sábado, 19 de fevereiro de 2011

Homens casados são simpáticos

A pesquisa está incluída em um debate de longa data entre cientistas, quanto ao porque homens casados mostram qualidades menos associadas com transtorno de personalidade anti-social, tais como o comportamento criminoso, mentira, agressão e falta de remorso. Será que é porque o casamento os transforma, ou porque os homens menos desagradáveis são mais propensos a se casar?
A resposta: um pouco de ambos. Os pesquisadores descobriram que homens com menos qualidades desagradáveis tinham mais chances de se casar. Mas entre os homens que se casaram, alguns mostraram sinais de melhora no mau comportamento após a união.
Segundo os pesquisadores, os homens casados não eram tão anti-sociais, para começar, e quando se casaram, ficaram ainda menos anti-sociais. Os resultados ajudam a explicar outras descobertas consistentes de que os homens casados cometem menos crimes. Um estudo recente, por exemplo, mostrou que o casamento foi associado com uma redução de 35% na criminalidade.
Historicamente, os estudos também descobriram que pessoas casadas tendem a ser mais saudáveis do que as solteiras, embora pesquisas recentes sugiram que a vantagem de saúde do casamento pode estar desaparecendo. Ainda assim, as pessoas casadas tendem a viver mais, ser menos deprimidas, e sofrem menos com doenças cardíacas e derrames.
Os pesquisadores adotaram uma nova abordagem para estudar a ligação entre o casamento e o transtorno de personalidade anti-social. Eles seguiram 289 pares de gêmeos por 12 anos, entre as idades de 17 e 29 anos. Mais de metade eram gêmeos idênticos, o que significa que compartilhavam todos os seus genes e, principalmente, ambiente da infância, já que foram criados na mesma casa.
Os homens que se casaram durante o período do estudo, cerca de 60%, apresentaram menos comportamentos anti-sociais nas idades de 17 e 20 anos, sugerindo que os homens com mais dessas características são menos propensos a se casar.
Especificamente, aos 29 anos de idade, os homens solteiros tinham uma média de 1,3 comportamentos anti-sociais, em comparação com 0,8 entre os homens casados.
No entanto, entre os gêmeos idênticos, nos quais um era casado e outro não, o gêmeo casado tinha menos comportamentos anti-sociais depois da união do que o gêmeo não-casado. Dado que os gêmeos idênticos têm características genéticas semelhantes e foram criados no mesmo ambiente na infância, eles deveriam ter as mesmas tendências anti-sociais. Portanto, os resultados indicam que o casamento ajudou a eliminar os maus comportamentos.
Não está claro por que os comportamentos dos homens podem melhorar depois do casamento, mas os pesquisadores têm algumas teorias. Os homens casados podem passar mais tempo com sua esposa do que com seus amigos, e os maus comportamentos tais como a delinquência e o consumo excessivo de álcool tendem a ser atividades de grupo. Além disso, os homens casados “têm mais a perder” se forem pegos fazendo atividades ilegais. Eles também podem se importar com o que seus cônjuges pensam.
Também não é claro por que os homens com mais comportamentos anti-sociais são menos propensos a se casar. Os cientistas afirmam que eles provavelmente não são os solteiros mais cobiçados, pois são mais propensos ao roubo, agressão, e outras coisas. E para os homens com essas tendências, o casamento pode não ser tão atraente também.
Os pesquisadores não sabem se a mesma tendência é verdadeira para mulheres, já que elas são menos propensas a ter comportamentos anti-sociais. (HypeScience)
Nota: A Bíblia afirma que o casamento é uma criação de Deus.”Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Gênesis 2:24 e “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula…” Hebreus 13:4. Certamente “uma família bem ordenada, bem disciplinada, fala mais em favor do cristianismo do que todos os sermões que se possam pregar.” Lar Adventista, 32. E.Fávero
Fonte: www.amissao.com

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA