sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Eu? um santo? tá difícil!


Aqueles que estão acostumados a trabalhar com Juventude, vão concordar comigo: está cada vez mais difícil motivar a moçada a fugir do pecado e levar uma vida séria com Deus. Muitos líderes de jovens reclamam que, quando colocam o tema "Santificação" em um acampamento, quase ninguém se inscreve. Alguns chegam a fazer uma "maquiagem" no tema, dando-lhe o título de "Vida séria com Deus" ou "Qual é a sua com Deus?", para que os jovens ouçam sobre a necessidade de uma vida santa.
Encontramos declarações (em igrejas evangélicas), como: "sou cristão, mas não sou fanático!", "certos pecados, Deus nem se importa, pois Ele sabe que não conseguimos resistir!", ou "olha lá o 'santinho'! Está perdendo o melhor da vida!" Isto, quando não acontece um "preconceito espiritual", contra jovens que estão tentando levar Deus a sério, e são ridicularizados e marginalizados, sob a alegação de que estão querendo ser "crentes demais", ou de que estão "querendo aparecer".
Queremos analisar o porque da banalização da Santificação, dar uma posição bíblica e prática de como exercitá-la. Afinal, qual é a sua com Deus? Será que é tão difícil assim, levar Deus a sério? Confira conosco!
A desmotivação para a Santificação
O sentimento de que "não adianta resistir às tentações", é constatado em muitos lugares. Parece aquele time que nem quer entrar em campo, porque acha que vai perder. Isto é diabólico!
George Barna, escritor americano, comentando o esfriamento espiritual ocorrido na Inglaterra (país de origem cristã, que hoje conta com apenas 2% der cristãos comprometidos) analisa o problema com a ilustração da "rã na chaleira"- título de um de seus livros ( Ed. Abba Press, SP, !997).
Segundo os especialistas em culinária, é inútil tentar colocar uma rã na água fervendo, pois ela rapidamente pulará. Assim, o ideal é colocá-la numa chaleira com água fria e aumentar o fogo vagarosamente. A rã irá adaptando-se ao aquecimento gradativo, permanecendo na água até morrer cozida e pronta para ser saboreada.
Será que estamos nos comportando como a rã na chaleira, sem perceber as armadilhas que o inimigo nos colocou? George comenta que, como na Inglaterra, os Estados Unidos tem sofrido mudanças lentas de queda do padrão ético e moral, não somente no meio secular, mas também entre as igrejas.
A Europa vive hoje um pós-cristianismo, onde poucos se voltam para a Bíblia. Os EUA, caso não tome providências, irá pelo mesmo caminho. E o Brasil? Será uma exceção? A desmotivação para a Santificação é um sinal claro de que estamos sendo "cozidos em fogo brando" por Satanás, achando que está tudo normal, pois hoje em dia o mundo é assim mesmo...
Santificação não é sinônimo de perfeição
A palavra "Santificação", gera um certo receio a algumas pessoas, pois traz consigo a idéia de que "se quiser agradar a Deus, terei que acertar alguma área em minha vida" (o que é a mais pura e cristalina verdade !). No entanto, buscar Santidade, não quer dizer "tornar-se isento" da possibilidade de pecar.
Quando começa odesejo de Santificação (ou seja, separar-se do que desagrada a Deus), é conseqüência natural de uma real conversão. Quando abrimos a vida, para que Jesus seja nosso proprietário e comandante (em outras palavras, seja Senhor), segundo Ef.1:13 nós fomos selados com o Espírito Santo.
Não sei se você já notou, mas Ele não se chama Espírito SANTO por acaso. Jesus explicou que Sua missão, seria convencer-nos "do pecado, da justiça e do juízo" (Jo.16:8). Quando a 3a. pessoa da Trindade age em nós, seu objetivo mais básico é lançar luz sobre pecados, para que os confessemos e paremos com a prática do erro (Pv.28:13).
É um Processo. Não chegaremos à perfeição nesta vida, mas nosso alvo (sempre na dependência de Deus) é que sejamos hoje, mais limpos e santos do que fomos ontem. Quando pecarmos, confessamos ao Senhor (quebrantados e arrependidos), somos lavados por Seu sangue (1 Jo 1:9), levantamos a cabeça e continuamos no processo da Santificação.
A luta pelo bom testemunho será diária, até a volta de Cristo. Você tem irmãos desanimados e acomodados na prática de pecados que nem o pastor sabe, mas sua turma toda tem conhecimento? O Espírito Santo pode usá-lo para exortar estes irmãos, pois muitos estão desorientados, precisando de alguém como você para dizer: "Já está na hora de parar de brincar com Deus". Existem aqueles que irão responder: "Que é isso ? Eu estou ótimo e não tenho a mínima intenção de mudar. Vá cuidar da sua vida, que da minha cuido eu".
Ao encontrarmos pessoas no nível acima mencionado (sem vontade de abandonar o pecado, curtindo e se deliciando com o que é biblicamente errado), não podemos descartar a possibilidade de que elas não sejam verdadeiramente convertidas (1 Jo 2:19 e 3:6-10). Afinal, Santificação é algo absolutamente irrelevante, quando vista pelos olhos de alguém que não entregou sua vida a Jesus. É característica da família de Deus Nosso Deus que é Santo e quer que os membros de Sua família, caminhem progressivamente em Santidade (1 Pe. 1:16-17).
Como Pai, Ele sabe que quanto mais distantes estivermos da vontade de Deus, mais desespero, medo, frustração e desilusão existirá. Quanto mais nos voltamos para o Senhor e Sua Palavra, mais vida sentimos, mais alegria de existir e mais convicção de estarmos indo na direção correta. Como seres humanos, trazemos certas características que vêm de familiares, como o pai e a mãe. As pessoas dizem: "O nariz é parecido com o do pai", ou então: "É comunicativa como a mãe". Comparando com a família de Deus: como temos um Pai Santo, a característica inconfundível de Seus filhos, é a busca de Santificação.
A cada dia Ele quer de Seu povo, mais Santidade, mais transparência, mais limpeza de caráter, diante de Deus e dos homens. E aí? Já descobriu se você é da família de Deus? Se a resposta for "SIM", renove a sua decisão de lutar contra as tentações e levar uma vida santa! Mas se a sua resposta for "NÃO", chegou o momento de "tirar a máscara" e entregar-se 100% a Jesus!

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA