terça-feira, 28 de junho de 2011

O Espírito Santo é um membro da Trindade no Apocalipse?

 O Espírito desempenha um papel importante no livro do Apocalipse. De fato, o livro começa e termina com referências ao Espírito (Ap1:4; 22:17).*
Para alguns, porém, o fato de o Espírito não ser descrito como estando no trono como o Pai e o Filho, significa que Ele não é uma pessoa, muito menos um membro da Trindade.
Vamos examinar as evidências:
1. O Papel do Espírito Santo no Apocalipse: O Espírito é chamado de "espírito de vida"(11:11, ARA; algumas versões dizem "o sopro de vida"), ou seja, Ele é vida e dá vida. Na Bíblia, a vida é identificada como Deus e Jesus. O importante papel do Espírito é comunicar mensagens de Deus e Jesus por meio do dom de profecia (1:10; 4:2; 17:3; 19:10; 21:10). Jesus e o Espírito falam à igreja. Cada mensagem enviada às igrejas contém a frase "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" ( 2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22). Essas são mensagens de exortação e, frequentemente, contém promessas ou revelações sobre o plano de Deus para as igrejas, bem como as intenções de Satanás.
Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele estaria com eles na pessoa do Espírito (Jo14:15-18). No Apocalipse vemo Jesus falando à Sua igreja por meio do Espírito, a voz e a presença de Cristo dentro da igreja. Ele abençoa a igreja (Jo 14:13), concede graça e paz aos que creem (1:4), e está diretamente envolvido na missão da igreja (22:17). A igreja existe pelo poder e presença do Espírito.
2. A Trindade e o Espírito: O Apocalipse indica que o Espírito é uma das pessoas da Trindade. A Trindade não entregou a igreja para uma força impessoal! Espíritos demoníacos O imitam, e também são seres pessoais que enganam os reis da terra (16:13,14). É verdade que ocasionalmente encontramos passagens nas quais somente o Pai e o Filho são mencionados (ver 5:13; 7:10). Mas o silêncio não é prova de nada.
Há uma fórmula triádica na qual as três pessoas da Trindade são mencionadas: "João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte dAquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo" (1:4,5). Graça e paz são dons de Deus que se originam nos membros da Trindade. O livro termina referindo-se às três pessoas: Jesus (22:16), o Espírito (22:17) e Deus (22:18). Encontramos, várias vezes também, a menção dos três na visão do trono: os sete Espíritos de Deus (4:5); Deus (4:9) e Jesus sob os símbolos do Leão e o Cordeiro (5:5,6).
3. O Trono e o Espírito: O Apocalipse não descreve o Espírito assentado no trono de Deus. Há quatro razões importantes para isso.
Primeiro: a ênfase colocada sobre Cristo assentado no trono com Deus é baseada no fato de que Ele venceu as forças do mal. Jesus- Deus em carne humana- subiu ao céu e recebeu a honra de Se assentar no trono como co-regente com Deus (5:12,13).
Segundo: o Espírito, de fato, está associado ao trono. Ele permanece diante dele (4:5) , e quando o Cordeiro levanta-Se diante do trono é descrito que Ele possui os sete Espíritos de Deus, que significa plenitude do Espírito (5:6).
Terceiro: embora o Espírito permaneça diante do trono, Ele não participa na adoração a Deus e ao Cordeiro. Apenas os quatro seres viventes e os 24 anciãos se prostram diante dEles e Os adoram (4:9,10).
Quarto: no Apocalipse a função do Espírito no plano da Salvação não é sentar-Se no trono, mas estar presente no mundo e com a igreja. Ele é " os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra" (5:6). Ele se tornou o Servo de Deus, permanecendo diante dEle para obedecer-Lhe (1:4).
*Exceto quando indicado, todos os textos foram extraídos da Nova Versão Internacional
por Ángel Manuel Rodríguez
Artigo extraído da Revista Adventist World de Junho de 2011, na pág 26, pelo Site Bíblia e a Ciência

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA