quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AS TRÊS VERDADES QUE O HOMEM PRECISA SABER

Isaías 6:1-8No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto monte e sublime trono, e as abas de Suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: como duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da Sua glória. 4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
No ano em que morre o rei uzias, o profeta Isaías tem uma chamada para o ministério de profeta. Isaías apesar de ser um sacerdote, também tinha sua falhas e pecados. Mas para ele ser uma benção nas mãos do Senhor, era necessária uma transformação, um encontro real com Deus.
Isaías foi escolhido por Deus para proclamar o Evangelho messiânico, foi o profeta que mais vaticinou sobre a vinda do messias e a sua morte.
Através deste encontro que Isaías teve com Deus, aprendemos três importantes verdades que precisamos saber para ver a glória de Deus.
1. Eu preciso de mudança. 2) Sem Deus jamais poderemos mudar. 3) E para o céu só vai os transformados.
I. EU PRECISO MUDAR
Todo o homem em si é pecador. A Bíblia diz em Rm 3:23Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Na epístola de 1Jo 1:8 ele diz: “Se dissermos que não temos pecados nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não esta em nós”.
O pecado existe em nós; o pecado quebra a comunhão com Deus; o pecado existe na conduta do ser humano. O próprio profeta Isaías escreveu no capítulo 59:1-2 dizendo: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
Precisamos mudar o nosso credo religioso, viver segundo as verdades da Bíblia, não seguindo as tradições e dogmas de uma igreja para encontrar com Deus, mas obedecer às doutrinas genuínas da Palavra de nosso Deus e Criador.
Tenho visto muitos cair de poder, mas levanto dali da mesma maneira que eram, falando dos outros, cheios de orgulho, vaidosos e soberbos. Isaías era cheio de pecados, mas quando caiu levantou-se mudado.

A. Isaías viu a glória de Deus: A primeira coisa que o homem faz quando vê a glória de Deus é uma mudança total na sua vida. Mudança de costumes, mudança de vida e mudança social e religiosa.
B. Quando Isaías viu a glória de Deus, olhou para dentro de si e disse: “ai de mim que sou um homem de impuros lábios”. Ele reconheceu seu pecado, clamou em alta voz, “ai de mim”. O homem precisa clamar pedir misericórdia e reconhecer seu pecado para ver a glória de Deus.
C. Isaías viu que não era nada: O homem que se aproxima de Deus, vê que não é nada, que é o pó da terra, é como um vento que passa, como a sombra que vai, como a nevoa que desaparece. Nós sem Deus não somos nada, e Isaías viu que não era nada. É por isso que o salmista disse: quem é o homem para te lembres dele, e Paulo na carta aos Romanos “miserável homem que sou”.
Quando o homem reconhece seu pecado e confessa a Deus e deixa, então ele começa a se aproximar da glória de Deus. Sem o arrependimento e santidade jamais o homem verá a glória de Deus.
A humanidade está sofrendo miséria, angustia, tristeza, problemas econômico, conjugal e familiar, porque não querem uma mudança, não querem viver uma vida segundo a Palavra de Deus.
II. SEM DEUS JAMAIS PODERÁ MUDAR
Já ouvi alguém dizer, tenho tentado mudar e não posso, não consigo. O meu temperamento é assim e o pai foi assim e não tem jeito.
Em primeiro lugar quem pensar assim é porque não nasceu de novo: Em Rm 12:2 Paulo diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, qual seja a boa e agradável e perfeita vontade de Deus”. E na carta de 2 Co 5:17 Paulo diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Ef 4:22-24Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. 23 E vos renoveis no Espírito do vosso entendimento. 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade”. Cl 3:10E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.
Para ver a glória do Senhor é preciso deixar a vida velha: Ancorar-se no Senhor; Sem Deus não podemos mudar. O cristão deve deixar Deus dirigir sua vida, enquanto você estiver dirigindo Deus não pode fazer nada por você.
O cristão deve orar assim: Que cristão sou eu, que não consigo mudar. Senhor tenha misericórdia de mim, me ajuda mudar Senhor, entra e dirija a minha vida Senhor.
O primeiro passo deve partir de você: Reconhecer que sem Deus você não pode mudar. Você deve abrir teu coração para Deus, o teu Senhor deve ser Deus e não você. É por isso que o salmista Davi diz no Salmo 23 “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.
Deus deve ser o Senhor de sua vida: Quando você deixar Deus ser o Senhor da tua vida, então Ele começa a mudar a sua vida.
Não culpar o diabo pelos teus pecados: Irmãos não vão culpar o diabo pelos vossos pecados, vamos reconhecer que somos pecadores; vamos dizer como o profeta Isaías: Senhor, sou um homem de impuros lábios.
Quando você reconhecer sua miséria então Deus começa agir: Quando o cristão reconhece seus pecados e pede misericórdia ao Senhor, então Ele começa a mudar o teu ser. Quando Isaías reconheceu que não era nada e era um pecador, Deus mandou um Serafim com uma brasa viva do altar e santificou os seus lábios.
Para Deus usar alguém é preciso ter uma vida santa, lábios santos, uma vida de oração, consagração, e estudo da Palavra de Deus, para que Ele possa operar através de você.
III. TEM QUE TER UMA VIDA TRANSFORMADA PARA ENTRAR NO CÉU
A Bíblia diz que no céu não entra pecado, mas sim pecador arrependido, transformado e lavado no sangue de Jesus.
Carteira não é o passa porte para o céu: Ter uma carteira de membro, de Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor, Bispo, Padre sacerdote, etc... não nos da o direito de entrar no céu; Podemos ter os dons espirituais, falar novas línguas, ter o dom de profecia, de cura, de maravilha, de revelação, sabedoria tal, que também não nos dá o direito de entrar no reino dos céus. Jesus diz em Mt 7:22-23Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.
Para entrar no céu o homem precisa nascer de novo: Em Jo 3:3 Jesus diz: “Em verdade em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Precisa ter uma vida transformada, limpa e pura e santa diante de Deus; sem santidade ninguém verá a Deus.
È importante você aprender as grandes verdades para uma vida de vitória. Precisamos mudar, sem Deus não conseguimos mudar e para o céu só vai quem mudar a sua vida, ou seja, aquele que viver conforme os padrões bíblicos.
A partir de hoje sejas um cristão transformado, e deixes Deus entrar e dirigir sua vida e você verá a glória de Deus. Amem!
Pr. Elias Ribas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA