quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO/CRIAÇÃO DA MULHER


 
Deus se identificou como o "ajudador” (hebr.ezer) de Israel (Êx 18.4; Dt 33.7), palavra essa que não denota inferioridade, pelo contrário, descreve uma função mais do que digna.
Ninguém se desvaloriza assumindo humildemente o papel de auxiliador. Como "ajudadora" do homem, a mulher se tornou sua parceira espiritual na extraordinária tarefa de obediência a Deus, de domínio sobre a terra e também foi parte vital para a multiplicação das gerações (Gn 1.28). A mulher, como a melhor amiga do homem, deveria lhe proporcionar conforto e companheirismo (Gn 2.23-24). Ninguém poderia encorajá-lo e inspirá-lo mais do que ela, visto que foi criada para isto. A frase "auxiliadora que lhe fosse idônea" (hebr.Kenegado,lit."semelhante ao que estava á sua frente") aparece somente nos vs. 18 e 20, enfatizando a semelhante entre o homem e a mulher. Não era inferior ou superior a ele, mas igual a equivalente em sua forma física, embora com uma função diferente e distinta.
Homem e mulher foram criadas á imagem de Deus; a diferença é que o homem foi formado do pó da terra e a mulher da costela do homem. Ela é a cópia perfeita do homem, a mesma carne e ossos e a imagem de Deus exatamente como o homem, igual a ele em tudo ( Gn 1.27). E está inseparavelmente ligada a ele através do próprio ato da Criação. A integridade da raça está assegurada (Gn 1.27-28); a dignidade e o valor da mulher estão assegurados (Gn 2.22); a base do casamento cristão está estabelecida de um modo memorável (v.24).
A criação da mulher não foi uma decisão tardia. O homem foi planejado e criado física, emocional, social espiritualmente já com a futura criação da mulher planejada e assegurada.
Na realidade, Deus disse ao homem que não era bom ao homem estar "sozinho", ele precisava da mulher (v.18). Deus criou o homem do "pó da terra", mas criou a mulher da "costela" do homem (hebr.tsela,lit."lado").
Deus usou Adão para expressar a singularidade da mulher através de um jogo de palavras único, onde a própria linguagem reflete a unidade que Deus planejou entre o homem (hebr.ish) e a mulher (hebr.ishshah). A expressão "osso dos meus ossos e carne da minha carne" (v.23) aparece em outras passagens do Antigo Testamento como indicação de um relacionamento consangüíneo. Embora Adão tenha dado nome a mulher, isso não determina que tivesse uma posição superior a dela. Na cultura oriental, o ato de dar nomes, mesmo nos dias de hoje é significativo e na maioria dos casos denota autoridade e responsabilidade. Note, por exemplo, o ato de dar nomes aos animais (vs.19-20), a mudança do nome de José por Faraó (Gn 41.45), o novo nome de Matanias dado por Nabucodonosor (2RS 24.17) e o novo nome dado pelo eunuco de Nabucodonosor a Daniel e seus amigos ( Dn 1.6-7). O nome da mulher é um reconhecimento de sua origem, do mesmo modo que o de Adão confirma sua criação a partir do pó da terra ( Gn 2.19, nota).
Veja também Gn 1.27; 24.67; tópico sobre casamento (Gn2); retrato de Eva (Gn2).
Texto extraído da Bíblia da Mulher na página 9, créditos da edição Evely Behling

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA