sábado, 30 de abril de 2011

Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo e o Reavivamento

Recentemente completei, em uma igreja local, um seminário sobre reavivamento espiritual, quando um senhor idoso aproximou-se de mim. Evidentemente, ele tinha sido um cristão por muitos anos. Este senhor educadamente indagou se poderia me fazer uma pergunta. Quando respondi que sim ele rapidamente passou a citar varias passagens bíblicas. Era obvio que ele conhecia a Bíblia muito bem. No inicio me perguntei, onde será que ele quer chegar, mas logo ele chegou onde queria.

O Espírito Santo é uma influência divina, uma força que emana de Deus, ou é o Espírito Santo a Terceira Pessoa da Trindade? Muitos cristãos estão confusos sobre este assunto.
O Espírito Santo é um poder que flui de Deus como se fosse uma influência impessoal, ou é o Espírito Santo uma pessoa divina? Expliquei para meu novo amigo que essa pergunta é muito importante.
Se o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade igual com o Pai e o Filho, mas nós achamos que Ele é uma influencia impessoal, nós estamos roubando de uma pessoa divina, o respeito, e o amor que Lhe pertencem. Se o Espírito Santo é uma mera influência ou poder, nós tentaremos nos apoderar desse poder e usá-lo. Mas se nós reconhecemos o Espírito Santo como uma pessoa, nós cederemos à Sua influência, aceitaremos Sua direção, abriremos nosso coração ao seu ensino e aceitaremos Sua vontade. Nosso único desejo será permitir que Ele nos use.
Um reavivamento espiritual genuíno é obra do Espírito Santo. Não podemos reavivar a nós mesmos. Somente o Espírito Santo pode produzir reavivamento. Escrevendo sob inspiração, Ellen White afirma assim: “Um verdadeiro reavivamento espiritual em nosso meio é a maior e mais urgente de todas as nossas necessidades. Nós precisamos da santa unção de Deus, o batismo do Seu Espírito; pois este é o único agente eficiente para proclamar a santa verdade. É o Espírito Santo de Deus que desperta as faculdades adormecidas da alma para apreciar as coisas do céu, e atrai as afeições na direção de Deus e da verdade” (Gospel Workers, 1892 ed., pág. 370).
É absolutamente vital entender quem é o Espírito Santo e como Ele trabalha se quisermos ter a experiência de um verdadeiro reavivamento. O falso conceito de que o Espírito Santo é meramente um poder ou força, pode nos levar a exaltação própria. “Vejam o poder que tenho”. Em contraste, o conceito verdadeiro sobre o Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Divindade nos leva a submeter-nos à vontade dEle.
Infelizmente, muitos cristãos em igrejas ao redor do mundo não têm uma compreensão clara de quem é o Espírito Santo ou de Sua obra em suas vidas. O Dr. Bill Bright, fundador e antigo presidente do Campus Crusade for Christ, afirma que sua organização fez uma pesquisa entre “milhares de cristãos em igrejas ao redor do mundo” e infelizmente, “aproximadamente 95 por cento dos entrevistados demonstraram ter pouco conhecimento de quem é o Espírito Santo ou porque Ele existe.”
A. W. Tozer escreve, “A compreensão do membro de igreja comum sobre o Espírito é tão vaga como se quase não existisse”. O ensino de Jesus sobre o Espírito Santo nos Evangelhos é claro como cristal. Mesmo assim para o cristão comum, de acordo com Tozer, é “vago” ou “quase inexistente.”
O que é uma tragédia. Compreender o ensino bíblico sobre o Espírito Santo é absolutamente vital para o desenvolvimento da vida cristã.
Em seu livro The Secret: How to Live with Purpose and Power, o Dr. Bright compartilha suas mais profundas convicções sobre a vida cristã nas seguintes palavras: “Estou pessoalmente convencido de que se os cristãos de hoje compreendessem melhor o ensino básico da Bíblia sobre o Espírito Santo e então, O convidassem a exercer Seu poder em suas vidas cada dia, eles experimentariam uma alegria e uma satisfação pessoal sem precedentes. Mais ainda, nosso testemunho sobre Jesus Cristo, falado ou não, se espalharia pelo mundo” (pág.34).
Você gostaria de ter uma experiência íntima e sem precedentes com Deus? Gostaria de receber, de Cristo, poder sobrenatural para ter uma vida cristã vitoriosa? Gostaria de ser uma testemunha poderosa para Jesus no mundo? Compreender quem é o Espírito Santo e recebê-lo em sua vida é a chave para uma vida cristã plena.
Quem é o Espírito Santo?
É muito fácil imaginarmos o Pai como uma pessoa, e Jesus como uma pessoa. Nossa mente forma imagens dEles. Mas o Espírito Santo é considerado tão misterioso e é tão invisível, tão secreto, e sua presença tão universal que às vezes, questionamos quem Ele é.

Retirado do livro: Revive Us Again – Pr Mark Finley
Reavivamento e Reforma

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA