sábado, 7 de agosto de 2010

“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração…” Jeremias 17:9-10

A questão da natureza do coração é decisiva em relação à eficácia que a Palavra de Deus tem em nós. Freqüentemente não conhecemos o nosso próprio coração, mas o Senhor o conhece!
Devemos questionar a maneira com que recebemos a Palavra de Deus em nós. Será que você e eu tiramos teimosia, desânimo e pecado do nosso coração antes de nos dispormos para receber Sua Palavra? Tiago 4:7-8 nos exorta: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” Essas são as quatro coisas que o Senhor exige de nós. Peço-lhe que observe a seqüência das ordens acima e obedeça-as, caso contrário você se iludirá ao receber a Palavra de Deus. Primeiro: resista ao inimigo em nome de Jesus. Segundo: aproxime-se de Deus. Terceiro: purifique-se pelo precioso sangue do Cordeiro. Quarto: santifique seu coração inconstante.
Se você proceder dessa maneira, o terreno do seu coração estará preparado como o Senhor Jesus o descreve na parábola do semeador. Caso não o fizer, você estará se enganando a si mesmo. Tiago 1:26 adverte: “…enganando o próprio coração, e sua religião é vã.”
Extraído do livro “Pérolas Diárias” (de Wim Malgo)
"Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?" Jeremias 17:9
O homem natural vive regido pelo coração, ou seja, pelo sentimento. E o seu coração ensoberbecido pelo pecado comanda e guia suas ações.
É ele - o coração - que permeia uma uma falsa idéia de salvação, paz e vitória. Por isso, a proposta de Deus é a sua substituição.
Inexiste possibilidade de entrar no esconderijo do altíssimo sem a cirurgia efetuada por Deus em Jesus Cristo.
O homem/Eu, segundo a Palavra é desesperadamente inclinado ao pecado e destituído de Deus.
É Deus em Cristo que pela sua graça e misericórdia nos encontra, e nós em Cristo somos salvos eternamente da condenação do pecado e da morte.
A obra salvadora do Pai encontra-se na Videira Verdadeira - Jesus Cristo.
Ele é o Camiho, a Verdade e a Vida.
Nele reside toda a plenitude de Deus para nós, revelada nos tempos eternos.
Jesus Cristo é o Cordeiro Santo de Deus, que na plenitude dos tempos foi imolado, crucificado, humilhado e transpassado pelas nossas transgressões, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
A morte e a ressurreição de Cristo têm um caráter universal. Assim, como em Adão todos pecaram, em Cristo todos morreram e ressuscitaram.
A nossa atração na morte de Cristo é o meio de Deus, para a morte do velho homem, filho de Adão e portador de uma natureza iníqua, incrédula e rebelde.
Vejamos os seguintes textos:
João 12:32-33; Rm 6:6 e II Co5:14.
Portanto, é necessário crermos em um fato qua a Bíblia nos diz: Fomos batizados na morte de Cristo, a fim de que nEle ocorresse a morte do nosso eu; anulando, desta forma, os efeitos da herança adquirida de nossos pais que nos legou somente morte e pecado.
É um fato que não há como ser ignorado ou suprimido.
Por isso, em Cristo fomos justificados da condenação que estava sobre nós.
Além da nossa morte em Cristo, nEle também ressuscitamos para andarmos em novidade de vida.
Em Cristo fomos ressuscitados. Aleluias! Logo em Gl. 2:19 e 20; Cl. 3:12 vemos esta verdade.
Portanto, para o coração corrompido pelo pecado, que somente sabe pecar e enganar, só há uma solução: a operação/cirurgia divina em que ocorre a substituição do coração de pedra/morto pelo coração que pulsa a Vida suficiente de Jesus Cristo que é a Verdade manifestada de Deus. Amém.
Com boa freqüência encontro alguém sendo aconselhando a seguir o que manda o coração, lembro que em outros tempos isso me parecia tão normal que não conseguia nem organizar uma linha de pensamento que objetasse esse conselho tão errado, eu entendia como coração a razão, e assim sendo acreditava que poderia seguir meu coração, e ele me mostraria a razão.
Hoje entendo que razão e emoção são coisas distintas, da mesma maneira que cérebro e coração. A bíblia fala sobre mente cauterizada, com valores distorcidos, cujo o padrão de vida não deve servir de exemplo a ninguém, o que dizer então do coração.
Vamos ver o que a bíblia diz:
1- O coração é enganoso (Jeremias 17:9)

A bíblia descreve o coração humano como um coração enganoso, inconstante, como seguir algo que oscila de acordo com as circunstâncias, em um momento dando um conselho em outro desaconselhando o primeiro, ele não tem uma resposta firme e concreta para o dia a dia.
2- Do coração procede diversos males (Mateus 15:19)
Mais do que não ter uma resposta concreta o coração e citado nas escrituras como origem de diversos males. Ele é uma buçula que frequentemente aponta a direção errada.
3- O coração é todo voltado pro mal (Eclesiastes 8:11)
O coração do ímpio está completamente voltado para o mal, não se pode esperar nada de bom dele.
Por esses motivos as decisões não podem vir do coração, (Eclesiastes 9:3) ao contrário, devemos evitar que qualquer tomada de decisão seja influenciada pelo coração, sob pena de nos deixarmos levar pelas paixões deste mundo, mas se não podemos seguir o coração e nossa mente pode estar cauterizada o que seguir.
As Escrituras dizem que a sabedoria vem de Deus (Tiago 1:5 e 17) em quem não há engano nem sombra de variação. O Deus imutável que é o mesmo hoje e sempre nos deu sua palavra para ser utilizada como um guia, uma fonte segura, invariável. Ela esta acima das experiências, acima das doutrinas humanas. Voltemo-nos então para ela, como um recem nascido ao leite materno.
Sola Screptura

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA