aqui da Terra…);
e) Impossibilidade de adorar a Deus – Salmo 6:5 (se o “espírito” estivesse no Céu, o que mais faria seria adorar a Deus!)
f) Necessidade de passar pelo processo de santificação, uma preparação diária para a eternidade – Hebreus 12:14; Romanos 2:7;
g) Necessidade de uma ressurreição para voltar à vida – Isaías 26:19; 1 Tessalonicenses 4:13-17;
h) Os autores bíblicos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, comparam a morte a um sono, sem sonhos. Eis alguns deles:
(1) Davi – Salmo 13:3;
(2) Isaías – Isaías 26:19;
(3) Jeremias – Jeremias 51:39 e 57;
(4) Daniel – Daniel 12:2;
(5) Paulo – 1 Coríntios 15:16-18; 1 Tessalonicenses 4:13, etc.

8. Para Jesus, o que a pessoa morta está fazendo neste momento? João 11:11-14
Resposta: Para o Senhor Jesus Cristo, a pessoa morta está dormindo.

9) De acordo com 1 Tessalonicenses 4:18, as pessoas que perderam um ente querido devem ser consoladas com o ensino da reencarnação?
Resposta: Não! Devem ser confortadas com a crença na doutrina da ressurreição.

10) O que é Ressurreição? Daniel 12:2; 1 Coríntios 15:50-55
Resposta: Ressurgir do pó da Terra com o corpo transformado.

11) Quando será a Ressurreição? Daniel 12:13; João 6:40 e 54; 1Tessalonicenses 4:13-18
Resposta: No último dia, momento em que Jesus vai voltar.

12) O que devemos fazer para ganharmos a vida eterna? João 5:24.
Resposta: Crer em Deus e aceitar todos os ensinos de Jesus Cristo – inclusive a respeito do que acontece depois da morte!

Convite: “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25.

Minha oração: “Senhor: Agradeço-lhe por saber que a morte não é o fim de tudo e que um dia poderei encontrar os meus queridos quando Jesus voltar e os ressuscitar. Prepara-me para o encontro com o Senhor nas nuvens do Céu e me dê a alegria de rever na eternidade as pessoas que amo. Obrigado por essa esperança!”

Fonte: Na Mira da Verdade

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA