quarta-feira, 4 de agosto de 2010

COMO O CRISTÃO DEVE SER

Introdução: O cristão é o exemplos dos fiéis, uma luz para o mundo, manso para com todos, um soldado em Cristo, firmes na fé, testemunha fiel de Cristo, um cristão puro e uma nova criatura.
I. EXEMPLOS DOS FIÉIS
1 Tm 4:12Ninguém despreze a tua mocidade. Mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no tato, na caridade, no espírito, na fé e na natureza”. 1 Pe 2:12 diz: “O vosso procedimento entre os gentios seja correto, para que, naquilo em que falam mal de vós como de malfeitores, observando as nossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. Na carta de Tt 2:7 Paulo diz: “Em tudo te dá exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverência”. Fl 2:14-15 Paulo diz: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.
II. UMA LUZ PARA O MUNDO
Mt 5:14 Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte”. 1Jo 2:10-11 diz: “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 11 Mas aquele que aborrece seu irmão está em trevas, e anda em trevas e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos”.
III. MANSO PARA COM TODOS
2Tm 2:24E aos servos do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar sofredor”. Ef 4:2-3Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor. 3 “Procurando guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz”. Cl 3:12-14 “Revestindo-o, pois, como eleito de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão e longanimidade. Uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-vos também. 14 E, sobre tudo isso, revestindo-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”. Cl 4:6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder cada um”.
IV. UM SOLDADO DE CRISTO
1Tm 3:2 “Sofre, pois comigo as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo”.
V. FIRMES NA FÉ
1 Co16:13 “Vigiai, estai firmes na fé. Portai-vos varonilmente e fortalecei-vos”.
Hb 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que esperam, e a prova das coisas que não se vêem”.
VI. TESTEMUNHO FIEL
At 1:8 “Mas recebereis virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”.
VII. DEVEMOS SER PUROS
Ef 4:25,29-31 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 31 Toda a amargura, ira e cólera e gritaria e blasfêmia e toda malícia seja tirada de entre vós”. Cl 3:5 “Mortificai, pois os vossos membros que estão sobre a terra; a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e avareza, que é idolatria”. Tg 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”.
VIII. DEVEMOS SER UMA NOVA CRIATURA
Cl 3:8-10 “Mas agora vos despojai de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns para os outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos. 10 E vós vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Ef 22:24 “Que quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. 24 E vos revistais o novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 2Co 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.
Conclusão: O cristão é diferente no seu caráter e no seu modo de vida porque ele é santo. E sem esta santidade ele não poderá ver a Deus.
Pr. Elias Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA