sexta-feira, 20 de maio de 2011

II Crônicas 18 menciona existir um espírito de mentira no céu. Como é que pode existir um espírito de mentira lá no céu?

II Crônicas 18:18-12 diz: ?Micaías prosseguiu: Ouvi, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava à sua direita e à sua esquerda. Perguntou o SENHOR: Quem enganará Acabe, o rei de Israel, para que suba e caia em Ramote-Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra. Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê? Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim.? (2 Crônicas 18:18-21)


Esta experiência pela qual passou Acabe, só pode ser corretamente compreendida levando em consideração a maneira hebraica de entender a Deus e suas atividades.
No Antigo Testamento muitas vezesDeus é retratado como fazendo algo que ele não impede.
Acabe estava muito rebelde contra Deus e não estava dando ouvidos as suas advertências de amor. Então Deus “permitiu” que falsos profetas (movidos por Satanás e seus anjos) profetizassem que tudo iria correr bem.
Mas o profeta verdadeiro de Deus, Micaías, não pôde dizer as mesmas coisas que os demais. Ele afirmou corajosamente (mesmo pondo em risco sua própria vida) que o resultado da batalha não seria favorável ao rei Acabe.
Se pensarmos no grande conflito entre o bem e o mal iremos compreender que para qualquer coisa que Satanás venha a fazer ele necessita de uma autorização de Deus para efetuar os seus enganos. Então o agente foi na verdade Satanás, mas a autorização foi dada por Deus.

Normalmente “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Salmos 34:7. Mas Acabe não estava respeitando mais a Deus em sua vida; o havia rejeitado inúmeras vezes. Então Deus não pôde protegê-lo contra esta cilada do inimigo.
Devido ao pensamento hebraico de que Deus é muito mais forte do que Satanás e o soberano que controla tudo o que ocorre no universo, é que a Bíblia registra que Deus “enviou” o espírito de mentira.

Na verdade Deus “permitiu” aos falsos profetas falarem aquilo que Acabe gostaria de ouvir, devido a dureza de coração deste.
Entendendo desta maneira, a bondade e a justiça de Deus, não ficam comprometidas.
Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA