quarta-feira, 15 de junho de 2011

Arqueólogos encontram reino africano relacionado ao reino de Sabá, descrito na Bíblia


O antigo povoado foi descoberto no planalto etíope usando levantamentos geofísicos não invasivos. Esta descoberta vai ajudar a contar a história das antigas culturas indígenas na região do Corno de África e seu intercâmbio com as civilizações nas proximidades.
No início de maio, Jorg Fassbinder do Departamento de Geofísica da Terra e Ciências Ambientais na Ludwig-Maximilians-University (LMU) em Munique, e seu colega Margaret Schlosser do Instituto Arqueológico Alemão (DAI) começaram um projeto comum.

O REINO DE DIAMAT
Juntos, eles pesquisaram uma região montanhosa do noroeste da Etiópia do Tigre, que abriga a cidade de Yeha que se acreditava ser um grande centro do Reino Diamat estabelecida em torno de 700 aC.
A equipe usou um magnetômetro para detectar anomalias no local do campo geomagnético, que podem ser indícios de objetos escondidos embaixo do subsolo, incluindo paredes estruturais, sepulturas, lareiras e poços recusar. Essa tecnologia tem sido usada raramente nos países perto do equador, como as linhas do campo magnético aqui paralela à superfície da Terra, tornando-se difícil identificar estruturas arqueológicas enterradas. Magnetômetros são particularmente úteis, no entanto, como não evasiva, ferramentas não-destrutivas.
"O novo método de avaliação desenvolvido pela equipe de investigação Fassbinder foi bem-sucedida", disse a escavação na visão do diretor Pawel Wolf. "Com o primeiro teste de escavações, muros de pedras, locais de sepultamento e itens de lixo locais, como ossos de animais e fragmentos de cerâmica foram encontrados que datam de diferentes épocas. Entre eles estavam também fragmentos de cerâmica com características do Período Ethio-Sabá que remonta ao primeiro milênio a.C."
Em 2008, arqueólogos da Etiópia, fizeram a descoberta surpreendente de um altar sacrificial perfeitamente preservados na vizinha Meqaber Ga'ewa, um local anteriormente desconhecido perto da cidade de Wuqro. O altar tinha uma inscrição notável com o nome Yeha.
De acordo com Kebede Amare, chefe do Departamento Cultural Tigre, este achado é o mais ao sul localizado que acredita-se que pertencer ao Reino Diamat. Localizado na atual Eritréia e Etiópia do Norte, a civilização tinha planos de irrigação sofisticado, fez uso de arados, cresceu milheto e fez ferramentas de ferro e armas.
De particular importância para os pesquisadores, é se o reino era composta por povos indígenas ou uma mistura dos povos indígenas com os sabeus [povos de Sabá] antigos que vieram a dominar o Mar Vermelho. Desde muito pequena investigação arqueológica tem sido feito no Reino Diamat, a descoberta da inscrição real assume uma importância especial. De acordo com Norbert Nebes da Universidade de Jena, a inscrição é a prova real como primeiro registro da cidade antiga de Yeha.
 Figura 2. Paisagem na estrada de Adwa para Yeha, ao fundo morro do Tigre [Fonte:http://www.pasthorizons.com/wp-content/uploads/2011/06/TigrayLandscape.jpg].

Desde 2008, os arqueólogos escavaram não só um templo dedicado ao deus da lua Sabá Almaqah em Meqaber Ga'ewa, descobriram também novos sítios de uma região previamente desconhecida a partir deste período histórico importante. Em Ziban Adi, um dos locais mais promissores descoberto, eles escavaram as paredes da fundação de um outro santuário no topo de um morro três metros de altura de ruínas em 2010.

Inúmeros fragmentos de cerâmica encontrados nas áreas de grãos ao redor sugerem uma ocupação intensiva foi localizado ao redor do antigo edifício religioso. Para os arqueólogos, que estão preocupados não só com a influência cultural dos árabes do Reino do Sul de Sabá, na África, mas também no estudo das culturas indígenas africanas, a descoberta ainda suscita grandes esperanças de que os restos de uma cidade a partir deste período acabará por ser descoberta.

Até agora, apenas alguns locais arqueológicos são conhecidos. Esta pesquisa é parte da cooperação germano-etíope científica entre o Departamento Cultural do Tigre e da Universidade de Jena.
Fonte:http://www.pasthorizons.com/index.php/archives/06/2011/ancient-settlement-discovered-in-the-ethiopian-highlands

RAINHA DE SABÁ

O livro de 1Reis 10:1 relata uma visita ilustre ao rei Salomão:

“Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis”.

A Bíblia não traz o nome desta rainha, talvez porque o foco do verso seja o cumprimento da promessa feita por Deus a Salomão em 1Reis 3:11-13.

O reino de Sabá é conhecida por ter existido na região do Iêmen. Em 1000 a.C. diversas caravanas de camelos viajavam do que é agora Omã, na Arábia, ao sudeste do Mediterrâneo. Como os controladores de camelo passavam pelo deserto do Iêmen, especialistas acreditam que muitos deles teriam povoado esta região.

Datado de pelo menos 1050 a.C., e agora estéril e seca, Marib, era então um oásis exuberante repleto de palmeiras e plantas exóticas. Idealmente localizado, esta cidade encontrava-se situada nas rotas de comércio e com uma única barragem de grandes proporções. Foi também uma das únicas duas principais fontes de mercado de incenso (o outro estava na África Oriental), assim Saba teve um monopólio virtual. Riqueza acumulada de Marib, de tal forma que a cidade se tornou um sinônimo de riqueza além da crença em todo o mundo árabe.

Seu povo, os sabeus - um grupo cujo nome tem a mesma raiz etimológica de Saba - viveu no sul da Arábia entre os séculos X e VI a.C. Seu principal templo - Mahram Bilqis, ou templo do deus da lua (situado a cerca de três milhas [~5.500 Km] da cidade de Marib capital) - era tão famoso que permaneceu sagrado, mesmo após o colapso da civilização Sabean no século VI a.C. - causada pela mudança da trilha de especiarias. Até o ponto que a barragem, agora em mau estado de conservação, foi finalmente rompida. O sistema de irrigação foi perdido, o povo abandonou o local no prazo de um ano ou mais e o templo caiu em decadência e acabou por ser coberto por areia. Sheba foi conhecida pelos hebreus como Sabá, e ela sobrevive até hoje.
Fonte: http://www.historyfiles.co.uk/KingListsMiddEast/ArabicSaba.htm

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA