sábado, 21 de agosto de 2010

Resposta Teológica - DEUS OU SATANÁS?


...Então vamos à resposta do enigma bíblico da postagem anterior.

1 Crônicas 21:1 - "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel."
2 Samuel 24:1 - "A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e o Senhor incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá."
Uma análise isolada destes textos do Antigo Testamento pode nos fazer chegar a algumas conclusões equivocadas e catastróficas a respeito da pessoa de Deus:
1- Pode pôr em dúvida a confiabilidade das Escrituras, já que nota-se claramente uma “CONTRADIÇÃO” entre o que foi dito em II Samuel (que a Ira de Deus incitou Davi a realizar um censo) e em I Crônicas (que não Deus, mas Satanás incitou a Davi a recensear Israel). Uma vez que não se pode confiar na inerrância das Palavras de Deus, como confiar no próprio Deus?
2- Pressupondo-se que ambas as passagens estão corretas, já que Deus não pode mentir, chega-se a outro problema: CONCLUI-SE QUE DEUS E O DIABO SÃO A MESMA PESSOA!!! Ora, se uma passagem diz que Deus incitou Davi, e na outra diz que foi o Diabo, e se pressupõe que não há erro e nem contradição entre elas, o primeiro pensamento que vem a uma mente descuidada é este, que só vai arruinar inteiramente TUDO que a Bíblia diz sobre Deus. (Imagine aí: não seria mais uma Trindade, seria agora o Pai, o Filho, o Espírito Santo e Satanás!!!)
Completamente impensável: só resolveria superficialmente o problema da “contradição” e criaria uma série de questões infinitamente piores. Se existir algum doido varrido que acreditar nisso, ele pode jogar fora sua Bíblia e virar ateu!!!
(Realmente acho que ninguém nunca chegou a pensar nisso)
3- Em 2 Samuel 24:1 diz que “o Senhor incitou a Davi”. Mas se a Bíblia fala que “(...) ele [Deus] a ninguém tenta.” Tg 1:13 ? Estaria aí mais uma “CONTRADIÇÃO”?
RESPOSTA:
Primeiramente é preciso deixar claro que não se pode analisar uma determinada passagem isoladamente. “Texto fora do contexto só serve de pretexto para HERESIAS.” Gosto muito dessa frase que aprendi com o meu pastor e ela resume perfeitamente o que estou querendo dizer. 99,9% das respostas para tais “contradições” encontram-se no contexto em que as passagens estão inscritas e não necessariamente na passagem. É o caso desta indagação.
Análise do Contexto:
Analisando as duas passagens em conjunto, vê-se que elas não se contadizem, mas que uma complementa a outra.
Davi estava em dúvida a respeito da promessa de Deus (de que Israel se tornaria uma grande nação). Deus se ira com essa dúvida de Davi e permite que Satanás incite Davi a fazer o censo. Deus dirigiu todos os acontecimentos, deixando que Davi realizasse o que a inclinação pecaminosa do seu coração o conduzia a fazer. Satanás só pode agir com o aval de Deus e, nesse caso, Deus deu-lhe a permissão, pois Davi precisava aprender a confiar em Deus e na realização das Suas promessas.
O mesmo ocorre na conhecida história de Jó, na qual Deus também permitiu que Satanás agisse sobre a vida do Seu filho. Deus jamais tentou alguém. Na passagem fala que Ele incitou Davi.
Incitar significa: estimular, instigar, exortar, encorajar.
Deus não foi a causa do pecado de Davi. Deus pode permitir quem Ele quiser para nos dar uma lição. Nesse caso por causa da desobediência de Davi, Deus permitiu Satanás, que foi o agente imediato da incitação. Claro, não vamos nos esquecer que tudo isso que Deus fez foi para que o Seu nome fosse glorificado, e que todos vissem que Ele é um Deus que merece confiança.
 Nota do comentário Bíblico Adventista sobre 1 Crônicas 21:1:
Aqui se representa a Satanás como o que incitou a Davi a censar a Israel. Na passagem paralela, 2 Sam. 24: 1, faz-se esta observação: "Voltou a acender-se a ira de Jehová contra Israel, e incitou a Davi contra eles a que dissesse: Vê, faz um censo de Israel e de Judá". Com freqüência se diz que Deus faz o que ele não impede. Enchido com pensamentos de orgulho e suficiência própria, Davi foi induzido pelo maligno a tomar este censo de Israel. Deus não se interpôs, senão que permitiu que os motivos indignos de Davi se traduzissem em ação. Quando o Senhor permite que o mau siga seu curso, isso se apresenta com freqüência como se sucedesse por sua intervenção ativa, ainda que é em realidade a força do mau a que gerará resultados indesejados (ver Rom. 1: 18, 24, 26, 28; PP 809, 810).

Bom, acho que isso responde às 3 questões.
1- NÃO HÁ CONTRADIÇÃO nenhuma, mas há complementação de idéias.
2- DEUS E O DIABO NÃO SÃO A MESMA PESSOA. Os dois aparecem na história como pessoas distintas, e cada um realiza ações diferentes. Então, não precisa jogar sua Bíblia fora!
3- DEUS NÃO TENTOU Davi e nem a ninguém.

2 comentários:

irmão leitor disse...

O texto afirma:"Deus apenas deu uma ordem a Davi através de Satanás. Deus pode usar quem ele quiser para nos dar uma lição".

Será?

Irmãos, Deus não Se associa com Satanás. Deus pode tudo, desde que seja em conformidade com a Sua natureza e caráter. Deus a ninguém tenta, e, assim, nem usa ninguém para tentar uma criatura.

No Comentário Bíblico Adventista encontramos essa afirmação: “Na linguagem bíblica, muitos atos são atribuídos a Deus, não com a ideia de que Deus os executa, mas de que, em Sua onipotência e onisciência, não os impede” [Comentário Bíblico Adventista (em espanhol), Vol. 4, Pág. 647, referente Ezequiel 20:25].

Essa norma é aceita pela Comissão de Métodos de Estudo da Bíblia, da Associação Geral, que reafirma: “A cultura hebraica atribuía responsabilidade a um indivíduo por atos que ele não cometeu, mas permitiu que ocorressem. Portanto, os escritores inspirados da Bíblia apresentam a Deus como tendo executado ativamente o que em nosso pensamento ocidental diríamos que Ele permitiu ou não evitou que ocorressem” [Impresso na Adventist Review em 22.01.1987, págs. 18-20. Aqui, extraído do livro Compreendendo as Escrituras – uma Abordagem Adventista, de Georg W. Reid, Editora Unaspress, Engenheiro Coelho-SP, 1ª edição, 2007, Apêndice A – Métodos de Estudo da Bíblia, Pág. 335].

“A voz de Satanás é tão disfarçada que se aceita como a voz de Deus” [E RECEBEREIS PODER – Pág. 102 – Meditação Matinal 03-04-1999].

Douglas Zanatta disse...

Olá irmão leitor.Esse artigo foi publicado logo no ínicio do blog.Obrigado pelo seu empenho,realmente o que foi escrito não estava de acordo com o caráter de Deus.A postagem foi corrigida, foi adicionada uma nota do comentário adventista para melhor entender a passagem!Espero que agora esteja de acordo.

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA