quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A arte de viver a dois

 Sabemos que viver a dois não é nada fácil. Se sozinhos já somos difíceis de agüentar imagine com outro nos observando o tempo todo? É preciso entender que não existe casamento perfeito, daquele que não existe discussão, problema e decepção. Para ilustrar, deixe-me contar uma breve história:
“Um casal foi entrevistado num programa de televisão, porque estava casado há 50 anos e nunca tinham brigado. O repórter todo curioso pergunta a mulher: - Mas vocês nunca brigaram mesmo? - Nunca, responde a mulher. - E como isso aconteceu? - Bem, quando casamos o meu marido tinha uma égua de estimação. - Era a criatura que ele mais amava na vida. No dia do nosso casamento fomos de lua-de-mel na nossa carroça puxada pela égua. Andamos alguns metros e a égua, coitada, tropeçou. Meu marido olhou bem firme para a égua e disse: - Um. - Mais alguns metros e a égua tropeçou de novo. - Meu marido encarou a égua e disse: -Dois. - Na terceira vez que ela tropeçou ele sacou da espingarda e deu uns cinco tiros na bichinha. Eu fiquei apavorada e perguntei: - Mas porque e que tu fizeste uma coisa dessas, homem? - Meu marido me encarou e disse: - Um. - Depois disso nunca mais brigamos”.
A pergunta que devemos responder nesses dias é: POR QUE ALGUNS CASAIS NÃO PERMANECEM JUNTOS? Hoje um grande número de casais está divorciando-se. Vemos, com tristeza, que muitos ministros evangélicos têm sucumbido a essa prática que tanto desagrada a Deus. Vejamos oito razões – não em ordem de importância, pois depende da razão de cada um, que levam um casal a divorciar-se:
1. DESPREPARO. Alguns casais se unem sem o menor preparo possível, seja financeiro, emocional, psicológico e espiritual. Daí é só uma questão de tempo para os problemas acontecerem.
2. DEPENDÊNCIA DOS PAIS. A Bíblia diz: “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne”. Ef 5.31. Esse deixar deve ser, não apenas espiritual, mas físico, emocional, financeiro e geográfico.
3 – INTERFERÊNCIA DOS PAIS. Enquanto os pais estiverem se intrometendo na vida do casal, este não amadurecerá. Por isso, se propagam piadas, principalmente se referindo as sogras. É o que eu chamo de complexo “sogrático”, não, não é socrático, do filósofo Sócrates, é “sogrático”, das sogras. A interferência das sogras é um grande problema para alguns casais. Eu, particularmente me dou muito bem com a minha.
Que nossas sogras não se chamem esperança, pois a esperança é a última que morre!.
Sogra é como carro a álcool, você ainda vai ter uma.
Sogra não é parente. É castigo.
Sogra é como uma onça pintada. Todo mundo acha bonitinha mais ninguém quer ter uma dentro de casa.
Se sogra fosse boa, você não tinha só uma.
A única sogra que presta é a da minha mulher.
Sogra é igual à macaxeira... As boas estão enterradas.
O maior castigo para um bígamo? Duas sogras!
 4 – IMATURIDADE EMOCIONAL. Acontece, freqüentemente, quando um casal é bastante jovem. A maturidade só se chaga com um relativo tempo. Não se amadurece um relacionamento da noite para o dia.
5 – A MÁ COMPREENSÃO DO QUE SIGNIFICA A VIDA A DOIS. Muitas mulheres, principalmente, idealizam um casamento tipo “príncipe encantado” e quando estão casadas descobrem que não é bem assim. O príncipe pode virar sapo. Aí descobre os defeitos que não se via enquanto namorados. Muitos pensam que estão casando com um Brad Pitt e descobrem que se casou com um Pit Bú. Ou vão atrás de um Tom Cruise e acham um Cruz-credo.
No meio de uma cerimônia de casamento, Joãozinho pergunta:
- Mamãe! Por que toda noiva se veste de branco?
- Porque é o dia mais feliz da vida dela! - responde a mãe.
- Entendi... E por que o noivo se veste de preto?
- Cala a boca Joãozinho!
6 – REALIDADE SÓCIO-RELACIONAL-FINANCEIRA CONFLITANTES. As finanças no lar é uma das causas de conflitos constantes, chegando inevitavelmente no divórcio. Nesse assunto não se pode culpar especificamente a mulher, tida como gastadeira compulsiva. Existem homens que não tem controle financeiro, prejudicando assim o relacionamento do casal.
O filho pergunta para o pai: "Papai, quanto custa para casar?".
E o pai responde: "Não sei, filho, ainda estou pagando".
7 – PROJEÇÕES DIFERENCIADAS COM RELAÇÃO AOS FILHOS. A maneira como tratar os filhos pode levar ao divórcio. Isso acontece por causa da criação de cada um. Uns são mais liberais, outros mais ortodoxos. Se não houver acordo entre ambos com relação a educação dos filhos, muitos problemas podem advir a isso.
8 – INFIDELIDADE. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Sexologia, com sede no Rio de Janeiro, 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do casamento. Quando há infidelidade de alguém – seja do marido ou da esposa – acaba-se a confiança, o respeito e a reciprocidade, elementos indispensáveis para um bom relacionamento.
9 – A AÇÃO DO DIABO. O Diabo continua o seu trabalho, que é “matar, roubar e destruir” (João 10:10). Não ignore a ação dele no casamento. Ele sabe que casais fracos gerarão igrejas fracas, casais sem paz darão uma igreja sem paz, enfim, a igreja é o reflexo da família. Famílias equilibradas gerarão igrejas equilibradas.
Todo casamento passa, freqüentemente, por algumas fases. Não sei que fase você está passando no momento, mas sempre é bom aprender em qualquer um delas.
AS FASES DO CASAMENTO:
1 – A PRIMEIRA FASE É A DO ENCANTAMENTO. É o começo do casamento, tudo são flores. Contudo, quando o tempo passa – pode demorar alguns anos, meses ou até dias – o casamento, para muitos, começa a perder o encanto. O bichinho de tratamento começa a crescer. Você não entendeu? Deixe-me explicar: no namoro ou noivado os bichinhos de tratamento são: gatinho, gatinha, ursinho, coelhinha etc. – só bichinho pequeno. Depois de algum tempo o “bicho” cresce, a aí é: sua vaca, seu porco, seu cavalo, sua baleia etc. – só bicho grande.
2 – A SEGUNDA FASE É A DA DESILUSÃO.
Geralmente é nessa fase que começa os maiores problemas. Fiz a escolha certa? Será que eu deveria ter esperado mais? Nessa fase chega-se, geralmente, a três conclusões:
A – Não se amam mais (ou pelo menos pensam que não se amam).
Um homem colocou nos classificados: "Procura-se esposa".
No dia seguinte ele recebeu centenas de cartas, todas dizendo a mesma coisa: "Pode ficar com a minha".
B – Viver juntos é um mal necessário. (Filhos, testemunho, aparência).
C – A única solução é o divórcio.
3 – A TERCEIRA FASE É A DA MATURIDADE. Quem consegue superar a segunda fase chega a terceira e mais importante. Onde se aprende a respeitar as diferenças de cada um. Já não se tem mais o medo da separação, eles sabem que viverão juntos até que a morte os separe. Infelizmente, para muitos, esta fase só acontece quando já sofreram muito e geralmente, muitos anos já se passaram.

ALGUMAS RAZÕES PORQUE É DIFÍCIL O CONVÍVIO ENTRE DUAS PESSOAS:
1 – O outro é diferente e não muda fácil:
Ninguém muda ninguém. O outro só muda quando eu mudo. Alguém já disse que: A vida de casado é muito frustrante. No primeiro ano de casamento, o homem fala e a mulher ouve. No segundo ano, a mulher fala e o homem ouve. No terceiro, ambos falam e os vizinhos ouvem.
2 – Cada um veio de culturas e costumes diferentes: É quando acontece a síndrome do creme dental. Alguns têm o costume de apertar o creme dental do fim para o começo, outros apertam no meio. Daí surge às discussões conjugais culminando no divórcio. Ta certo, acho que exagerei. Mas se pensarmos bem, as piores discussões começaram com coisinhas bobas que vão aumentando com o passar do tempo.
3 – É difícil entender que Harmonia não significa concordar com tudo o que o outro pensa. "Se você quer que sua esposa ouça e preste atenção a toda palavra que disser, fale enquanto você estiver dormindo”. É brincadeira, mas você deve saber que não é preciso concordar com tudo. Deve haver o diálogo mútuo para que as coisas entrem nos eixos.
4 – A mulher é, geralmente, a parte mais frágil e o marido não percebe isso. As mulheres entendem as coisas diferentes do homem.

Agora vamos ver o que a Bíblia fala sobre  o assunto. A Bíblia nos ensina alguns princípios para a família, quem os obedece com certeza terá uma família abençoada.
PRINCÍPIOS QUE AMBOS DEVEM CONHECER E OBEDECER:
DEVERES DO ESPOSO:
*Amar a sua esposa – Ef 5:25 “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.
*Ser sensível as suas fraquezas – 1Pe 3:7 “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações”.
* Dar a esposa os seus direitos conjugais – 1Co 7:3-5. “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”.
*Beber da sua própria cisterna. Pv 5:15-19. “Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias”. Significa que devemos nos saciar sexualmente com a nossa esposa e ela conosco.
* Fornecer uma liderança espiritual – 1Co 11:3"Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo."
* Elogiá-la – Pv 31:28 "Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas."
*Agradá-la – Ec 9:9 "Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol."
DEVERES DA ESPOSA:
*Submeter-se ao marido – Ef 5:22 “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”.
*Honrar ao seu marido – Pv 31:26 “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.
*Obedecer ao seu marido – 1Pd 3:6 “... como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma”.
* Amar ao seu marido – Tt 2:4 “... a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos...”
*Ser sensível, casta e boa dona de casa – Tt 2:5 “... a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”.
* Ser uma ajudante do seu marido – Gn 2:18 “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.
PARA SE CHEGAR A MATURIDADE É NECESSÁRIO:
1 – Reavaliar as expectativas (Cinderela e o príncipe);
2 – Perdoar e perdoar-se;
3 – Aceitar o seu cônjuge como ele é;
4 – Dispor-se a mudar no que for necessário: Requer tempo e esforço. Relaxar a tensão sobre o outro. Ninguém agüenta ser cobrado o tempo todo.
5 – Inovar para não morrer;
6 – Viva a três. Não é um triângulo amoroso! É um triângulo da Graça! Eu + Ela + Cristo.
E Certamente serão abençoados!Um Grande Abraço Blog Bíblia e Ciência 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA