quinta-feira, 28 de abril de 2011

Devemos orar apenas ajoelhados?

Sobre a maneira que devemos orar, não há na Bíblia um só texto que indique ser ”de joelhos” a única maneira correta, mesmo sendo esta a forma padrão.

Para Deus não importa a posição que oramos e sim que tenhamos comunhão com Ele. De uma maneira ou outra, nossa oração é ouvida por Deus. Por exemplo, quando caminhamos pela rua, no momento em que estamos trabalhando… Nossa vida deve ser uma constante oração e nem sempre estaremos em locais apropriados para orar ajoelhados.
Quando Jesus ensinou os discípulos a orarem (Mateus 6:5-15), não fez a mínima referência de que devêssemos orar apenas ajoelhados. Se este fosse um assunto vital, será que Ele não teria mencionado?
Vemos nas Escrituras diversos exemplos de pessoas que “não oraram de joelhos” e mesmo assim foram atendidas pelo Eterno. Eis alguns deles:

Jonas (Jonas 2:1-10) – Ele orou de dentro da barriga do peixe; certamente ele não pôde ajoelhar-se nesta situação… mesmo assim Deus o ouviu.

Neemias (Neemias 2:4). No momento em que estava perante o rei Artaxerxes, elevou uma oração a Deus; não estava ajoelhado.

Ezequias (Isaías 38:1-5). Mesmo estando “deitado”, Deus ouviu sua oração.

O ladrão na Cruz (Lucas 23:42). Ali ele estava rogando a Jesus. O Senhor o ouviu e ainda prometeu levá-lo para Seu reino futuramente.

O publicano é apresentado na parábola como orando “em pé” (Lucas 18:13). Se orar ajoelhado fosse uma regra, Cristo teria contado a parábola de modo a apresentar o personagem nessa posição. Mesmo orando ‘em pé’, o publicano “desceu justificado”.

O Senhor Jesus Cristo em certas ocasiões orou de outras maneiras, e não ajoelhado: na ressurreição de Lázaro (João 11:38-43), na cruz (Lucas 23:33-34), entre outros textos.
Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA