segunda-feira, 22 de novembro de 2010

As 5 Portas


A primeira porta que devemos vigiar é a das PALAVRAS
Há três tipos de palavras consideradas perigosas:
1. As más palavras – isto inclui a linguagem e as gírias que são profanas. Nesta categoria também estão envolvidas muitas piadas que não são próprias para serem contadas, escutadas ou mesmo pensadas por um cristão. Muitas vezes ouvimos a expressão “entra por um ouvido te sai pelo outro”. Isso nem sempre se aplica bem às palavras; porque parece que quando ouvimos, mesmo sem querer uma palavra má, satanás tapa o outro ouvido para que ela fique.
2. Palavras duras – São como a pedra, que ao cair corta, fere e destrói. Quando temos vontade de falar alguma coisa para alguém, que possa ferir, o melhor é nos determos e não falar. Em vez da palavra áspera – que cairia ao ouvido como pedra cortante – vamos oferecer a palavra bondosa, que produz bênçãos.
3. Palavras vazias – Você já encontrou algum pacote que, apesar de estar envolto em muitos papéis, estava vazio? Não produz decepção? As palavras de muitas pessoas se assemelham muito a este tipo de pacote: palavras e mais palavras, porém sem valor e sem conteúdo. Não beneficiam a ninguém.
Porta 2 – Outra porta que deve ser vigiada é a das ATITUDES
Além de nossas palavras, também devemos vigiar a porta das nossas atitudes. Elas falam mais alto que nossas palavras, e também não é possível voltar atrás. Ellen White diz que: “Pode ser que o trabalho de uma vida inteira não recupere o que se perdeu em um simples momento de tentação ou mesmo inadvertência” (Patriarcas e Profetas, 448)
Porta 3 – A terceira porta a ser vigiada é a do TEMPERAMENTO.
Vamos ser cuidadosos também com a porta do temperamento. Ele deve ser controlado com todo o cuidado, pois é extremamente rebelde. Existem três tipos de atitudes que devemos evitar:
1. Um temperamento muito duro – Ele fere as pessoas e acaba arruinando a utilidade de qualquer pessoa. Aquilo que oferecemos às pessoas sempre receberemos de volta.
2. Um temperamento muito frágil - Pessoas que tem essa atitude facilmente põe a culpa de seus fracassos em outros, renunciam a luta e não fazem nada. Devemos ser equilibrados para enfrentar os problemas da vida com a determinação de vencermos a eles e cumprir nossa missão.
3. Um temperamento queixoso – Pessoas deste tipo estão sempre protestando por alguma coisa, nunca estão satisfeitos. Pessoas que adotam esta atitude diante da vida pensam que os demais lhes devem tanto e que todo o mundo se aproveita delas. Esta não é uma atitudecorreta para um cristão.
Porta 4 - AmigosPorta 5 – A última porta a ser firmemente vigiada é a do CORAÇÃO.
A Quarta porta a ser vigiada é a dos amigos.
É importantíssimo escolher com muita precaução os amigos, pois 96% das pessoas segue os 4% restantes. Devemos vigiar esta porta para seguirmos as pessoas apropriadas, pois a influência delas é maior do que podemos imaginar. O conselho de Ellen White é: "Faça de Cristo seu companheiro de cada dia, cada hora"(II TS, 268). Ela diz mais: "As companhias que têm, os princípios que adotam, os hábitos que formam, decidirão quanto a serem ou não úteis aqui, bem como seu futuro destino"(Mensagens aos Jovens, 404).
Para vigiar esta porta com sabedoria é necessário dar prioridade aos amigos que tenham caráter e creiam em Deus (II Tm 2:22), e Ter muita prudência ao seguir o que os outros fazem. Uma escolha mal feita hoje, por influência dos amigos, pode ser uma vida sofrida amanhã.
Este é um bom conselho, porque “Se o coração estiver reto, retas hão de ser as vossas palavras, o vosso vestuário e as vossas ações”(Mensagens aos Jovens, 131).
Lembre-se das palavras de Salomão: “O coração do homem traça- o seu caminho” (Prov. 16:9).
Vamos vigiar com carinho a porta do coração, pois se Jesus viesse hoje, não deveríamos nos envergonhar de mostrar nada a Ele. Não vamos correr o risco de deixar alguma porta entreaberta, e com isso ouvir as palavras de Deus ao rei Belsazar: “Pesado foste na balança e achado em falta”(Dan. 5:27).
Vamos, sim, vigiar as 5 portas para que ao contemplarmos Jesus e suas palavras sejam: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do Teu Senhor”(Mat. 25:23).

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA