quinta-feira, 5 de agosto de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS DO NAMORO CRISTÃO

O namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. No namoro cristão, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadureça e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrario disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática.
Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.
1º - NÃO NAMORE POR LAZER .
Namoro não é passatempo e o cristão deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
2º - NÃO SE PRENDA EM JUGO DESIGUAL.
Leia II corintios 6:14-18. Iniciar um namoro com alguém que não tem temor de Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção, mesmo pessoas que freqüentam as igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros (as) convertidos (as) ou não levam o relacionamento com Deus a sério.
3º - IMPONHA LIMITES NO RELACIONAMENTO.
1Cor 6:18- "Fugi da impureza.Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo."O namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior, são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, e é o que nos leva ao próximo mandamento. "Digno de honra entre todos seja o matrimônio ,bem como o leito sem mácula; porém Deus julgará os impuros e adúlteros".Hebreus 13:4
4º - DIGA NÃO AO SEXO.
Deus criou o sexo para ser praticado entre Homem e Mulher que se amam e têm entre si um compromisso permanente, ou melhor dizendo que estejam casados na presença de Deus e dos homens. É uma benção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento, fora do casamento é considerado impureza.Mt 5:27,28; 1Co 7:2,5; At 15:29
5º - PROMOVA O DIÁLOGO E A COMUNICAÇÃO.
Conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta, e converse sobre todos os assuntos.Filipenses 4:8;e cuidado com as más conversações 1Cor 15:33; Ef 5:3
6º - CULTIVE O ROMANTISMO.
A convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento."Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?"Amós 3:3. "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.POrque se caírem, um levanta o companheiro(Cordialidade)Ecl 4:9
7º - MANTENHA A DIGNIDADE E O RESPEITO.
O namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor no coração.
8º - PRATIQUE A FIDELIDADE.
Infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
9º - ASSUMA PUBLICAMENTE SEU RELACIONAMENTO.
Uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou esconde-los.
10º - FORME UM TRIANGULO AMOROSO.
Namoro realmente cristão só é bom a três ! O casal e Deus. Deus deve ser o centro e o objetivo do namoro. Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro, viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro e seja feliz.
O meu amado é para mim um ramalhete de mirra; morará entre os meus seios. Como um ramalhete de hena nas vinhas de En- Gedi, é para mim o meu amado. ( Ct 1:13-14 ).
Como és formosa, amada minha ! Como és formosa! Os teus olhos são como os das pombas, e brilham através do teu véu. O teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade. Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. ( Ct 4:1 –5 ).
Como podemos ver, a bíblia esta repleta de declarações de amor, pratique o amor de cristo em todos os momentos da vida.
Pr. Paulo Mori

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA