domingo, 22 de agosto de 2010

Modelo de mulher

A Bíblia ensina que a mulher sábia edifica a sua casa(Pv 14:1), e a virtuosa excede, em muito, o valor de finas jóias(Pv 31:10). Que tipo de sabedoria ou virtude poderia habitar em uma mulher que poderíamos chamar de “modelo”?

Seria a capacidade intelectual? O amor? A dedicação à casa? Aos filhos? Ao marido? O que realmente a diferencia da mulher sem Deus? No que diz respeito à mulher sábia, a Bíblia faz referência àquela que se utiliza mais da razão que da emoção.
Estudos sobre s relações humanas mostram que o homem tende a ser mais racional, enquanto a mulher geralmente é mais emocional. Biblicamente falando, tem sentido, pois na tentação o diabo não investiu contra Adão, e sim contra Eva.
E por quê? Por ser ela uma criatura mais fragilizada às emoções. Satanás percebeu a fraqueza da primeira mulher e, por isto, ele a tentou! Utilizou-se apenas da palavra de dúvida para estimular a curiosidade. E esta, uma vez concebida, levaria imediatamente Eva a desobedecer a Deus.
Amigo leitor, a sabedoria da mulher de Deus está na sua racionalidade, porque as suas decisões são tomadas de acordo com a fé inteligente, e não a emocional.
O caráter emotivo é característica marcante nas crianças, pois elas não pensam, agem, movidas apenas por sentimentos momentâneos. Por isso, não podemos ficar sozinha e as suas ações precisam ser vigiadas, sempre.
A mulher sábia é virtuosa e os seus pensamentos estão de acordo com os pensamentos de Deus. Antes de agir, ela medita, pensa, avalia as suas atitudes.
Infelizmente muitos casamentos são realizados baseados na emoção. Mas quantos subsistem? A Palavra de Deus nos adverte quando aos enganos do coração: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).
Podemos dizer, então, que enquanto a mulher sábia, racional, edifica a sua casa, a mulher insensata, emotiva, com as próprias mãos a derruba.(Pv 14:1)

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA